Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+>>>primeiro Cultivo<<<

Diário de cultivo completo.
É isso galera, peço licensa para compartilhar com vcs minha primeira tentativa no cultivo de cogumelos, breve fotos!!! conto com a vossa ajuda durante a empreitada grande abraço a todos!!!

procedimento:

Todo material utilizado , panela,copos recipiente de mistura colher e garfo etc foram limpos com toalha antibactéria e alcool antes da manofatura.

Receita:
4 partes de vermiculita
1 parte de arroz integral inteiro
1 parte de farinha de centeio
2 colheres de cremogema
1 colher de calcáreo dolomítico

total 6 copos de whisk esterilizado na PP. 1 perdido pois rachou.

Inoculação feita com seringa de esporos hidratada 24h.

obs1: não foi utilizada glovebox e sim um compartimento do armario limpo anterirmente com alcool
obs2:O substrato dos copos depois de esterilizado deu uma estufada.

Deixar por tanto tempo assim os bolos sem os devidos cuidados, quando você voltar o bolo vai estar estagnado, todo preto (devido a esporulação) e várias outras surpresas podem acontecer.

Então tupynambá...com o 1° bolo aconteceu de logo que o chapéu abriu, caiu um enchurrada de esporos muitos mesmo a ponto das bolinhas de argila ficarem pretas no terrário...parte desses esporos caiu em cima do bolo....ele ta com uma coloração tendendo pro roxo clarinho....o que estranhei é que no 1° cogu do segundo flush não caiu esse monte de esporos...algum procedimento para evitar isso....ou para remediar?

muitos dizem que é bom colher antes de abrir...mas como fazer se a intenção for tirar carimbos???:confused::confused::confused:

Obs arrumei de deixar o terrário aos cuidados de uma camarada durante a viagem:eek::eek::eek:

Obrigado pela dica!!!!

parte desses esporos caiu em cima do bolo....ele ta com uma coloração tendendo pro roxo clarinho....o que estranhei é que no 1° cogu do segundo flush não caiu esse monte de esporos...algum procedimento para evitar isso....ou para remediar?

Quando os esporos caem em cima do bolo(micélio) é bem provável que ali não venha a nascer mais cogumelos.

Não há como evitar que os cogumelos esporulem (até onde eu saiba faz parte do seu ciclo vital). O que você pode fazer é colhe-los no momento certo, quando já abriram o chapéu mas ainda não iniciaram a esporulação.

Rock, assim que eles rompem completamente o véu (às vezes antes), é uma contagem regressiva para os esporos começarem a descer. Como disse o tupynambá, tem que ficar de olho, analisando o andamento e o ciclo dos seus cogumelos.;)
Abraços

Quando os esporos caem em cima do bolo(micélio) é bem provável que ali não venha a nascer mais cogumelos.

Não há como evitar que os cogumelos esporulem (até onde eu saiba faz parte do seu ciclo vital). O que você pode fazer é colhe-los no momento certo, quando já abriram o chapéu mas ainda não iniciaram a esporulação.

Então vou relatar um procedimento que eu fiz no intuito de salvar um bolo que estava todo cheio de esporos...
Notei que ao chapeu se abrir cairam muito esporos imediatamente após a abertura do chapeu ( o que não ocorreu com a mesma abundância nos flushs subsequentes dos outros bolos )
O bolo que foi esporulado (1°) mostrou um retardamento na pinagem em relação ao demais.... o segundo bolo ja estava dando o 2° flush e o primeiro nada....ao considerar a ideia de que tinha perdido o 1° bolo resolvi experimentar uma forma de salva-lo (até então não tinha lido nada parecido com o que fiz)

higienizei uma faca e o local (mesmo local da inoculação) ...coloquei luvas...peguei o bolo e descasquei feito uma batata...tirando tiras de fina espessura de toda a superfície do bolo (menos a base que fica em contato com a vermiculita no pires)
Até agora os resultados estão positivos logo após o procedimento devolvi o bolo ao terrário.....o bolo voltou a desenvolver micélio e em seguida pinou
Acabo de colher um flush de 5 cogumelos bem saudáveis deste bolo.
Não li nada a respeito no forum sobre um procedimento como esse até agora...ia fazer um casing com esse bolo mas me veio essa ideia a cabeça e executei ...até agora saldo positivo!:cool::cool::cool:

Sem dó nem piedade do micélio!!!!!
Levou sorte, pra contaminar a partir dai, é facil.

.o bolo voltou a desenvolver micélio e em seguida pinou
Acabo de colher um flush de 5 cogumelos bem saudáveis deste bolo.
Não li nada a respeito no forum sobre um procedimento como esse até agora..

ja fiz isso também, acho que é uma reação normal ao ver o bolo todo preto hehehe

um camarada de fórum aconselha raspar o bolo, ao invés de cortar fatias. evita expor demais o micélio, e estimula que cresça novamente pra cobrir a área. deu certo dessa forma também, ótimo né heheh, que continue por mais flushs sem contaminar :pos: boa sorte

Então galera fiquei um tempão fora nem deu pra dar uma atenção devida ao tópico mas trampo é trampo...consegui afinal colocar algumas fotos do que foi meu primeiro cultivo...q ao meu ver foi positivo grande abraço a todos!!!
Foto(91).jpegFoto(84).jpegFoto(65).jpeg

Beleza bixo :pos:
Teve uns cogumelos graúdos ai!
Parabéns.

Pois é Tupynambá ....os 5 bolos renderam legal todos deram entre 3 e 4 flushs salvo 1 deles que deu 5 flushs...tirei 6 carimbos de chapelas dos maiores...to iniciando um cultivo nesse momento de Tai Koh Samui ( fiz uma experiência com pó de fibra de coco ao invés de vermiculita ) deu relativamente certo de 4, 2 bolos estão saudaveis, os dois que esterilizei a fibra antes separadamente estão aniversariando essa semana nos outros dois ocorreram contaminações!!!

tem mais 8 copos colonizando inoculados a partir dos carimbos retirados do primeiro cultivo B+....foi muito proveitoso o aprendizado do primeiro cultivo!!graças a grande quantidade de informaçãoes deixadas por vcs mais experientes nessa comunidade!!!e obrigado pela atenção que deste a essa minha primeira experiência!!!

se eu arrumar uma máquina abrirei outro tópico se não fica pra quando arranjar

Gostaria de agradecer a todos dessa comunidade pela partilha de infos....e considero esse tópico como encerrado apesar de não ter tantas fotos quanto eu queria q houvessem...Muito obrigado a todos!!!

Back