Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático B+ - 2° Cultivo

Diário de cultivo problemático.
As seringas tiveram o problema apresentado no tópico https://teonanacatl.org/threads/acho-que-matei-os-esporos.2935/

O resto do cultivo foi feito da mesma maneira que meu primeiro cultivo relatado aqui: https://teonanacatl.org/threads/1°-cultivo-golden-teacher.2932/

Dia 30/04/2008 fiz a inoculação. Em dois dos copos coloquei café. Em um copo 1 colher, e em outro meia. Corrigi o PH com bicabornato de sódio e fenolftaleina.

Os copos foram colocados junto com o copo do primeiro cultivo na incubadora. Temperatura estabilizada em 28,5°.

Dia 8/05/2008 apareceu 1 ponto de micélio em um copo sem café, e no dia 10/05/2008 apareceu 1 ponto de micélio no outro copo sem café. Acho que os copos com café nem vão prestar.

Nos copos normais só apareceram um ponto em cada, será que realmente eu comprometi as segingas? Será que eu estou usando pouca água no preparo do substrato?

04/07/2008
Cultivo abortado. O micélio não se desenvolvel corretamente.

ai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04494.jpgai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04496.jpg
 
2° Cultivo - B+

Os copos com café realmente não prestaram. Devo ter colocado demais. Restaram 2 copos e estão indo bem. Em cada um dos copos apenas um dos pontos de inoculação deu micélio. No copo mais desenvolvido o micpelio está um cículo de 10cm de diametrro.
 
Café é para ser usado na construção do casing, a borra em pouca quantidade.

A fenolftaleína é só um indicador de pH (ácido/básico), não deve entrar na composição do meio de cultura.

A água não compromete tanto no desenvolvimento da colonização, mesmo com pouca água a colonização acontece.

Pode notar que durante o processo os copos ficam suados internamente, pois é gerado água no decorrer.
 
A fenolftaleina não foi no processo. Só usei para poder detectar a quantidade de café e bicabornato que deveria misturar para ter PH neutro.

Abraço.:pos:
 
Um dos copos tem micélio oculpando metade do copo, porém de uma semana pra cá o crescimento ficou muito lento.
 
O crescimento do micélio ficou extremamente lento agora. Alguém sabe o que pode ser? Será que meu termometro está marcando errado e eu não estou mantendo tudo sobre a temperatura ideal?
 
Bela incubadora adorei....rs, vc revestiu com papel aluminio por dentro tbm?

Boa vibrações no seu cultivo!
 
Não marcarv, só por foma mesmo pra evitar entrada de luz. Veja:
indisp.png
 
O crescimento do micélio ficou extremamente lento agora. Alguém sabe o que pode ser? Será que meu termometro está marcando errado e eu não estou mantendo tudo sobre a temperatura ideal?

Eu to achando pelo teu copo que vc n moeu os grãao neh?
Alem do mais, n to vendo vermiculita aí...

o função da vermiculita é fornecer um espaço para que a massa não esteja compacta, oferecendo ao micélio um espaço pra se desenvolver...

É muito dificil o termometro marcar a temperatura incorreta... principalmente sendo de mercúrio!

Eu acho que vc devia tentar melhorar esse substrato! parece só uma mistura de grãos! :)

Boa sorte aí!:pos:
 
Para 4 copos eu misturei 1 copo de arroz triturado (sem virar pó), 1 copo de vermiculita, e dois copos de sementes para passaro inteiras e cozidas. Num ta certo não?
 
como foi seu 1° cultivo Ranza?
Deu certo?? acertou na "mosca" tudo?
Acho eu e muitos aqui, que para iniciantes o básicão é o melhor a se fazer, PFTek de arroz integral moído.
trabalhar com grãos é um pouco mais dificil, posso estar errado, como vc falou a temperatura pode estar baixa, o termometro zuado, sei lá
fica aí a dica :)
 
Para 4 copos eu misturei 1 copo de arroz triturado (sem virar pó), 1 copo de vermiculita, e dois copos de sementes para passaro inteiras e cozidas. Num ta certo não?

No meu (tb eh 1º cultivo) eu coloquei metade metade...
1 de arroz, 1 se sementes e 2 de vermiculita..
Ela eh mais importante exatamente por causa da compactação!
Aí se vc adicionar 1 colher de cremogema e/ou neston, fica tudo legal pro micélio! :)

O meu ta se desenvolvendo bem....
Qualquer coisa naum desiste! faz a seringa e inocula otro rápido! :pos:
 
Para cultivar o micélio em bolos com base na PFtek, a proporção correta do método é vermiculita 2 : 1 substrato.

Sempre o dobro de vermiculita, em relação ao substrato utilizado.

Quando adiciono sementes para pássaros (geralmente níger e linhaça), o substrato recebe uma adição de 15-20% no máximo de adição das sementes.

A mesma proporção 2:1 é utilizada na construção de bolos com trigo e cremogema.

A quantidade de cremogema não deve ser exagerada, e como o Vitão citou aí em cima, muito cuidado para utilizá-la, deve ser adicionada aos poucos e em pequenas quantidades, pois o micélio não gosta de mingau.

A proporção que você utilizou é incorreta, por isso o micélio demora a desenvolver, talvez não consiga colonizar totalmente os copos. No seu caso:
Pouca vermiculita = deficiência de aeração, compactação do substrato.

:pos:
 
Pois é vitor, o primeiro cultivo deu errado. Contaminou tudo.

Pô pessoal, então fiz tudo errado. Mas fiz exatamente como estava no tutorial que achei. Vou fazer de novo esse final de semana.

O quanto eu devo triturar o azzoz? É até virar farinha mesmo?
Melhor fazer sem sementes?
Pra que serve a cremogema?
 
1-O quanto eu devo triturar o azzoz? É até virar farinha mesmo?
2-Melhor fazer sem sementes?
3-Pra que serve a cremogema?

1-até virar farinha uma boa parte(3/5?), e outra com grãoas quebrados, tipo na metade a maioria
2-sem sementes ou como o muilok falou acima, sem granmdes testes, siga o padrão
3-nutrição a + pro micelio
 
Ok, então nesse fds vou fazer outro cultivo.

Metade vermiculita, metade arroz. Certo?
Para 4 copos de 250ml, quando devo colocar de cremogema?
Para 4 copos de 250ml, quando devo colocar de água?
 
Ok, então nesse fds vou fazer outro cultivo.

Metade vermiculita, metade arroz. Certo?
Para 4 copos de 250ml, quando devo colocar de cremogema?
Para 4 copos de 250ml, quando devo colocar de água?

uma colher rasa de arroz de cremogema, pra naum empapar..
tente misturar primeiro a vermiculita com agua, ate ficar umida, sem formar agua no fundo da tigela. depois adicione os outros ingredientes!

Eh melhor u substrato mais seco do que mais molhado.

Boa sorte!
 
Back
Top