Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Aveia como substrato

Bolofom

Cogumelo maduro
Cadastrado
18/11/2006
68
69
Alguém já usou aveia como substrato?
Eu tenho kilos de aveia que usava numa criação de microvermes, tava pensando em usar como substrato. Ontem eu fiz uma seringa pra iniciar meu primeiro cultivo e como sobrou uma gota de água com esporos eu resolvi jogar em cima de um punhado de aveia para ver o que acontece, mas como não houve nenhuma esterilização da aveia ou do recepiente acho que terei é mofo.
Quanto ao meu cultivo sério, hoje devo preparar o bolo ai inicio um post nos "diarios" :)
 
aveia pura acho que nao funcione, mesmo em graos inteiros.
Eu e o saudoso psilo tinhamos feito alguns testes e como nao deu em nada bandonamos.
a aveia pode ser utilizada em pó como aditivo junto com outros substratos, como sementes pra passaros, farinha de arroz e estrume, porém nunca deve ultrapassar 15% do volume total do substrato pois ela tende a se aglutinar na hora da pressao, formando bolos duros e compactos demais pra colonizaçao.

essa sua aveia é de graos inteiros ou amassados?
faz o teste certinho colocando ela de molho por 24h, depois deixando escorrer a agua por 15 minutos , secando com papel toalha e depois esterelizando por 30 minutos em panela de pressao(pra pequenos volumes - até 100ml) .
se conseguir algum resultado ou tiver alguma duvida fale com a gente.
essa area de novos substratos é a que mais me interessa.:pos:
 
É não deu certo. Eu tinha usado aveia em flocos.
O que eu observei foi que surgiu bolor, uma mancha avermelhada, e depois de uns dias começou a feder e tive que jogar fora.
Acabei desistindo de fazer experimentos na cultura "séria", como é minha primeira segui literalmente a receita de bolo, e ate o momento parece estar tudo bem.
 
ai ,interesante sua ideia,seria incrivel ajente fazer uma nova descoberta! mas uns dos substrato que nao falha sao estas dezenas de exemplos postados aqui no forum.... :D
boa sorte...:pos:
 
Re-upando esse tópico.

Eu tenho aqui aveia em graos, pura. Será que dá para inocular e fazer um casing com os grãos? :S
 
Re-upando esse tópico.

Eu tenho aqui aveia em graos, pura. Será que dá para inocular e fazer um casing com os grãos? :S
Nao ROLA.
nem com feijao nem com soja :)
resultados muito irregulares.
(eu sei q dá vontade de variar o cardápio dos meninos... mas ae uma dica VASSOURA semente de vassoura! teve um usuario que conseguiu)
 
caraca aquela mostruozidade veio de farelos de aveia?? eu intendi ben? alguen poderia traduzir os metodos que este cara uzou?
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/1321488#1321488
meu to mais de 1 mes pesquizando e analizando fotos e durante este tempo todo nao vi nada igual aquele micelio e um devorador faminto da ate medo de ver heheheheh meu se vc tenta um cultivo aoutdoor com um bolo daquele e capas dele comer ate tua casa hehehehe
bom alguen tradus a tecnica do cara la melhor pranois vai pois a unica coisa pior em min que meu portugues e meu ingles hehehe
meu pai compra aqueles flocos de aveia direto pra comr no cafe da manhan oq n me falta e flocos de aveia
valew falow e boas vibres pra vcs fui
 
Olá alemons! Beleza seu texto já melhorou bastante, consegui ler até o final sem voltar!

Sobre a tek que o cara usa, é como um bolo de fai normal, a única coisa que ele fala é que metade da água usada no bolo fica hidratando a aveia, e a outra metade da água hidrata a vermiculita, depois tudo se mistura.

E não se esqueça: bolos são 1/2 verm 1/4 água e 1/4 fai (vc usará a aveia)

Portanto 1/8 da água fica na aveia e 1/8 fica na vermiculita. Boa sorte e também pretendo testar essa tek;):pos: obrigado pela dica
 
Alguém já usou aveia como substrato?
Eu tenho kilos de aveia que usava numa criação de microvermes, tava pensando em usar como substrato. Ontem eu fiz uma seringa pra iniciar meu primeiro cultivo e como sobrou uma gota de água com esporos eu resolvi jogar em cima de um punhado de aveia para ver o que acontece, mas como não houve nenhuma esterilização da aveia ou do recepiente acho que terei é mofo.
Quanto ao meu cultivo sério, hoje devo preparar o bolo ai inicio um post nos "diarios" :)
Uma boa é usar Flocão junto com vermiculita para fazer PF Tek fica ótimo coloniza rápido e frutos grandes, só uso Flocão da ótimos frutos
 
Back
Top