Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Avanço dos estudos da psilocibina.

PrMyco

Esporo
Cadastrado
15/06/2025
42
3
25
Estava procurando sobre avanços nas pesquisas sobre a psilocibina e me deparei com a notícia que mais me alegrou e mais me preocupou nos últimos tempos.
Segue uma parte da notícia:

INÉDITO NO BRASIL: 18 kg do cogumelo psicodélico Psilocybe cubensis chegam legalmente ao país para o desenvolvimento de um medicamento experimental contra depressão resistente. A iniciativa é da Biocase Brasil, em parceria com o Instituto Alma Viva, e marca um avanço importante na ciência psicodélica nacional.
O projeto vai conduzir testes pré-clínicos e clínicos com foco em segurança, dosagem e eficácia. A fase 1, com 18 voluntários saudáveis, deve começar em breve — e a produção nacional do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) está prevista para janeiro.
Com apoio científico e regulação da Anvisa, o Brasil dá um passo importante rumo a terapias inovadoras.

Cannalizebr

Jornalista: @panonilucas
Segue o link da notícia: Estudo inédito traz 18kg de psilocybe cubensis ao Brasil

Não vi outras fontes falando sobre o assunto, então não dá para ter 100% de certeza da veracidade dessa notícia, no entanto, levando em conta que citaram o Instituto Alma Viva, tenho tudo para crer que realmente é um fato.

Isso me leva a pensar, isso é realmente uma boa notícia? ter a atenção de diversos brasileiros e principalmente do governo, não me parece ser algo tão bom quanto parece olhando de fora; ainda mais sabendo que estamos em um país sem maturidade para isso, um país que olha para os cogumelos como uma "droga pra ficar chapado" ou pior ainda, o clássico "quem usa nunca volta".
Por tudo que estudei e sei sobre a situação legal dos cogumelos (perguntei diversos advogados, conversei com pessoas que estão realmente ligadas a esses casos envolvendo o cogumelo, li e reli as listas da anvisa e todos os casos conhecidos e desconhecidos envolvendo os cogumelos). Cheguei a conclusão que uma das seguintes situações podem ocorrer daqui pra frente:
(Ps: pode ser que não aconteça nada tbm)

1- Isso pode acarretar em uma decisão de adicionar o psilocybe cubensis a Lista E da anvisa (Lista de plantas e fungos dos quais podem originar substancias entorpecentes e/ou psicotrópicas) = Prejudicando ainda mais a situação de nós cultivadores.

2- Pode gerar uma maior atenção aos cogumelos, fazendo com que diversos adolescentes venham a internet procura-los para ficarem "chapados" e misturar com as mil outras drogas que compram com o dinheiro dos papais = Com toda certeza isso vai gerar algo, seja oq citei no item 1 ou uma maior atenção da polícia aos cogumelos que cada vez mais irão tentar enquadrar os cultivadores como "produtores de drogas". E nem preciso dizer como vai ficar a situação de quem comercializa né?

3- Caso o item 2 aconteça, não será algo totalmente ruim, pois isso pode acarretar em mais casos para analisarmos e consequentemente teremos uma jurisprudência formada sobre o assunto (seja ela boa ou ruim). Convenhamos que viver com a incerteza disso ser ou não ilegal é péssimo = Podemos ficar felizes ou tristes, isso depende da jurisprudência que será formada.

4- Esse remédio em desenvolvimento terá resultados incriveis gerando ainda mais atenção para a psilocibina e os cogumelos, consequentemente atraindo atenção para eles = Como dito nos outros itens, não dá para saber oq vai acontecer nesse caso, pode ser algo bom ou ruim.

5- Pode não acontecer nada, nesse caso poderemos ficar quietinhos enquanto aproveitamos nossas trips (quem come quieto come mais), mas ainda não tendo certeza de que isso tudo é licito ou ílicito = Ficaremos na mesma situação.

Dito isto, espero dê tudo certo e que isso seja uma notícia boa para nós.

Desde já agradeço por terem lido <3

Ps: Vi que praticamente só falei mal dessa notícia, ent quero dizer o quanto achei extremamente gratificante ver que o estudo do tratamento com psicodélicos começou a dar seus primeiros passos no Brasil, de verdade, é ótimo saber que estão vendo o quão incrível são os cogumelos, espero de verdade que dê tudo certo com esse medicamento, sei que a psilocibina pode mudar a vida de muitas pessoas assim como mudou a minha.

Última edição:
Tem esse artigo antigo aqui do fórum: Psilocibina é segura em doses de 10mg a 25mg? A psilocibina é menos estigmatizada que a erva por exemplo, é mais provavel que a Anvisa aprove
Espero que sim, e é verdade, ainda que tenha muitos lutando pela legalização da erva e poucos lutando ativamente pelos cogumelos, acho bem improvável que ela seja legalizada por conta do estigma em relação à ela (A psilocibina também é bem estigmatizada por conta do olhar da população em relação aos cogumelos, mas realmente não tanto quanto o thc); não sei qual vai ser o posicionamento da anvisa em relação à isso, acho q ela levará em conta que ao aprovar, isso geraria um efeito negativo no país, pois como eu havia dito, nosso país não está preparado para isso, nem para a legalização da erva nem dos cogumelos (diversas pessoas irresponsaveis acabariam tomando umas 10g achando q iriam "ficar chapadas", mas na verdade é uma passagem direto para o hospital pq não sabem como lidar com essa experiencia que exige muito preparo e responsabilidade).

Acho que o mais provavel é q esse medicamento seja desenvolvido e passe pelos testes clinicos, a anvisa irá aprovar o uso dele e finalmente teremos o Psilocybe Cubensis na lista E da anvisa.
Ps: Espero que isso não aconteça.
Ps2: Acho que seria engraçado a anvisa proibir os cogumelos, tipo, ela vai proibir algo que nasce naturalmente no coco dos ruminantes? acho meio impossivel ela conseguir controlar isso. E mesmo q tente, não vai conseguir fiscalizar algo assim. A situação continuará a mesma para os cultivadores, se ninguém sabe, não tem como dar problema.

nosso país não está preparado para isso
Acho prepotente falar isso; ninguém está de fato preparado pro cogu.
Cada viagem é uma jornada imprevisível, até mesmo pros mais experientes.

Entendo que nós como cultivadores temos um respeito grande pelo fungo. Mas quem somos nós pra julgar que os outros não tenham direito ao acesso?

Pra mim essa parece uma ótima nóticia =)
Assim como o Brasil é potência em pesquisa com a Ayahuasca, temos tudo pra dar certo.
E que maravilha não seria? O micélio se tornar popular, e aqueles que quiserem ter acesso, podem recorrer a criadores confiáveis, certificados, e passarem por uma experiência mais segura.
O micélio é livre, está circulando e procriando acima da terra a todo momento. Não vamos prender ele nas nossas cabeças e nos nossos terrários! Por mim, todos aqueles que um dia já quiseram, que tenha acesso a experiência enteógena.

Acho prepotente falar isso; ninguém está de fato preparado pro cogu.
Cada viagem é uma jornada imprevisível, até mesmo pros mais experientes.
Desculpe discordar, mas acho que você está apenas vendo a "parte decente" do país, grande parte das pessoas são irresponsáveis em relação a esse tipo de coisa, não estão preparadas para ter acesso à algo assim.

Do mesmo jeito que não estão preparadas para terem livre acesso à erva, à medicamentos, sei que é meio errado comparar isso com o cogumelo, mas acho que vc está sendo otimista demais e está esquecendo como nosso país está cheio de pessoas que pensam apenas em si próprias e nunca veem as consequências de seus atos.

Pense comigo, o tanto de pessoas que causam acidentes de trânsito quando estão sobre efeito de alguma substância? vc diria que uma pessoa que come cogumelo e dps saí pra andar de carro está sendo responsável?? vc acha que uma pessoa assim deveria ter acesso à essa medicina? se sim, acho que deveria rever suas ideologias.

Sobre a ayahuasca, ela é apenas permitida em certos cultos religiosos, ou seja, em "ambiente controlado", ninguém usa pra "ficar chapado", se regularizarem o cogumelo para o mesmo uso em ambiente controlado, sou TOTALMENTE a favor, mas tem que ter um uso extremamente controlado.

Por mim, todos aqueles que um dia já quiseram, que tenha acesso a experiência enteógena.
Sou a favor disso em partes também, o problema é que vc não está pensando no mal uso dos enteogenos; tendo intuito, motivação, motivo claro de usar, PERFEITO. Eu apoio totalmente; mas me diga, vc acha que o joaozinho da esquina vai querer ter acesso a esse tipo de experiência pra realmente evoluir como pessoa? A resposta é não. Ele não vai.

Ps: Desculpe se pareci ignorante ou algo do tipo, é que falar sobre isso me causa muito incômodo e também me ofendeu um pouco ser chamado de prepotente com algo que não acho q estou errado kkkkk.

Última edição:
mas me diga, vc acha que o joaozinho da esquina vai querer ter acesso a esse tipo de experiência pra realmente evoluir como pessoa? A resposta é não. Ele não vai.

E será que nós mesmos usamos para evoluir como pessoa?

Ou até mesmo que isso seria uma "boa justificativa"? Mereceria algum mérito ou exclusividade a mais do que alguém que toma pra ficar chapado?

me ofendeu um pouco ser chamado de prepotente com algo que não acho q estou errado kkkkk
Normalmente ninguém fica prepotente com algo que acha que está errado.

Apesar de eu não achar que você tenha sido, expôs sua opinião sincera e com respeito , sem ser por "você deveria rever suas ideologias"

Diferente do outro colega, eu acho que acesso ao cogumelo pronto ou extraído deveria ser bem caro ou através do cultivo barato, de resto cada um teria liberdade

Última edição:
Ou até mesmo que isso seria uma "boa justificativa"? Mereceria algum mérito ou exclusividade a mais do que alguém que toma pra ficar chapado?
Acho que a diferença está em como tratamos e vemos o cogumelo, eu o vejo como uma ferramenta para me conectar com o meu eu e procurar respostas para questões que acontecem em minha vida, ou seja, pra mim seria completamente errado utilizar ele para "ficar chapado", no entanto, entendi que eu quis generalizar como se todos devessem ter a mesma motivação que eu, não cheguei a pensar que as pessoas teriam visões diferentes do propósito do cogu.
Normalmente ninguém fica prepotente com algo que acha que está errado.
Faz sentido.
você deveria rever suas ideologias
Me deixei levar pelo momento, vou melhorar nisso.
deveria ser bem caro ou através do cultivo barato, de resto cada um teria liberdade
Isso seria uma boa opção, limitaria o acesso dos cogus para quem realmente tem interesse neles e dificultaria o acesso pra quem realmente só quer ficar chapado com eles (não q isso seja errado, mas acho que essa dificuldade no acesso a eles faria com que houvesse menos "casos ruins" envolvendo os cogus, oq impactaria na visão geral da população e governo em relação à eles, isso poderia prejudicar a situação legal deles e gerar ainda mais estigmas ao cogu)

Enfim, peço perdão ao @Cabritinho, me exaltei um pouco, e agradeço ao @Texugo por ter me dado uma reflexão importante com poucas palavras.

Última edição:
Back