Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Avaliem meu substrato

p1ppa

Cogumelo maduro
Membro Ativo
29/01/2007
272
73
Meus potes estão 100% colonizados e vou deichar mais uma semana, colonização TOTALLLLLLLLLL =)~

Usei umas coisas que eu tinha p/ outro fim então estava a procura de um substrato novamente.... Andei andando por ae e PAM!

Encontrei:

Pó de casca de ovo.
Terra vegetal.
Pó de Xaxim.
Fibra de coco.
Pó de café.

Vou fazer uma medida "Mediana" pro substrato... más queria saber a opinião de vocês em relação, o que eu tiro, o que eu ponho de fácil acesso.. enfim... tenho ainda 1 semana pra preparar a casinha das crianças.

Lembrando que vermiculita "fora de cogitação no momento".

E tenho esterco. Será que esterelizado não serviria também pra adicionar ao substrato?

Abraços e Muita Luz Roxa!
 
Se você tem esterco então praticamente não precisa do resto. Esterco é de longe o melhor substrato se usado corretamente. Se for de vaca misture com fibra de coco. Se for de cavalo use sozinho.
Pode pasteurizar da seguinte maneira:
Coloca o esterco num balde ou pote, quebre ele todo pra não ficar nenhuma bolona. Ferva um tanto de água suficiente pra cobrir todo o esterco, joga por cima do esterco no pote e coloca esse pote numa caixa de isopor. Deixa lá até esfriar. Pega um pano velho, joga o esterco no pano e espreme pra tirar a água, quando você puder pegar o esterco na mão, apertar e sairem apenas umas 3 gotas de água, está bom para usar.
Pra garantir o sucesso mistura esse esterco na proporção 1:2 micélio/esterco, isso vai fazer colonizar mais rápido e impedir contaminações. Em geral leva no máximo uns 5 dias pra colonizar tudo denovo. Mas se a temperatura estiver perto de 30oC sempre, vai colonizar em uns 3 dias.
Pode cobrir depois com uma camada de casing de pó de coco com pó de casca de ovo.
Se conseguir fazer isso é garantia de flush maior e potente :)

Se quiser deixar isso só como teste pra comprovar a eficácia, pode usar pó de coco, borra de café e pó de casca de ovo como outro substrato. A borra de café pode ir em tantos até que bem altos sem danos, quanto mais borra de café, mais pó de casca de ovo.

Talvez eu esteja confundindo, mas pó de casca de ovo também serve pra aumentar o pH do meio? Caso não, então troque pó de casca de ovo por carbonato de cálcio, vendido em qualquer farmácia por um preço acessível.
 
Esse método de tratamento que você disse Shroower ainda assim é necessário o a esterelização na PP?

Em geral leva no máximo uns 5 dias pra colonizar tudo denovo. Mas se a temperatura estiver perto de 30oC sempre, vai colonizar em uns 3 dias.

Você ta se referindo a colocar no substrato e deicha-lo incubando até preencher a camada de casing pra depois levar para "Luz' correto?

Valews, abraços =]
 
eae yark

como vai o cultivo??


Esse método de tratamento que você disse Shroower ainda assim é necessário o a esterelização na PP?



Você ta se referindo a colocar no substrato e deicha-lo incubando até preencher a camada de casing pra depois levar para "Luz' correto?

Valews, abraços =]

não pode deixar colonizar toda a camada pois possivelmente ocorrera um overlay

ao colonizar a camada se faz uma última de um material não organico ( mais chances de não contaminação), mas vejo que vc não tem acesso a vermiculita né??

essa camada não pode ultrapassar seus 3 cm

ai sim luz ;)


abraço, deixe-nos apar
 
Rapaz, esse cultivo foi pro espaço a tempos. Más não tanto por problemas técnicos. Estou quase começando outro depois de outro e não me esqueci de vocês...

Meu tempo tá um pouquinho escaço (agora) por isso estou lendo mais o forúm do que postando agora. Quando inaugurar meu próx cultivo quero abrir um diário.

Victor :) Abração ae e valew o resgate vlws a dica...

Ou muilok, eu sei que você vai ler aki, então vou postar aki, to lendo teu cultivo em baixa temperatura e estou levando umas considerações dele... Não postei lá por não achar necessário apenas agradecer o conteúdo! Pq vc ta dando show nos cultivo. Vou deichar o espaço pras dúvidas e por enquanto n to tendo nenhuma...

Dei uma sumida mas embreve volto com os cultivos...

A, e lembrando, o penultimo deu só um flux más foi mto proveitoso... Qdo tiver mais um tempinho eu volto pra postar a experiência...

Abração galera..
 
Back
Top