Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Atraso no aniversário dos copos

Spitzenkörper

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2007
329
73
Gostaria de saber quais parâmetros podem causar o atraso na colonização completa dos bolos PF, descartando a baixa temperatura, já que eu moro no nordeste e a temperatura de incubação na minha despensa é em torno de 27°C.

Usei a proporção clássica de 2 vermiculita : 1 FAI : 1 água e os copos, que deveriam colonizar totalmente em uns 15 dias, aniversariaram em 1 mês!
 
Compactação, contaminação, variações bruscas e constantes de temperatura, falta de umidade, idade avançada do carimbo, presença de sais etc. são apenas parâmetros que podem dificultar o desenvolvimento vegetativo do micélio. Fora do alcance dos nossos olhos a atividade micelial é intensa, as ligações são infinitas, as combinações esporulares são imprevisíveis, ou seja: a natureza que determina.
 
Upvote 0
hum... a compactação eh um fator a considerar, nesse cultivo em q houve atraso eu moí o arroz integral bem mais do que devia...

Vlw, Neuro! []
 
Upvote 0
Back
Top