T
Tiger
Visitante
o meu objectijo sempre foi fazer o cultivo com materiais do dia a dia que todos podemos encontrar facilmente e tal implica nao usar vermiculite,perlite etc...
então tenho inoculado e incubado copos com difrentes substratos e porporcoes,e noveis de humidade e o que tenho constatado de forma consistente é que os frutos provenientes de bolos de arroz branco inteiro cozido realmente sao bem mais fracos,mas muito mais fraquos mesmo em comparação com arroz integral,faco o substrato so com arroz sem vermicilite,mas também observei de forma consistente que o arroz branco coloniza muito mais rápido talvez uns 60% mais rápido do que o integral....
neste momento tenho alguns copos aincubar com 70% arroz integral inteiro e 30% arroz branco ,postarei aqui os resultados em relação. Produção de alcaloides dos frutos provenientes desses bolos,que acredito serem bons...
a colonização dos mesmos é muito rápida mesmo....
a forma como preparo os bolos é cozendo o arroz em lume brando durante uns 20 a 30 minutos tiro e escorro espalho abrindo bem em um ou dois pratos dependendo da quantitade deixo a agua evaporar mais um pouco,em seguida 5 minutos no microondas e ficam no ponto certo o que foi difícil perceber pois bolos so com arroz sao difíceis acertar na humidade correcta,depois espalho e deixo bem soltinho com um garfo e encho os copos sem compactar,sao esterelizados em uma panela normal durante 90 minutos e a taxa de contaminação em cerca de 30 copos feitos seguindo este método ate ao momento é 0%
carimbos provenientes do meu cultivo anterior,strain brasil....
espero que esta informação seja util a comunidade continuarei a experimentar também com técnicas de buçk e casing com materiais diferentes dos habituais serragem por exemplo.....
desculpem os erros ortográficos pois escrevi o post do telemóvel e o corrector ortográfico atrapalha mais do que ajuda....lol
Última edição por um moderador: