Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

arroz integral vs arroz branco

  • Criador do tópico Tiger
  • Data de início
T

Tiger

Visitante
:)boas pessoal,como sabem sou iniciante tenho um cultivo que foi problemático mas continuo a evoluir,em breve abrirei outro diario de cultivo.....
o meu objectijo sempre foi fazer o cultivo com materiais do dia a dia que todos podemos encontrar facilmente e tal implica nao usar vermiculite,perlite etc...
então tenho inoculado e incubado copos com difrentes substratos e porporcoes,e noveis de humidade e o que tenho constatado de forma consistente é que os frutos provenientes de bolos de arroz branco inteiro cozido realmente sao bem mais fracos,mas muito mais fraquos mesmo em comparação com arroz integral,faco o substrato so com arroz sem vermicilite,mas também observei de forma consistente que o arroz branco coloniza muito mais rápido talvez uns 60% mais rápido do que o integral....
neste momento tenho alguns copos aincubar com 70% arroz integral inteiro e 30% arroz branco ,postarei aqui os resultados em relação. Produção de alcaloides dos frutos provenientes desses bolos,que acredito serem bons...
a colonização dos mesmos é muito rápida mesmo....
a forma como preparo os bolos é cozendo o arroz em lume brando durante uns 20 a 30 minutos tiro e escorro espalho abrindo bem em um ou dois pratos dependendo da quantitade deixo a agua evaporar mais um pouco,em seguida 5 minutos no microondas e ficam no ponto certo o que foi difícil perceber pois bolos so com arroz sao difíceis acertar na humidade correcta,depois espalho e deixo bem soltinho com um garfo e encho os copos sem compactar,sao esterelizados em uma panela normal durante 90 minutos e a taxa de contaminação em cerca de 30 copos feitos seguindo este método ate ao momento é 0%
carimbos provenientes do meu cultivo anterior,strain brasil....
espero que esta informação seja util a comunidade continuarei a experimentar também com técnicas de buçk e casing com materiais diferentes dos habituais serragem por exemplo.....

desculpem os erros ortográficos pois escrevi o post do telemóvel e o corrector ortográfico atrapalha mais do que ajuda....lol
 
Última edição por um moderador:
mas também observei de forma consistente que o arroz branco coloniza muito mais rápido talvez uns 60% mais rápido do que o integral..
Isso não surpreende em nada, já que um substrato pobre em nutrientes sempre irá colonizar mais rapidamente em relação a um substrato rico em nutriente pois o micélio demoraria mais tempo para metabolizar o mesmo.

Produção de alcaloides dos frutos provenientes desses bolos,que acredito serem bons...
Há controvérsias... Sabemos que a psilocibina, principal composto presente em cogumelos como cubensis, tem uma cadeia fosfórica que caracteriza a substancia. Porem o arroz branco possui um valor desprezível de fosforo, o que em teoria prejudicaria a formação molecular. Já o arroz integral possui fosforo numa quantidade considerável.
 
tem toda a lógica as suas afirmações PsychoEvie,bastava ter raciocinado um pouco mais para chegar a essas conclusões o que so mostra que preciso estudar e praticar muito mais,mas talvez seja possível achar um rácio entre um e outro tipo de arroz e humidade para possivelmente obter um substrato que seja mais " eficiente" digamos assim...um compromisso entre velocidade de colonizacão,produção de alcaloides etc....
que acha??
obrigado pela sua ajuda,ainda bem que ha cultivadores mais experientes que se interessam a serio por esta " arte" e procuram ajudar outros como eu e trocar informação,experiencias etc....
assim podemos evoluir mais e melhor....:)
 
mas talvez seja possível achar um rácio entre um e outro tipo de arroz e humidade para possivelmente obter um substrato que seja mais " eficiente" digamos assim...um compromisso entre velocidade de colonizacão,produção de alcaloides etc....
que acha??
É preciso ponderar essas variáveis... Arroz branco é mais rápido por ser menos nutritivo, o integral é mais nutritivo e com isso é menos rapido. Para deixar o arroz integral mais rápido, é preciso então deixa-lo menos nutritivo, entende o raciocinio? Então poderiamos fazer isso apenas adicionando vermiculita ou pó de coco, e cá estaremos nós reinventando a roda :LOL:.
 
tem razão Psycho,bem visto realmente nao adianta reinventar a roda,é o meu entusiasmo a falar mais alto eheheh...^^
 
Qual o arroz mais rústico possível e que pode ser usado como substrato sem problemas? Consigo até o recém-colhido e com casca aqui onde moro , por isso tenho essa dúvida.
 
Qual o arroz mais rústico possível e que pode ser usado como substrato sem problemas? Consigo até o recém-colhido e com casca aqui onde moro , por isso tenho essa dúvida.


Arroz com casca funciona, principalmente se você for moer de algum modo. Já com ele inteiro é melhor ter alguma experiência.

Mas pode tentar o arroz integral mesmo, logo após tirar a casca. É o substrato mais seguro.

Como é o arroz recém-colhido? Ele tem que secar antes de ficar no ponto para consumo humano?
 
Não sei te dizer ecuador , é que eu moro em zona rural e tem muita gente aqui que vende o próprio arroz dentre outras mercadorias "puras" , mas não sei como eles processam o arroz.

Vlw por responder de prontidão
 
Back
Top