Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Argila expandida

MonteiroLombrad

Esporo
Cadastrado
10/09/2020
7
2
30
Duvida meio besta, mas eu acabei botando MUITA água sanitária pra lavar a argila e esqueci la por algumas horas já, vocês acham que vai corroer demais ela? Melhor comprar um saco novo ou lavou ta novo?
 
Nunca jogue suas argilas fora, se não quiser. Ainda não descobri o limite de reutilização delas. Lava bem elas, enxaguando, até sentir que a sensação lodosa da água sanitária e o cheiro foram embora.

Agora, se você mergulhou elas em água sanitária... sei lá... melhor comprar argila nova? É barata mesmo. :)

E um dia no futuro quando estiver mais seguro nos cultivos, dispense a esterilização da argila. Apenas limpe-a bem, com água e sabão ou detergente, enxaguando e chacoalhando bem e com vigor, até todo o sabão ir embora. Se você se sentir a vontade pra dar uma lambida na argila de tão limpinha, tá boa pra usar.

Edit: tá aí, vou lamber uma argila expandida dia desses pra saber o gosto kkkk
 
Upvote 0
Eu particularmente não consumo nada que tenha o menor contato com qualquer derivado de cloro (pelo menos quando sei...por aí fora fica difícil controlar). O cloro/hipoclorito e afins são extremamente tóxicos.
Uma maneira bem simples e barata de resolver seu problema é deixar suas argilas de molho na água com vinagre branco (melhor o de álcool), nem precisa muito, uma bela esguichada já resolve. Assim você neutraliza quimicamente a toxicidade. Repita o processo trocando a água com vinagre (deixe de um dia para o outro). Abraço!
 
Upvote 0
@TupacWari vc usa o vinagre para limpeza inicial também invés da agua sanitária?

Eu só uso água sanitária (hipoclorito) no máximo para limpeza de ambientes e superfícies, só. Mesmo assim, na concentração máxima de 20%. Nunca para nada que vá entrar em contato com alimentos...Se entrar em contato com utensílios em tal, deixo na água com vinagre por várias horas.

Gosto muito de ácido peracético, usava bastante quando trabalhava com alimentos, não deixa resíduos e não é tóxico (dá até para deixar vegetais de molho, assim como o vinagre). Tem também H2O2 (água oxigenada), que é bem parecido com o peracético e que não deixa nenhum resíduo tóxico...inclusive, tem várias indicações no fórum de H2O2 para combater cobweb, outro dia mesmo os amigos tiraram uma dúvida minha sobre concentração e pode usar a 3%, sem diluição.

Mas o vinagre é sim um agente antibacteriano natural poderoso e pouco utilizado...vinagre com limão então, espetacular. Um copo de 200ml de vinagre, um ou dois limões espremidos em 1/2 balde d'água...muito foda!
 
Upvote 0
@TupacWari Muito interessante!

Então por exemplo posso utilizar essa receita de vinagre e limão para deixar a argila expandida 24 hrs antes de montar o terrário?

O copo com água que fica dentro do terrário, onde inserimos o tubo vindo da bomba de aquário, deve conter alguma mistura também para evitar contaminações?


E para finalizar, rs, qual seria a água oxigenada adequada para por exemplo fazer limpezas (Quantos volumes, 10, 20, 30 etc)?
 
Upvote 0
Eu estive pensando sobre isso e não sei se deixaria argila de molho no vinagre, pq ela é porosa e não sei se pode ficar com cheiro forte depois, não que faça mal, mas incomoda bastante.

Eu apostaria na água oxigenada mesmo ou no peracético. Se usar a água oxigenada, a concentração para desinfecção é 0,5%. Então para a 10 volumes (3%), você precisará de 5 partes de água para uma de h2o2.

Vende nas casas de materiais de limpeza, vale a pena comprar de galão.

Não vejo necessidade de misturar nada na água do borbulhador, trocar e manter o copo limpo já é suficiente.

E depois quando virarmos xuxa, nada disso será necessário kkkkkk
 
Upvote 0
Update caso alguém tenha ficado curioso: Resolvi usar essa argila mesmo em vez de comprar outra. Lavei e deixei secar antes de montar o terrario (dei uma roubada e já arrumei um cassing colonizado). Passado uma semana começou a pinar mas apenas nas laterais. Em uma pesquisa curta vi que provavelmente é por condições ruins na superfície. Acho que ocorreu oque o @KinokuXamanic tinha comentado, mas ainda sim consegui os primeiros frutos. Aproveitando, alguma sugestão pra ajudar a pinar não somente nas laterais?
 

Anexos

  • IMG_1329.jpg
    IMG_1329.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 13
Upvote 0
Nunca jogue suas argilas fora, se não quiser. Ainda não descobri o limite de reutilização delas. Lava bem elas, enxaguando, até sentir que a sensação lodosa da água sanitária e o cheiro foram embora.

Agora, se você mergulhou elas em água sanitária... sei lá... melhor comprar argila nova? É barata mesmo. :)

E um dia no futuro quando estiver mais seguro nos cultivos, dispense a esterilização da argila. Apenas limpe-a bem, com água e sabão ou detergente, enxaguando e chacoalhando bem e com vigor, até todo o sabão ir embora. Se você se sentir a vontade pra dar uma lambida na argila de tão limpinha, tá boa pra usar.

Edit: tá aí, vou lamber uma argila expandida dia desses pra saber o gosto kkkk

Ah, esqueci de contar:

Eu lambi a argila expandida! Gosto de... terra, ou barro? Mas o pior é que deixa uma sensação de coisa alcalina no céu da boca que perdura por horas. Kkk

É isso. 🤪

Update caso alguém tenha ficado curioso: Resolvi usar essa argila mesmo em vez de comprar outra. Lavei e deixei secar antes de montar o terrario (dei uma roubada e já arrumei um cassing colonizado). Passado uma semana começou a pinar mas apenas nas laterais. Em uma pesquisa curta vi que provavelmente é por condições ruins na superfície. Acho que ocorreu oque o @KinokuXamanic tinha comentado, mas ainda sim consegui os primeiros frutos. Aproveitando, alguma sugestão pra ajudar a pinar não somente nas laterais?

Até onde sei pela prática, nada evita de pinar onde o micélio quiser: dos lados e até embaixo. Escurecer favorece que não, mas não impede. Melhor aceitar e adaptar seus cultivos a isso. Entre os flushes, adicione vermiculita nova nos vãos formados; e se quiser tire o bloco pra ver se não tem cogumelo embaixo.
 
Upvote 0
Back
Top