- 10/09/2020
- 7
- 2
- 30
Duvida meio besta, mas eu acabei botando MUITA água sanitária pra lavar a argila e esqueci la por algumas horas já, vocês acham que vai corroer demais ela? Melhor comprar um saco novo ou lavou ta novo?
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Pelo contrário! Importantíssima.Duvida meio besta
@TupacWari vc usa o vinagre para limpeza inicial também invés da agua sanitária?
Nunca jogue suas argilas fora, se não quiser. Ainda não descobri o limite de reutilização delas. Lava bem elas, enxaguando, até sentir que a sensação lodosa da água sanitária e o cheiro foram embora.
Agora, se você mergulhou elas em água sanitária... sei lá... melhor comprar argila nova? É barata mesmo.
E um dia no futuro quando estiver mais seguro nos cultivos, dispense a esterilização da argila. Apenas limpe-a bem, com água e sabão ou detergente, enxaguando e chacoalhando bem e com vigor, até todo o sabão ir embora. Se você se sentir a vontade pra dar uma lambida na argila de tão limpinha, tá boa pra usar.
Edit: tá aí, vou lamber uma argila expandida dia desses pra saber o gosto kkkk
Update caso alguém tenha ficado curioso: Resolvi usar essa argila mesmo em vez de comprar outra. Lavei e deixei secar antes de montar o terrario (dei uma roubada e já arrumei um cassing colonizado). Passado uma semana começou a pinar mas apenas nas laterais. Em uma pesquisa curta vi que provavelmente é por condições ruins na superfície. Acho que ocorreu oque o @KinokuXamanic tinha comentado, mas ainda sim consegui os primeiros frutos. Aproveitando, alguma sugestão pra ajudar a pinar não somente nas laterais?
Até onde sei pela prática, nada evita de pinar onde o micélio quiser: dos lados e até embaixo. Escurecer favorece que não, mas não impede. Melhor aceitar e adaptar seus cultivos a isso. Entre os flushes, adicione vermiculita nova nos vãos formados; e se quiser tire o bloco pra ver se não tem cogumelo embaixo.