Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresento-me e já coloco algumas questões...

viniciusc

Cogumelo maduro
Membro Ativo
11/04/2008
839
65
Olá a todos, também sou 'novo' aqui no fórum, apesar de já ter montado um cultivo e ter feito algumas poucas caçadas... Tenho questões sobre alguns pontos que ainda estão meio nebulosos...

Li em alguns posts que os potes com micélio colonizando substrato não precisa de renovação de ar... Gostaria de ter certeza sobre isso porque tenho potes com clones de micélio (no milho), há 15 dias 'inoculados' mas com pouquíssimo avanço... Não fiz furos nas tampas, e percebo que há uma pressão se formando, talvez de alguma reação com trocas gasosas...

A temperatura não era controlada até anteontem, quando comprei um aquecedor e um termostato e coloquei alguns dos potes n'água, quase um banho maria... Mas como as tampas nao sao furadas não há risco de contaminação nesta etapa... Alguma sugestão? Mais detalhes? Valeu galera até logo !
 
Última edição por um moderador:
Olá a todos, também sou 'novo' aqui no fórum, apesar de já ter montado um cultivo e ter feito algumas poucas caçadas... Tenho questões sobre alguns pontos que ainda estão meio nebulosos...

Li em alguns posts que os potes com micélio colonizando substrato não precisa de renovação de ar...


Salve, viniciusc

O que eu sempre li em realatos de alguns cultivadores e também tesstei é que realmente não é preciso troca gasosa durante a colonização. Mas que a mesma ajuda. O micélio cresce mais rápido em potes onde há troca gasosa.
 
Olá Ecuador, obrigado por confirmar a informação... Se você tivesse na minha situação arriscaria fazer os furos agora pra otimizar a colonização? Lembrando que por enquanto nenhum dos 12 potes contaminou, esterilizei todos eles em autoclave e os inoculei numa glovebox, a que infelizmente não tenho acesso fácil... Mas posso fazer os furos na frente do forno, com tudo esterilizado, só queria saber se vale a pena ou não vai fazer tanta diferença... Até logo, obrigado pela atenção !
 
Olá Ecuador, obrigado por confirmar a informação... Se você tivesse na minha situação arriscaria fazer os furos agora pra otimizar a colonização?


Não tenho experiência com milho em particular.

Talvez você possa fazer um teste com alguns dos potes. Os furos deves ser recobertos com algo que filtre oar, é claro.

Entretanto essa pressão que você relata é estranha. Pode ser algum contaminante formando gás. Isso explicaria também o pouco crescimento do micélio.
 
se voce colocou agua na sua encubadora, retire essa agua logo.. os potes nao precisam e na odevem estar na agua nessa fase.. o ideal seria voce postar fotos dos potes.. se nao fica meio complicado.. mas eu nao aconselho a fazer furos.. nao eh necessario.. como voce disse a temperatura nao estava controlada.. e se voce mora no sul do pais.. a temperatura media essa semana foi 15 graus entao nao surpreende o desenvolvimento lento deles.. eu deixaria os potes quietos agora que tem aquecimento..

paz
 
Hmm talvez seja algum contaminante... Mas a exposição do substrato foi mínima, e dentro da glovebox.. Só se algum deles sobreviveu à autoclave, mas acho difícil... Esqueci de comentar que eu não medi nem regulei ph do milho, porque achei que isso tivesse que ser feito só quando se utiliza água sanitária... Será que fiz o certo? Agora tô encanado vou lá procurar alguma contaminação hehe :D Até logo valeu mesmo !!
 
se voce colocou agua na sua encubadora, retire essa agua logo.. os potes nao precisam e na odevem estar na agua nessa fase.. o ideal seria voce postar fotos dos potes.. se nao fica meio complicado.. mas eu nao aconselho a fazer furos.. nao eh necessario.. como voce disse a temperatura nao estava controlada.. e se voce mora no sul do pais.. a temperatura media essa semana foi 15 graus entao nao surpreende o desenvolvimento lento deles.. eu deixaria os potes quietos agora que tem aquecimento..

paz

Olá Caruero, obrigado pela ajuda... A água que eu disse não está dentro dos potes, mas fora deles... Eles estao num balde, com água até a metade da parte externa do vidro, pra controlar a temperatura (aquecedor de água e termostato de aquário, porque nao achei um aquecedor de ar pelo mesmo preço)... Eu tenho uma câmera mas ela está sem cabo, talvez nessa próxima semana eu arrume um e facilite a vida de vocês. Obrigado mesmo! Até logo!
 
Back
Top