Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentando meu novo Projeto: Terrário e incubadora "automatizados".

MennyJooj

Hifa
Cadastrado
17/12/2020
7
5
28
Olá a todos!
Sou novo aqui no fórum e gostaria da opinião de vocês em relação ao meu novo projeto. A princípio pode parecer um pouco exagerado, mas eu vou explicar pra vocês o motivo de eu precisar ter que criar todo esse sistema para cultivar meus cogumelos.

Sei que menos é mais quando se tratamos de um terrário, que quanto mais coisas a gente enfiar nele, mais possíveis dores de cabeça. Porém, de uns meses pra cá eu me mudei para um quarto de pensão no centro de SP, onde não obtive sucesso nos meus cultivos por conta da contaminação (coisa que não tive problemas com os meus primeiros cultivos). Acredito pelo fato do quarto ser pequeno, não muito arejado (fico sempre com a porta fechada) e por eu estar sempre dentro dele (trabalho como home office), acaba que tenho problemas com ventilação e contaminação.

Pensando nisso, criei um projeto pra tentar contornar meus problemas de ventilação (ar puro) e tentar evitar a contaminação. A ideia é fazer com que eu abra o terrário só algumas vezes por semana se necessário, e controlar toda a temperatura e umidade do lado de fora. Confiram nas imagens:

1608329285343.pngA parte superior será a incubadora, com um termômetro digital ligado a um termostato com o aquecedor de aquário. Nada muito elaborado, nem muito grande (lembrando que tenho uma limitação de espaço).

A parte inferior é o terrário como propriamente dito. A madeira que eu tenho é selada com fórmica e vou inserir uma camada de papel alumínio/papel contact impermeável. Dessa forma não vou perder umidade pra madeira.

Também vou colocar um aquecedor e um borbulhador na parte de dentro. Para a troca de ar, vou instalar uma ventoinha na parte superior, ligada a um cano de PVC (tubulação interna) que irá distribuir o ar para a parte de baixo do terrário. Vou testar as condições daqui, mas acredito que liga-la por 1 minuto a cada 6 horas pode servir, isso ainda será testado e possivelmente ligado a um timer. Lembrando que na tubulação, nas entradas de ar e na entrada da ventoinha será colocado alguns filtros e fibra de silicone para filtrar melhor o ar puxado pela ventoinha.

Para as portas, eu vou fazer um rebaixo para umidade não escorrer, além de borrachas de contato. Tudo isso preso por travas de pressão, acredito que funcione.

Além disso, também vou inserir uma fita de LED na parte superior para iluminar o terrário, tanto para a fase de frutificação quanto para poder olhar dentro sem precisar abrir.




No fundo há um furo simples, tampado com uma tampa de ralo de tanquinho comum pra facilitar o escoamento da água quando for feita a limpeza, vedado.

O que vocês tem a me dizer sobre isso? Lembrando que eu não tenho espaço aqui no meu quarto e moro em uma pensão sem condições propícias para o cultivo. A ideia é simular essas condições no terrário. A maior parte dos itens eu já tenho na casa dos meus pais que usei para fazer os moveis do meu quarto da pensão (madeira, isopor, ventoinha, uma chapa de acrílico e todo o aparato das ferramentas).

Por enquanto é isso, vou esperar a opinião de vocês antes de começar a montar tudo. Gostaria de opinião de vocês em relação a isso. Mais fotos do projeto em 3D em anexo.

🍄 Obrigado a todos! 🍄
 

Anexos

  • 1608329630700.png
    1608329630700.png
    231.3 KB · Visualizações: 21
  • 1608329732372.png
    1608329732372.png
    199.8 KB · Visualizações: 24
  • Exterior.png
    Exterior.png
    522.4 KB · Visualizações: 27
  • Interior 2.png
    Interior 2.png
    282.1 KB · Visualizações: 26
  • Interior.png
    Interior.png
    355.6 KB · Visualizações: 23
  • Portas Fechadas.png
    Portas Fechadas.png
    172 KB · Visualizações: 25
  • Sistema de Ventilação.png
    Sistema de Ventilação.png
    327.8 KB · Visualizações: 26
Seja bem vindo meu querido :)

Achei seu projeto bem interessante menos em um ponto: a manutenção da umidade!
Um borbulhador mal consegue manter um terrário pequeno com umidade alta (é necessário borrifar água pra ajudar), então algo desse tamanho fica bem inviável apenas com ele ao meu ver :s
Mais interessante seria você colocar um fogger que fosse ligado de vez em quando pra elevar a umidade do aparato todo.
Mas vamos esperar a opinião de outros colegas também ^^
Fica na paz! 🍄 🍂
 
Bem interessante o projeto! Gostei dos desenhos também.
Concordo com @Grako , a umidade pode não ser suficiente apenas com o borbulhador.
O material que você vai usar é madeira mesmo com fórmica? Ou é um MDF? Em todo caso, muito cuidado pra isolar bem, para que a umidade não venha a deformar a sua estrutura ou propiciar o surgimento de contaminantes.
 
Mais interessante seria você colocar um fogger que fosse ligado de vez em quando pra elevar a umidade do aparato todo.

Eu pensei em colocar um umidificador ligado por uma mangueira de maquina de lavar, como em uns relatos que vi aqui. O aparelho pro lado de fora com uma mangueira, sem precisar abrir. O fogger é uma boa, nao tinha pensado nisso ainda. Tá anotado!
O material que você vai usar é madeira mesmo com fórmica?
Sim, é com fórmica. Sobrou muiiiita madeira na minha antiga casa pois eu fiz uma mesa pro meu pc e algumas estantes. Mas acredito que como além da fórmica eu irei utilizar alumínio e papel contact impermeável, acredito que de certo. Vou fazer uns testes e vou relatar tudo por aqui.

Obrigado pelo feedback rapaziada
 
Fala Menny, beleza? Pelo que li, chuto que você também deva ser da área de TI, certo?

Vai utilizar um arduino pra automação? Achei muito interessante... To pensando seriamente em fazer algo inspirado no seu projeto, além de que posso até usar como TCC do meu curso kkkk

abs
 
chuto que você também deva ser da área de TI, certo
Trabalho com design e ilustração 😁

Atualização:

Atualmente já estou trabalhando com esse equipamento que montei e já fiz algumas colheitas, tudo perfeitamente.

Recentemente mudei para outro estado, aqui e bem quente durante o dia e muito úmido. A noite é frio com muita neblina. Estou passando dificuldades na troca gasosa, mas estou fazendo testes ainda nesse novo clima com esse terrário.
Ainda essa semana tirarei fotos para mostrar pra quem tiver interesse ✌🏻
 
Back
Top