Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentando, Considerações sobre o caminho, e Dúvidas

pcult

Primórdia
Contribuidor
26/02/2017
24
38
113
Olá a todos!

Recentemente tive a sorte de ser dirigido a esta maravilhosa comunidade por um certo senhor, provavelmente conhecido por muitos aqui, dono do canal "Esporos no Ar" no youtube. Aqui cheguei para descobrir um pouco mais sobre o processo de cultivo dos cubensis, e por ora aqui fico.

No final do ano passado finalmente decidi realizar uma vontade de 6 anos de mergulhar na enteogenia, mas desta vez com o motivo específico de achar curas e caminhos. Assim, em janeiro deste ano inoculei meus primeiros bolos, que agora já estão frutando pela primeira vez! Achei interessante notar que o meu processo de mudança começou no dia em que finalmente firmei minha decisão pela enteogenia. Desde então tenho sentido nova força em retificar o meu caminho mesmo antes de ter meus cogumelos, lutando para encarar velhos medos com uma mentalidade mais positiva, querendo fazer tudo isso inclusive para provar para mim mesmo que eu sou digno deste caminho.

Bem, quis aproveitar este tópico para já lançar duas perguntas, para as quais eu achei uma ou outra resposta aqui no fórum mas decidi relançar elas e ver o que vcs tem a dizer:

- Quando colher os cogumelos? Pergunto isso pois nos meus bolos, tenho cogumelos já na fase do chapéu convexo, e tenho outros ainda nem na metade do seu crescimento completo. Fico imaginando se os convexos podem chegar a morrer antes que os menores atinjam seu crescimento completo, mas não consegui achar info à respeito.

- Notei um crescimento "azulado" no topo de dois dos meus bolos, umas manchas de cor azul escuro. A recomendação geralmente é de descartar o bolo, mas os cogumelos ainda estão bons para consumo, certo?

Obrigado e tudo de melhor à todos.

Bem vindo ao fórum e aproveite a estadia @pcult!

Em relação à primeira pergunta, será necessário saber qual a finalidade de quem colhe: fazer carimbo, consumo ou o que... Pois, no primeiro caso, será necessário esperar a abertura completa do chapéu, seguida de esporulação. Agora, para todo o resto, devemos estar cientes de que o fruto possui em seu desenvolvimento, um estágio específico em que alcançará o auge de sua produção de psilocibina/psilocina. Isso geralmente ocorre quando o véu que reveste o chapéu começa a se romper.

Sobre a segunda pergunta, fica difícil dar certeza sem o auxílio de imagens, mas já podemos pensar em falta de umidade...

Abraço!

Última edição por um moderador:
- Quando colher os cogumelos?

Pode colher primeiro os que amadureceram antes, se conseguir fazê-lo sem afetar os outros. Se a colheita dos primeiros puxar junto os mais jovens tire-os também.

- Notei um crescimento "azulado" no topo de dois dos meus bolos, umas manchas de cor azul escuro. A recomendação geralmente é de descartar o bolo, mas os cogumelos ainda estão bons para consumo, certo?

Seria algo como isso? Bolo com micelio a ficar de cor cinzenta...não sei o que fazer...

Se for não é contaminação, veja a discussão. Se não for isso, mande fotos que fica mais fácil ajudar. De qualquer modo eu não descarto nenhum cogumelo por causa de bolos secos ou contaminados, se os cogumelos estiverem com aspecto pelo menos razoável.

Olá Cantaro e Ecuador, agradeço as respostas. Não tenho fotos mas fiz um curto vídeo há dois dias, segue aqui um link pra vcs poderem ver mas acredito que seja mesmo o que o Ecuador apontou no link dele! Grande alívio :) Não da pra tirar mais fotos agora pois o topo dos bolos está coberto de esporos.

Minha preocupação de fazer colheitas separadas ao invés de pegar o flush todo de uma vez só é de contaminar o bolo, posso ficar tranquilo em relação a isso? Onde moro é inverno e a temperatura tem estado em torno de 1 - 12 graus célsius, a humidade aqui no apê chega à 34%, pra dar uma idéia para vcs sobre a possibilidade de existir muitos contaminantes no ar. Sim, são para consumo.

Para vcs saberem: ventilação feita três vezes ao dia abanando a tampa, umectando com borrifador de água. Abs

View: https://www.youtube.com/watch?v=fnUMTMHQZbg&feature=youtu.be

Minha preocupação de fazer colheitas separadas ao invés de pegar o flush todo de uma vez só é de contaminar o bolo, posso ficar tranquilo em relação a isso?

Pode ficar tranquilo. Bolos 100% colonizados e relativamente novos são bem resistentes a contaminantes.

Já essa camada de esporos que se acumulou em cima do bolo pode ser um problema, pois a tendência é não pinar mais nesse local. Aconselho a raspar os esporos e fazer um dunk & roll após o primeiro flush.

Veja o nosso glossário para esse termos com os quais você pode não ter familiaridade: Glossário | Teonanacatl

Back