Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentando a mim e meu humilde cultivo

bucksak

Esporo
Cadastrado
18/11/2022
11
3
34
Como vão meus bruxos? Espero que bem.
Comecei nesse maravilhoso universo a mais ou menos 1 mês, mandei pra vermiculita e farinha de arroz integral até agora as seguintes strains: Florida, Transkei, Mexican Dutch King (até agora a mais rápida a colonizar o pftek), Gandalf (nos potes de vidro das fotos), shakti e por fim um juba de leão pra ver se recupera os neurônios que queimei.
Nesse 1 mês muitos aprendizados, até agora apenas uma contaminação evidente, e seguimos na esperança de extrair uns cogus dessa experiência.

No momento minha dúvida é como saber o momento certo de aniversariar os bolos pftek.
MDK e juba de leão já possuem bolos 100% populados, mas eles não tem aquela aparência consistente que vejo em alguns vídeos do pessoal aniversariando, logo, fico com medo de aniversariar ele, e ser muito cedo, alguém poderia me nortear a respeito?

Outra parada, é que eu dei uma bela vacilada com os Gandalf no pote de vidro com a boca mais estreita, ou seja, vou ter que destruir o bolo com uma colher e fazer um casing ou bulk. É um problema ter que quebrar tudo com uma colher pra tirar de dentro do pote?

(EDITADO- Ecuador)

No mais, é isso, se tiverem sugestões, dicas, sou todo ouvidos, estou aqui pra aprender com vocês.
Abraço.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2022-11-18 at 16.56.55 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2022-11-18 at 16.56.55 (2).jpeg
    117.7 KB · Visualizações: 18
  • WhatsApp Image 2022-11-18 at 16.56.55 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2022-11-18 at 16.56.55 (1).jpeg
    154.6 KB · Visualizações: 17
  • WhatsApp Image 2022-11-18 at 16.56.55.jpeg
    WhatsApp Image 2022-11-18 at 16.56.55.jpeg
    149 KB · Visualizações: 17
Última edição por um moderador:
Quando tiver colonizado 100% as superfícies é bom esperar 5 a 7 dias pra ele consolidar. Mas dependendo do clima da sua cidade, pode consolidar antes. Também estou no meu primeiro cultivo, e o primeiro bolo que tirei logo no dia que vi colonizado 100% demorou uma semana pra pinar, e o segundo, que esperei uns 4 dias pra tirar, já pinou no segundo dia no terrário.
 
Quando tiver colonizado 100% as superfícies é bom esperar 5 a 7 dias pra ele consolidar. Mas dependendo do clima da sua cidade, pode consolidar antes. Também estou no meu primeiro cultivo, e o primeiro bolo que tirei logo no dia que vi colonizado 100% demorou uma semana pra pinar, e o segundo, que esperei uns 4 dias pra tirar, já pinou no segundo dia no terrário.
vlew Renan, vou ter por base essa faixa de 5 a 7 dias.

Meu medo nesse processo, é pq pretendo fazer aquele mergulho e choque térmico, se não estiver bem consolidado, imagino que vá desmontar completamente, ai eu vou ficar muito contrariado.
 
vlew Renan, vou ter por base essa faixa de 5 a 7 dias.

Meu medo nesse processo, é pq pretendo fazer aquele mergulho e choque térmico, se não estiver bem consolidado, imagino que vá desmontar completamente, ai eu vou ficar muito contrariado.
Depois do micélio completo em todo o bolo. Ele fica muito resistente. Ele não desmonta fácil. Se quiser fazer casing com eles , com o garfo fica mais fácil quebrar eles.

Bulk com pf tek não rola.

E o dunk e cols shock nos bolos super recomendado. E depois fazer o roll com vermiculita.

Estão bem bonitos os micelios. Boa sorte.

Abrácidos
 
Última edição:
Depois do micélio completo em todo o bolo. Ele fica muito resistente. Ele não desmonta fácil. Se quiser fazer casing com eles , com o garfo fica mais fácil quebrar eles.

Bulk com pf tek não rola.

E o dunk e cols shock nos bolos super recomendado. E depois fazer o roll com vermiculita.

Estão bem bonitos os micelios. Boa sorte.

Abrácidos
Vlw d+ pelas ideias, o cultivo tem progredido.

o MDK já pinou e tá frutificando (fotos)

Cometi alguns erros seguindo instruções incertas, fiz um fundo de vermiculita e uns furos em baixo crendo que iria escoar o CO2, além do que, estou improvisando o terrário com umas caixas de bolos que não são o ideal, agora tirei os bolos pftek com o papel laminado do fundo de vermiculita e coloquei sobre uns potes pra eles respirarem melhor, esperando o salário cair pra comprar umas caixas organizadoras mais apropriadas.

utro vacilo foi colocar gelo, vi muita gente falando que era bom pra manter a umidade e temperatura controlada, mas descobri hj q gera abortos, agora é rezar, já não estou mais usando o gelo e torcer pra vingar.

Agora, mudando um pouco o rumo das coisas… eu tô realmente empolgado com a ideia de fazer um cultivo maior, tenho um banheiro aqui em casa que vou usar como sala de frutificação, um amigo que tem uma chácara separou 5 sacos de grama cortada, pq falei que preciso de palha pra tocar o cultivo, a pergunta que faço é: grama cortada é uma palha ideal pra fazer um cultivo em sacos plásticos? Ou blocos? Pretendo passar a realizar a produção do spawn com grãos de milho de canjica, técnica que aprendi aqui no fórum.

Mas ainda não estou certo se grama e gesso vão segurar o rojão pra uma produção maior. Pretendo seguir cultivando essas strains, mdk, gandalf, KS, cambodia, se alguém que cultiva na palha/capim puder dar um parecer de como tem sido a experiência, ficarei muito agradecido.

tmj
 

Anexos

  • A241DBDC-2C44-4836-8C78-7FEAF69B6787.jpeg
    A241DBDC-2C44-4836-8C78-7FEAF69B6787.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 23
  • F38C25C6-BDE7-4135-98C1-7267DF097889.jpeg
    F38C25C6-BDE7-4135-98C1-7267DF097889.jpeg
    3.1 MB · Visualizações: 21
Por que não daria certo?

Não precisa ser pasteurizado o bulk ? Como pasteurizar o bolo pf tek ? Se ele já foi esterilizado ? Apenas usar ele como spawn não seria muito fraco? Não seria melhor spawn de grãos inteiros ?

Qual seria a lógica de fazer todo processo do pf tek pra no final Fazer um bulk dele ?

Desculpe minha ignorância @Ecuador
 
Não precisa ser pasteurizado o bulk ?


O bulk é pasteurizado, não o inóculo.

Usando grãos o cultivador consegue um inóculo mais denso. Basta comparar o peso de grãos e um copo de PF Tek, copo colonizado ou não. Então a maior parte dos cultivadores opta por usar grãos diversos.

Mas não há nenhum impeditivo em usar um PF Tek totalmente colonizado, desde que recém aniversariado, como inóculo.

Alguns cultivadores tem tamanha facilidade com PF Tek e/ou dificuldade com grãos que preferem fazer inóculo com o PF Tek. Há vários links no Shroomery. Não ser uma opção comum é diferente de não ser viável fazer.
 
O bulk é pasteurizado, não o inóculo.

Usando grãos o cultivador consegue um inóculo mais denso. Basta comparar o peso de grãos e um copo de PF Tek, copo colonizado ou não. Então a maior parte dos cultivadores opta por usar grãos diversos.

Mas não há nenhum impeditivo em usar um PF Tek totalmente colonizado, desde que recém aniversariado, como inóculo.

Alguns cultivadores tem tamanha facilidade com PF Tek e/ou dificuldade com grãos que preferem fazer inóculo com o PF Tek. Há vários links no Shroomery. Não ser uma opção comum é diferente de não ser viável fazer.
Ótimo. Corrigindo então.
 
O bulk é pasteurizado, não o inóculo.

Usando grãos o cultivador consegue um inóculo mais denso. Basta comparar o peso de grãos e um copo de PF Tek, copo colonizado ou não. Então a maior parte dos cultivadores opta por usar grãos diversos.

Mas não há nenhum impeditivo em usar um PF Tek totalmente colonizado, desde que recém aniversariado, como inóculo.

Alguns cultivadores tem tamanha facilidade com PF Tek e/ou dificuldade com grãos que preferem fazer inóculo com o PF Tek. Há vários links no Shroomery. Não ser uma opção comum é diferente de não ser viável fazer.

Foi o que acabou acontecendo com o pote de Gandalf que eu fiz no vidro, fiz o cold shok submerso em água gelada por 30 horas, achei que exagerei aqui só 24hrs devem bastar, mas parece que acordou bão os micélios q já tão pinando, e pra tirar de dentro do pote usei uma colher pra fazer alguns grandes pedaços que tirei de dentro e esfarelei com a mão com luvas, claro, em uma cama de vermiculita, e cobri com mais vermiculita expandida pasteurizada.

Tá funcionando bem, já já venho com mais fotos :)
 
Back
Top