Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentação FFF - Fortaleza/CE

fff

Hifa
Membro Ativo
13/05/2020
146
11
Fortaleza - CE
E aí pessoal, pediram pra se apresentar então vamos lá. Moro em Fortaleza e estou ansioso para começar a cultivar cogumelos. Passei os últimos dias lendo muitos tutoriais sobre o processo de cultivo. Estou em busca de carimbos de tksss e outros pailocybe cubensis, então quem puder indicar sites confiáveis ou alguém que possa fornecer em Fortaleza, eu ficarei muito agradecido.
Também pretendo fazer um terrário high-tech, fazer algumas automações com sensores de temperatura, humildade e co2 ligados a um arduino ou raspberry pi zero, para controlar aquecimento, resfriamento, umidade relativa do ar e fazer a troca de ar quando necessário. Pretendo fazer um tutorial mostrando o passo a passo da construção do terrário, será o meu primeiro e também meu primeiro projeto de automação. Sei que tem muito conteúdo de qualidade no fórum e vai ser desafiador contribuir no fórum mantendo o nível altíssimo da galera aqui.

Abraços,
FFF
 
Booa irmão! Eu também venho tentando automatizar meu terrário o máximo que dá. No momento estou conseguindo controlar a umidade e aquecimento. Ainda quero fazer um sistema de peltier para resfriar no verão mas isso é um plano mais para a frente. Quanto às trocas gasosas, ainda acho que o umidificador é bom para realizar as trocas então não tenho tido muitos problemas com isso.
E se você estiver atrás de carimbos, faça uma doação aqui pro fórum, tornando-se contribuidor você terá acesso ao compartilhando e trocando onde vc encontra gente que está até doando carimbos. Isso ajuda o fórum e vc a ter um cultivo de qualidade. Abração irmão. Acompanhando...
 
Booa irmão! Eu também venho tentando automatizar meu terrário o máximo que dá. No momento estou conseguindo controlar a umidade e aquecimento. Ainda quero fazer um sistema de peltier para resfriar no verão mas isso é um plano mais para a frente. Quanto às trocas gasosas, ainda acho que o umidificador é bom para realizar as trocas então não tenho tido muitos problemas com isso.
E se você estiver atrás de carimbos, faça uma doação aqui pro fórum, tornando-se contribuidor você terá acesso ao compartilhando e trocando onde vc encontra gente que está até doando carimbos. Isso ajuda o fórum e vc a ter um cultivo de qualidade. Abração irmão. Acompanhando...

Massa, vou ver aqui pra fazer a doação pro forum então... Então, sobre a automação, to pensando em fazer o resfriamento com peltier também, comprei até um já montado no aliexpress, mas vai demorar uns meses pra chegar eu acho rsrs... A troca gasosa to pensando em fazer com uma FAN servindo como exaustor pra não empurrar ar nao filtrado pra dentro do terrario. O meu esquema de umidificador não vai realizar troca gasosa pois vou utilizar umidificadores ultrassonicos boiando dentro do proprio terrario.

Mostrar aqui alguns dos materiais que vou utilizar.

1590023136320.png
1590023090896.png
1590023201420.png

1590023239409.png
1590023300680.png
e mais uma lista grande rsrs... vai dar certo, só não sei quando porque vem da china então... 30, 60, 90 dias.. nunca se sabe.

Abraços

FFF
 
Eu não entendo muito de eletrônica mas achei bem interessante seu projeto
Uma coisa, o ar vai entrar na caixa, seja por um fan ou pelo exaustor, então tenta vedar bem a caixa e colocar um filtro nos furos. Aliás, nem sei qual vai ser seu modelo de terrário.
Sobre o peltier, vc tem informação de quantos graus ele conseguiria baixar por área? Eu pensei até em colocar um cooler de PC pra talvez dissipar mais o calor mas realmente eletrônica não é meu forte rsrs.
Você pretende iluminar o terrário com luz artificial ou usar a boa e velha luz solar indireta?
20200520_234134.jpg
20200520_234141.jpg
20200520_234213.jpg

Aqui no meu estado (SC) está começando a fazer frio então coloquei um termostato dentro do terrário devido às baixas temperaturas na madrugada. Abraço irmão. Espero seu diário de cultivo.
 
Pra falar a verdade também não entendo de eletrônica, esse será o primeiro projeto dessa natureza que vou fazer. Li algumas coisas aqui e ali, assistir uns vídeos, peguei algumas dicas com amigos que já estão usando arduino e raspberry pi a algum tempo e é isso. Vou aprender com esse projeto. Minha opinião e expectativa sobre a capacidade de resfriamento desse sistema que postei. Ele fala em 72w, não sei converter isso pro mundo real, mas acredito ser mais do que suficiente para atender as condições aqui em Fortaleza. O máximo que faz de calor por aqui é uns 33 graus, dentro de casa na sombra uns 30. Só preciso diminuir até uns 22 graus dependendo do cultivo, ainda estou lendo e aprendendo, então minha expectativa é essa, conseguir baixar no máximo 10 graus com ajuda do umidificador em um terrário de 68L com água e argila expandida dentro. Pra falar a verdade talvez nem precise resfriar com o esquema do peltier. Pra aquecer vou usar um aquecedor submerso de aquário na mesma água do fundo do terrário. Caso não consiga equalizar bem a temperatura dessa forma, colocarei ele em uma garrafa de vidro como vi muita gente fazendo.

então é isso, vai ser uma boa experiência e aprendizado tanto na parte de eletrônica como no cultivo.

Apesar de nunca ter feito nada de eletrônica, eu já fiz algumas programações e tenho alguma experiência com lógica de programação. Então vai dar certo rsrs. Pena que o projeto só deve ficar pronto daqui uns 3 meses, quando todo material chegar. Isso se chegar tudo.
Até conseguir automatizar vou fazendo o cultivo na raça, borrifando todo dia, mudando de lugar em casa pra encontrar a temperatura dentro do aceitável e é isso. Ja quero começar esse fds se eu conseguir algum carimbo. Fiz doação pro fórum hoje mas não sei ainda onde e como conseguir carimbos.
Abração.
Ps. Acredito que com um sistema desses de peltier com dois discipadores e dois coolers um interno e outro externo, seja suficiente pra uma caixa de até 80L. Ainda mais se usado em conjunto com o umidificador e ventilação.
Eu não entendo muito de eletrônica mas achei bem interessante seu projeto
Uma coisa, o ar vai entrar na caixa, seja por um fan ou pelo exaustor, então tenta vedar bem a caixa e colocar um filtro nos furos. Aliás, nem sei qual vai ser seu modelo de terrário.
Sobre o peltier, vc tem informação de quantos graus ele conseguiria baixar por área? Eu pensei até em colocar um cooler de PC pra talvez dissipar mais o calor mas realmente eletrônica não é meu forte rsrs.
Você pretende iluminar o terrário com luz artificial ou usar a boa e velha luz solar indireta?
View attachment 113538
View attachment 113539
View attachment 113540

Aqui no meu estado (SC) está começando a fazer frio então coloquei um termostato dentro do terrário devido às baixas temperaturas na madrugada. Abraço irmão. Espero seu diário de cultivo.

Ah, sobre a iluminação, pretendo usar a natural a princípio, já que não vi nada específico sobre benefícios de controlar a luz, até onde aprendi a luz só fornece direcionamento para o crescimento.
Mas facilmente poderei adaptar algum led na tampa.
Irei colocar uma micro câmera dentro para tirar fotos de tempos em tempos e ao final pretendo editar um vídeo no estilo time lapse mostrando o desenvolvimento. Vamos ver se conseguirei atender minhas expectativas.
Abraços

FFF
 
Última edição:
Fiz doação pro fórum hoje mas não sei ainda onde e como conseguir carimbos.


fff,

Agradecemos a doação. Como você doou pelo paypal sua doação aparece de forma automática no log Campanhas de doações

Se o objetivo era ter acesso ao Compartilhando & Trocando você deve complementar a doação para atingir o valor mínimo de contribuidor trimestral:

Para quem for doar em dólar:

Doação de U$ 12,00 - título de usuário contribuidor por um trimestre
Doação de U$ 20,00 - título de usuário contribuidor por um semestre
Doação de U$ 35,00 - título de usuário contribuidor por um ano


Valores sujeitos a mudança sem aviso prévio.

Lembrando que o fórum não distribui carimbos. O Compartilhando & Trocando é um sub-fórum de doação e troca de carimbos, entre os users.
 
fff,

Agradecemos a doação. Como você doou pelo paypal sua doação aparece de forma automática no log Campanhas de doações

Se o objetivo era ter acesso ao Compartilhando & Trocando você deve complementar a doação para atingir o valor mínimo de contribuidor trimestral:



Lembrando que o fórum não distribui carimbos. O Compartilhando & Trocando é um sub-fórum de doação e troca de carimbos, entre os users.

Obrigado peals informações. Não tenho interesse em ter acesso a esse compartilhado e trocado neste momento por este valor. Fica aí a contribuição pro fórum. Vou atrás de adquirir meus carimbos por outros meios.
Abraços
 
Obrigado pela dica. Espero atingir os requisitos para obter acesso em breve.

Sou novo e ainda estou me familiarizando com as regras do fórum. É permitido pedir informação e divulgação de sites especializados em vendas/distribuição de carimbos? Se por permitido adoraria receber indicações.

Abracos
Cara, da uma googlada, comprei o meu assim, vai vendo se os sites são confiaveis e etc. Comprei o meu no psilo... não sei se posso citar terceiros, então, só posso informar isso.
 
Cara, da uma googlada, comprei o meu assim, vai vendo se os sites são confiaveis e etc. Comprei o meu no psilo... não sei se posso citar terceiros, então, só posso informar isso.
Obrigado kewel,
Ja efetivei a compra on-line em dois sites Brasileiros. Nas pesquisas fiquei muito tentado a comprar de alguns sites gringos, mas os preços em euros são bem salgados para que ainda vai aprender e fazer o primeiro cultivo. Espero em breve, compartilhar em um diário toda minha experiência com a galera do fórum.
 
Obrigado kewel,
Ja efetivei a compra on-line em dois sites Brasileiros. Nas pesquisas fiquei muito tentado a comprar de alguns sites gringos, mas os preços em euros são bem salgados para que ainda vai aprender e fazer o primeiro cultivo. Espero em breve, compartilhar em um diário toda minha experiência com a galera do fórum.
Ficamos no aguardo do seu cultivo mano. Boa sorte !!
 
Eu não entendo muito de eletrônica mas achei bem interessante seu projeto
Uma coisa, o ar vai entrar na caixa, seja por um fan ou pelo exaustor, então tenta vedar bem a caixa e colocar um filtro nos furos. Aliás, nem sei qual vai ser seu modelo de terrário.
Sobre o peltier, vc tem informação de quantos graus ele conseguiria baixar por área? Eu pensei até em colocar um cooler de PC pra talvez dissipar mais o calor mas realmente eletrônica não é meu forte rsrs.
Você pretende iluminar o terrário com luz artificial ou usar a boa e velha luz solar indireta?
View attachment 113538
View attachment 113539
View attachment 113540

Aqui no meu estado (SC) está começando a fazer frio então coloquei um termostato dentro do terrário devido às baixas temperaturas na madrugada. Abraço irmão. Espero seu diário de cultivo.

E ai Poeiraviva, beleza?

Te perguntar, tô começando agora a cultivar, e tô naquela fase de sair lendo tudo que é informação e esse fórum tá sendo fantástico! Sobre esse aparelho que você usa para controlar a temperatura e umidade, qual o nome dele? E quanto à umidificação do terrário, você usa algum temporizador para ligar e desligar o umidificador? Eu tô pra comprar um termohygrômetro, mas desconfio bastante da eficácia de vários que vendem ai pela internet, se realmente conseguem medir de forma assertiva.. se tiver uma opinião sobre e puder me auxiliar, agradeço a ajudar.

Sobre a pastilha peltier, já vi informações de que usando uma peltier de 60w numa caixa de isopor de 51 litros, pode abaixar de 6 a 8 graus (além da peltier foi usado dois cooler e dois dissipadores). Meu conhecimento em eletrônica é zero cara, tô buscando muito vídeo no youtube sobre o funcionamento e instalação da placa peltier.. tem um canal que chama Manual do Mundo, que tem esclarecido as coisas sobre eletrônica pra mim, pode ser que te ajude! abração!
 
E ai Poeiraviva, beleza?

Te perguntar, tô começando agora a cultivar, e tô naquela fase de sair lendo tudo que é informação e esse fórum tá sendo fantástico! Sobre esse aparelho que você usa para controlar a temperatura e umidade, qual o nome dele? E quanto à umidificação do terrário, você usa algum temporizador para ligar e desligar o umidificador? Eu tô pra comprar um termohygrômetro, mas desconfio bastante da eficácia de vários que vendem ai pela internet, se realmente conseguem medir de forma assertiva.. se tiver uma opinião sobre e puder me auxiliar, agradeço a ajudar.

Sobre a pastilha peltier, já vi informações de que usando uma peltier de 60w numa caixa de isopor de 51 litros, pode abaixar de 6 a 8 graus (além da peltier foi usado dois cooler e dois dissipadores). Meu conhecimento em eletrônica é zero cara, tô buscando muito vídeo no youtube sobre o funcionamento e instalação da placa peltier.. tem um canal que chama Manual do Mundo, que tem esclarecido as coisas sobre eletrônica pra mim, pode ser que te ajude! abração!
Dale mano, boa tarde. Na verdade foi um amigo meu que fez a placa e o software do controlador. Não tenho muita ideia de eletrônica pra dar mais detalhes, mas ele me ajuda muito! Quanto às pastilhas peltier eu fiz as contas e não sairia tão barato, então comprei um frigobar usado na olx por 100 reais e estou trabalhando pra tentar fazer um terrário dentro dele. Já que ele está funcionando perfeitamente é só controlar quando ele liga ou desliga baseado na temperatura interna. É um projeto ousado que vai me dar bastante trabalho. Abração irmão.
 
Dale mano, boa tarde. Na verdade foi um amigo meu que fez a placa e o software do controlador. Não tenho muita ideia de eletrônica pra dar mais detalhes, mas ele me ajuda muito! Quanto às pastilhas peltier eu fiz as contas e não sairia tão barato, então comprei um frigobar usado na olx por 100 reais e estou trabalhando pra tentar fazer um terrário dentro dele. Já que ele está funcionando perfeitamente é só controlar quando ele liga ou desliga baseado na temperatura interna. É um projeto ousado que vai me dar bastante trabalho. Abração irmão.
Opa! Saquei, beleza mano, obrigado pelo retorno! Boa ideia, e achei bem barato o valor que pagou, massa!! Boa sorte na construção!
 
Back
Top