Pra falar a verdade também não entendo de eletrônica, esse será o primeiro projeto dessa natureza que vou fazer. Li algumas coisas aqui e ali, assistir uns vídeos, peguei algumas dicas com amigos que já estão usando arduino e raspberry pi a algum tempo e é isso. Vou aprender com esse projeto. Minha opinião e expectativa sobre a capacidade de resfriamento desse sistema que postei. Ele fala em 72w, não sei converter isso pro mundo real, mas acredito ser mais do que suficiente para atender as condições aqui em Fortaleza. O máximo que faz de calor por aqui é uns 33 graus, dentro de casa na sombra uns 30. Só preciso diminuir até uns 22 graus dependendo do cultivo, ainda estou lendo e aprendendo, então minha expectativa é essa, conseguir baixar no máximo 10 graus com ajuda do umidificador em um
terrário de 68L com água e argila expandida dentro. Pra falar a verdade talvez nem precise resfriar com o esquema do peltier. Pra aquecer vou usar um aquecedor submerso de aquário na mesma água do fundo do terrário. Caso não consiga equalizar bem a temperatura dessa forma, colocarei ele em uma garrafa de vidro como vi muita gente fazendo.
então é isso, vai ser uma boa experiência e aprendizado tanto na parte de eletrônica como no cultivo.
Apesar de nunca ter feito nada de eletrônica, eu já fiz algumas programações e tenho alguma experiência com lógica de programação. Então vai dar certo rsrs. Pena que o projeto só deve ficar pronto daqui uns 3 meses, quando todo material chegar. Isso se chegar tudo.
Até conseguir automatizar vou fazendo o cultivo na
raça, borrifando todo dia, mudando de lugar em casa pra encontrar a temperatura dentro do aceitável e é isso. Ja quero começar esse fds se eu conseguir algum carimbo. Fiz doação pro fórum hoje mas não sei ainda onde e como conseguir carimbos.
Abração.
Ps. Acredito que com um sistema desses de peltier com dois discipadores e dois coolers um interno e outro externo, seja suficiente pra uma caixa de até 80L. Ainda mais se usado em conjunto com o umidificador e ventilação.
Eu não entendo muito de eletrônica mas achei bem interessante seu projeto
Uma coisa, o ar vai entrar na caixa, seja por um fan ou pelo exaustor, então tenta vedar bem a caixa e colocar um filtro nos furos. Aliás, nem sei qual vai ser seu modelo de terrário.
Sobre o peltier, vc tem informação de quantos graus ele conseguiria baixar por área? Eu pensei até em colocar um cooler de PC pra talvez dissipar mais o calor mas realmente eletrônica não é meu forte rsrs.
Você pretende iluminar o terrário com luz artificial ou usar a boa e velha luz solar indireta?
View attachment 113538
View attachment 113539
View attachment 113540
Aqui no meu estado (SC) está começando a fazer frio então coloquei um termostato dentro do terrário devido às baixas temperaturas na madrugada. Abraço irmão. Espero seu diário de cultivo.
Ah, sobre a iluminação, pretendo usar a natural a princípio, já que não vi nada específico sobre benefícios de controlar a luz, até onde aprendi a luz só fornece direcionamento para o crescimento.
Mas facilmente poderei adaptar algum led na tampa.
Irei colocar uma micro câmera dentro para tirar fotos de tempos em tempos e ao final pretendo editar um vídeo no estilo time lapse mostrando o desenvolvimento. Vamos ver se conseguirei atender minhas expectativas.
Abraços
FFF