Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentação e dúvidas

abyssalbeauty

Esporo
Cadastrado
23/05/2021
9
2
Boa tarde, pessoal.

Meu nome é Fernando. Comecei a ter interesse pelos cogumelos após um cogumelo imenso nascer na minha casa, rompendo uma rachadura pelo concreto. Pesquisando na internet qual seria a espécie, tive contato com os cogumelos mais especiais de todos. Não que eu não o conhecesse, mas nunca dediquei muito tempo de leitura e prática como agora.

Minha primeira experiência foi com um kit (sim, eu sei, me julguem). Paralelamente ao "cultivo" desse kit, eu incubei alguns bolos e estou aguardando a grande dia do aniversário. No entanto, algumas dúvidas continuam me perseguindo e, dessa vez, quero fazer tudo de forma correta, já que a minha experiência com o kit foi um pouco aquém do esperado. Podem me dar uma força? Vou tentar ser bem objetivo:

- Compressor de ar com pedra porosa + furos na caixa com TNT substituem a famosa abanada no terrário? Caso positivo, como saber se o compressor + furos estão sendo suficientes? Tem como medir ou inferir esse parâmetro? O compressor pode (ou deve) ficar ligado 24 horas?

- Um mini umidificador substitui o borrifar de água nas paredes para repor a umidade, certo? A ideia era nem usar um, mas como aqui no Rio é um pouco quente, preciso ficar colocando garrafas de água gelada constantemente para abaixar a temperatura. Após cada troca de garrafa, preciso borrifar 4 ou 5 vezes para elevar a umidade, pois o frio resseca o ar. No caso o umidificador deve ficar ligado só até a umidade atingir o ponto desejado e depois desligado?

- Existe algum consenso sobre a quantidade de furos no terrário? Estou usando uma caixa de 45 litros no momento. Fiz um total de 6 furos de tamanha 4x4. Na experiência de vocês, está aceitável?

Muito obrigado gente, espero ficar aqui com vocês por um longo tempo!
 
Boas, @abyssalbeauty

Não julgamos por ter iniciado com o kit de cultivo.
A única rejeição são os tópicos de diário de kit ou perguntas referentes a eles, uma vez que chega tudo pronto e tem o vendedor para auxiliar.
O importante é se dispor a cultivar com seus próprios carimbos.

Enfim,

Compressor de ar com pedra porosa + furos na caixa com TNT substituem a famosa abanada no terrário? Caso positivo, como saber se o compressor + furos estão sendo suficientes? Tem como medir ou inferir esse parâmetro? O compressor pode (ou deve) ficar ligado 24 horas?

Não, a troca de ar não é suficiente apenas com compressor de aquário.
Também não é a melhor opção, eu considero a "poor man's pod" ultrapassada.

Pode ficar ligado 24hr se optar por utilizar.
Recomendo leitura sobre shotgun fruiting chamber e quando tiver experiência monotub.

São muito mais eficientes e até mais baratas.

Um mini umidificador substitui o borrifar de água nas paredes para repor a umidade, certo? A ideia era nem usar um, mas como aqui no Rio é um pouco quente, preciso ficar colocando garrafas de água gelada constantemente para abaixar a temperatura. Após cada troca de garrafa, preciso borrifar 4 ou 5 vezes para elevar a umidade, pois o frio resseca o ar. No caso o umidificador deve ficar ligado só até a umidade atingir o ponto desejado e depois desligado?

Substitui e sim.
A perlita/argila funcionam melhor do que borrifadas nas laterais.
O umidificador da muito mais trabalho.

Existe algum consenso sobre a quantidade de furos no terrário? Estou usando uma caixa de 45 litros no momento. Fiz um total de 6 furos de tamanha 4x4. Na experiência de vocês, está aceitável?

Não tem regra, vai dá experiência e preferência do cultivador.
Maioria do pessoal usa 1" a 2".

Também já cultivei com unmodified (sem furos) só com a tampa de ponta cabeça, sem problemas.

A maioria das questões é experiência e o que funciona melhor pra você
 
Boas, @abyssalbeauty

Não julgamos por ter iniciado com o kit de cultivo.
A única rejeição são os tópicos de diário de kit ou perguntas referentes a eles, uma vez que chega tudo pronto e tem o vendedor para auxiliar.
O importante é se dispor a cultivar com seus próprios carimbos.

Enfim,



Não, a troca de ar não é suficiente apenas com compressor de aquário.
Também não é a melhor opção, eu considero a "poor man's pod" ultrapassada.

Pode ficar ligado 24hr se optar por utilizar.
Recomendo leitura sobre shotgun fruiting chamber e quando tiver experiência monotub.

São muito mais eficientes e até mais baratas.



Substitui e sim.
A perlita/argila funcionam melhor do que borrifadas nas laterais.
O umidificador da muito mais trabalho.



Não tem regra, vai dá experiência e preferência do cultivador.
Maioria do pessoal usa 1" a 2".

Também já cultivei com unmodified (sem furos) só com a tampa de ponta cabeça, sem problemas.

A maioria das questões é experiência e o que funciona melhor pra você
Obrigado, Texugo, pela recepção e pelas respostas das perguntas.

Eu utilizo argila, ela segura bem a umidade em 99% na maior parte do tempo. O único problema mesmo é quando eu coloco a garrafa gelada, que em mais ou menos uma hora, derruba a umidade pra 77%. Até subir novamente, leva umas 4 borrifadas em duas horas. Acho que o umidificador ajudaria nessa reposição pós frio.

Novamente, agradeço.
 
Back
Top