Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

Apresentação e dúvidas

abyssalbeauty

Esporo
Cadastrado
23/05/2021
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
2
Boa tarde, pessoal.

Meu nome é Fernando. Comecei a ter interesse pelos cogumelos após um cogumelo imenso nascer na minha casa, rompendo uma rachadura pelo concreto. Pesquisando na internet qual seria a espécie, tive contato com os cogumelos mais especiais de todos. Não que eu não o conhecesse, mas nunca dediquei muito tempo de leitura e prática como agora.

Minha primeira experiência foi com um kit (sim, eu sei, me julguem). Paralelamente ao "cultivo" desse kit, eu incubei alguns bolos e estou aguardando a grande dia do aniversário. No entanto, algumas dúvidas continuam me perseguindo e, dessa vez, quero fazer tudo de forma correta, já que a minha experiência com o kit foi um pouco aquém do esperado. Podem me dar uma força? Vou tentar ser bem objetivo:

- Compressor de ar com pedra porosa + furos na caixa com TNT substituem a famosa abanada no terrário? Caso positivo, como saber se o compressor + furos estão sendo suficientes? Tem como medir ou inferir esse parâmetro? O compressor pode (ou deve) ficar ligado 24 horas?

- Um mini umidificador substitui o borrifar de água nas paredes para repor a umidade, certo? A ideia era nem usar um, mas como aqui no Rio é um pouco quente, preciso ficar colocando garrafas de água gelada constantemente para abaixar a temperatura. Após cada troca de garrafa, preciso borrifar 4 ou 5 vezes para elevar a umidade, pois o frio resseca o ar. No caso o umidificador deve ficar ligado só até a umidade atingir o ponto desejado e depois desligado?

- Existe algum consenso sobre a quantidade de furos no terrário? Estou usando uma caixa de 45 litros no momento. Fiz um total de 6 furos de tamanha 4x4. Na experiência de vocês, está aceitável?

Muito obrigado gente, espero ficar aqui com vocês por um longo tempo!

Texugo

Hifa
Membro da Staff
Cultivador Confiável
Cadastrado
02/05/2019
Soluções
5
Reputação
4
Pontos de reações
2,684
Pontos
8
Boas, @abyssalbeauty

Não julgamos por ter iniciado com o kit de cultivo.
A única rejeição são os tópicos de diário de kit ou perguntas referentes a eles, uma vez que chega tudo pronto e tem o vendedor para auxiliar.
O importante é se dispor a cultivar com seus próprios carimbos.

Enfim,

Compressor de ar com pedra porosa + furos na caixa com TNT substituem a famosa abanada no terrário? Caso positivo, como saber se o compressor + furos estão sendo suficientes? Tem como medir ou inferir esse parâmetro? O compressor pode (ou deve) ficar ligado 24 horas?

Não, a troca de ar não é suficiente apenas com compressor de aquário.
Também não é a melhor opção, eu considero a "poor man's pod" ultrapassada.

Pode ficar ligado 24hr se optar por utilizar.
Recomendo leitura sobre shotgun fruiting chamber e quando tiver experiência monotub.

São muito mais eficientes e até mais baratas.

Um mini umidificador substitui o borrifar de água nas paredes para repor a umidade, certo? A ideia era nem usar um, mas como aqui no Rio é um pouco quente, preciso ficar colocando garrafas de água gelada constantemente para abaixar a temperatura. Após cada troca de garrafa, preciso borrifar 4 ou 5 vezes para elevar a umidade, pois o frio resseca o ar. No caso o umidificador deve ficar ligado só até a umidade atingir o ponto desejado e depois desligado?

Substitui e sim.
A perlita/argila funcionam melhor do que borrifadas nas laterais.
O umidificador da muito mais trabalho.

Existe algum consenso sobre a quantidade de furos no terrário? Estou usando uma caixa de 45 litros no momento. Fiz um total de 6 furos de tamanha 4x4. Na experiência de vocês, está aceitável?

Não tem regra, vai dá experiência e preferência do cultivador.
Maioria do pessoal usa 1" a 2".

Também já cultivei com unmodified (sem furos) só com a tampa de ponta cabeça, sem problemas.

A maioria das questões é experiência e o que funciona melhor pra você

abyssalbeauty

Esporo
Cadastrado
23/05/2021
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
2
Boas, @abyssalbeauty

Não julgamos por ter iniciado com o kit de cultivo.
A única rejeição são os tópicos de diário de kit ou perguntas referentes a eles, uma vez que chega tudo pronto e tem o vendedor para auxiliar.
O importante é se dispor a cultivar com seus próprios carimbos.

Enfim,

Não, a troca de ar não é suficiente apenas com compressor de aquário.
Também não é a melhor opção, eu considero a "poor man's pod" ultrapassada.

Pode ficar ligado 24hr se optar por utilizar.
Recomendo leitura sobre shotgun fruiting chamber e quando tiver experiência monotub.

São muito mais eficientes e até mais baratas.

Substitui e sim.
A perlita/argila funcionam melhor do que borrifadas nas laterais.
O umidificador da muito mais trabalho.

Não tem regra, vai dá experiência e preferência do cultivador.
Maioria do pessoal usa 1" a 2".

Também já cultivei com unmodified (sem furos) só com a tampa de ponta cabeça, sem problemas.

A maioria das questões é experiência e o que funciona melhor pra você
Obrigado, Texugo, pela recepção e pelas respostas das perguntas.

Eu utilizo argila, ela segura bem a umidade em 99% na maior parte do tempo. O único problema mesmo é quando eu coloco a garrafa gelada, que em mais ou menos uma hora, derruba a umidade pra 77%. Até subir novamente, leva umas 4 borrifadas em duas horas. Acho que o umidificador ajudaria nessa reposição pós frio.

Novamente, agradeço.