Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amanitas no Paraná

meloguco

Primórdia
Cadastrado
19/05/2015
5
30
30
Boa noite meus nobres...
Sou novo aqui no forum, primeiro post, acesso desde 2010 mas nunca interagi por aqui. Bom, ja tive algumas experiências com o Cubensis porem nunca tinha ido a busca deles ou dos Amanitas. recentemente tenho ido com um camarada buscar nos pastos aqui do PR... ai vim compartilhar com vcs o que nós encontramos, ou o que nos encontrou como alguns preferem ha ha.

Outra parada, nunca tive contato com os queridos Amanitas, estou aberto a sugestoes de consumo, dei uma pesquisada mas é sempre bom uma palavra direta.. estou secando eles logo menos vou colocar as fotos deles sequinhos.
 
Porque não nos elucida com fotos dos cogumelos frescos (para conferirmos o tamanho/qualidade) e o seu processo de secagem?

Essas informações seriam úteis para outros caçadores e também para os mais experientes indicarem se você estiver secando eles errado, o que no caso tem tudo a ver com a forma de consumo sobre a qual você quer sugestões.
 
Opa, bom dia Salaam, eu irei postar as fotos deles... é que estão no meu celular, logo menos vou upar aqui..
Sobre o procedimento de secagem usei um que o Mortandello postou, acredito, com os saquinhos em cima do ventilador, estão faz 48 hrs ja reduziram bastante o peso.


tai a foto deles frescos, não ta no padrão pra mostrar pq eu não tinha intenção de compartilhar aqui ainda. da prox vou fotografar eles antes de colher, dps e tb dos que eu não colhi, pois vi uns 2 tipos de amanitas lá inclusive um branco lindão mesmo...
 

Anexos

  • 20150516_200759.jpg
    20150516_200759.jpg
    81.6 KB · Visualizações: 46
Última edição:
Tem um aí que não parece Amanita muscaria.

E cuidado com esse tal branco, porque pode ser ou não A. muscaria.

Fora isso esses cogumelos podem ser pilotos, conhecidos por terem mais veneno que o normal.
 
Opa, poderia dizer qual deles especificamente? dps vou fotografar melhor, porém ja estarão meio secos.
Podem ser pilotos? fiz uma busca rápida e diz que se referem aos primeiros da estacão.. como posso confirmar?
No dia que estive lá e fiz a coleta(semana passada), encontrei muitos, tipo uns 20 que eu pude ver, porque tinha vários escondidos também..
 
Perdão. . No momento da foto deixei os Cubensis junto..

Bom, segue imagem deles após 72h de ventilação, estou indo comprar a silica gel pra finalizar no pote.

O que acham do processo de secagem? mais tempo? menos? posso fotografar o ventilador tb :D

Agora fiquei em dúvida então, devo descarta los pois são pilotos? E se sim qual a forma mais respeitosa para fazer?

20150520_140421.jpg 20150520_140233.jpg

edit: hoje vou fazer a trip de busca denovo.. o que vcs recomendam caso encontrar mtos amanitas? deixa-los lá mesmo e esperar o tempo certo? porque semana passada eu encontrei +- uns 5 bem abertões e uma galera meio fechada ainda, tipo bolota.
edit2: já estão num zip lock hermetico com uns 3 pacotinhos de 20g cada de sílica azul, separados por dois guardanapos.. seria suficiente?
 
Última edição:
Back
Top