Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amanitas na Chuva

slip

Cogumelo maduro
Cadastrado
02/05/2006
7
67
40
Eae galera, ontem fui acampar com chuva numa região aqui do RS, e fiz uma colheita de cogumelos, creio eu que são amanitas, mas alguns não continham aquelas bolinha brancas em cima e outros sim.. Mas o que eu achei estranho é que os que tinha as bolinhas, eu mal encostava e elas caiam, pode ser que os outros tb sejam amanitas mas que a chuva tenha arracnado suas bolinhas???

Coloquei eles pra seca na frente d um ventilador!!
DSC03283.JPGDSC03285.JPGDSC03290.JPGDSC03291.JPGDSC03298.JPG

naquela foto que estão todos juntos, tem alguns que não parecem bem amanitas muscaria, eles não tem nada de vemelho

cara da uma lida aqui no forum no modo de secagem e preparo de amanitas

tu tem de secar eles no forno e não no vento

boa sorte!

Caro amigo,

Mesmo com certa desinformação, você fez uma colheita mágica, pois com certeza são Amanita muscaria pelas fotos e características do clima e vegetação. É normal que eles percam as rugas quando crescem demais ou quando se bate nelas. (O único que não me parece Amanita pela foto é o terceiro da fileira, de cor marrom e sem rugas) :eek:

Porém, ao meu ver, sua colheita vai perder toda a magia e se transformar em algo irresponsável e predatório se não fizeres um bom uso deles. Não estou compelido você para que os use, mas não concordo com a atitude de privarmos um ser vivo de seu ciclo vital se não for por um bom motivo. :(

O destino te colocou nessa situação e a oportunidade está aí em um grande poder nas suas mãos. Aconselho você a secá-los bem e buscar em nosso fórum uma forma adequada de utilização. (Ambas explicações já foram dadas em um post do Mortandelo) ;)

Abraxas: Essa forma de secagem não é uma regra. Sem querer ser grosso, quando não tiveres certeza absoluta de algo, melhor não confundir a cabeça do pessoal ;) :pos:

Respeito e responsabilidade acima de tudo,
Qualquer coisa estamos aí! :pos:

Opa, que bom que são amanitas, aquele lá amarleo eu descartei, eu acho que era um, só que estava quase morrendo!!!

Bom, tirei eles da frente do ventilador e coloquei eles em frente a uma aquecedor eletrico, acho que vou deixar até ficarem secos!!

Gostaria de saber se alguém aqui já guardou eles e como? Eu queria guardar por 2 dias pq quero tomar em um lugar especial hehehe... Congelar estraga?

kUrIX disse:
Abraxas: Essa forma de secagem não é uma regra. Sem querer ser grosso, quando não tiveres certeza absoluta de algo, melhor não confundir a cabeça do pessoal ;) :pos:

Respeito e responsabilidade acima de tudo,
Qualquer coisa estamos aí! :pos:

Eu nunca sequei Amanitas, sequer os consumi, mas falei para ele, primeiramente, pesquisar a respeito, e como ele ja havia catado os cogus e estes já estavam a secar, sugeri que colocasse eles no forno, que até onde eu ja li um pouco a respeito, é a forma que tem uma melhor explicação científica e na prática é a mais usada e a que da mais efeitos.

E se eu encontrasse Amanitas m. e deseja-se consumi-los procederia dessa forma.
Nunca eu afirmaria algo sem ter nenhuma noção do assunto.

Abraxas: Certo, concordo contigo. É que às vezes, quando a gente não tem segurança sobre qualquer coisa, podemos usar palavras que acabam tornando-as confusas pros iniciantes, e não é a primeira vez que sinto isso nas tuas colocações. Mas nada grave, por favor é só uma crítica construtiva, ok parceiro? (as últimas frases não foram pra ti) :pos:

Slip: Existem diversos métodos de secagem, que vão da preferência de cada um. A maneira com que tu estás fazendo tá legal. Depois que eles estiverem durinhos, você pode conservá-los em um vidro que fique bem fechado, acrescentando desumidificadores dentro. Assim você pode guardar por bastante tempo sem preocupação. Caso não possa conseguí-los, quebre o galho com uma camada de sal grosso, um papél toalha, e os cogumelos por cima.

Não esqueça de ler os métodos de utilização do Amanita no fórum pra não fazer besteira, cara. Eu te aconselho a seguir as formas que diluem o cogumelo em pequenos pedaços ou até mesmo pó, pra diminuir possíveis nauseas. Lembre-se que esse cogumelo não se ingere como chá, pois ele começa a perder a psicoatividade quando esquentado a temperaturas acima de 80 graus.

Bom, hj acordei e fui verificar meus companheiros, e já estavam todo secos, retirei eles do locla e coloquei dentro de um saco plástico e guardei, vou mudar para um vidro como o amigo ae falo!!!

Só uma coisa, o caule de todos quebraram, dai fico separa o caule e o chapéu, isto não tem problemas neh??

Nossa, dei uma checada neles denovo, que visão mais lindas..

Todos dobraram o chapeu pra cima e ficaram como panelinhas, e a parte vermelha ficou toda dourada, parecem jóias, ou melhor SÃO jóias!!! Não vejo a hora de me deliciar com eles heheheh...

Meu modo de preparo vai ser o seguinte: Vou pegar eles, tirar a pele dourada de cima e separar para fumar, o caule e o chapeu vou comer!! hahaahha

Devo mastigar o caule e o chapeu juntos? Ou deve-se comer apenas o chapeu??

é...
me parece que no sul eles aparecem como formigas rs

mais aqui em são paulo é dificinho achalos não??

precisava conversar com alguem daqui de sampa que os conhece....

Slip: Pode comer tudo numa boa. Só repito meu conselho de optar por métodos que deixem os cogumelos divididos no maior número de partes possível ou até mesmo amassado até virar pó, pois assim você pode diminuir consideravelmente as nauseas.

Quanto a fumar as peles dos Amanitas, isto deve ser feito com elas frescas, antes de começarem a ficar secas, no máximo algumas horas depois da colheita. Então, esta experiência fica pra próxima. :pos:

kUrIX disse:
Slip: Pode comer tudo numa boa. Só repito meu conselho de optar por métodos que deixem os cogumelos divididos no maior número de partes possível ou até mesmo amassado até virar pó, pois assim você pode diminuir consideravelmente as nauseas.

Quanto a fumar as peles dos Amanitas, isto deve ser feito com elas frescas, antes de começarem a ficar secas, no máximo algumas horas depois da colheita. Então, esta experiência fica pra próxima. :pos:

Humm.. então vou fumar na proxima mesmo!! hehehe Se eu tiver efeitos positivos com esses cogumelos na proximo fim de semana vou caçar mais alguns.

Outra coisa, nauseas acontecem pelas toxinas ou por ser nojento mesmo? Pq nojo eu não tenho.. só muita vontade de comelos

Uma outra pergunta que eu teria se alguém souber

Eu gosto muito de colocar cogumelo em minha comidas, será q é possivel fazer uma pizza de amanitas??

Eu tava pensando em algo assim, depois de seca os cogumelos, reservar eles, e montar uma pizza com alguns temperos e levar ao forno.. Qd faltar uns 2min pra ela ficar pronta, colocar os amanitas em cima até ficar pronta... Será q iria funcionar?

slip disse:
Humm.. então vou fumar na proxima mesmo!! hehehe Se eu tiver efeitos positivos com esses cogumelos na proximo fim de semana vou caçar mais alguns.

Só cuida que às vezes quando colhemos demais em um local, fazemos com que os cogumelos não consigam liberar seus esporos, dificultando ou extinguindo o nascimento de novos cogumelos ali por um bom tempo... :(

slip disse:
Outra coisa, nauseas acontecem pelas toxinas ou por ser nojento mesmo? Pq nojo eu não tenho.. só muita vontade de comelos

Esse assunto é extremamente relativo por dois motivos: primeiro que cada pessoa é diferente da outra, e segundo porque as náuseas podem ser desencadeadas por inúmeros fatores distintos, como nojo, toxinas, combinação de substâncias, racionalidade abalada, medo, estranhamento físico ou psicológico, limpeza espiritual, etc.

Dá pra se tentar evitar as náuseas, mas pode seguir meu conselho: se o vômito vier é porque tem que vir, e colocá-lo pra fora sempre é o melhor a fazer. :pos:

slip disse:
Eu gosto muito de colocar cogumelo em minha comidas, será q é possivel fazer uma pizza de amanitas??

O Amanita muscaria é originário e culturalmente utilizado na região da ásia, próximo da Ucrânia. Lá eles o utilizam de diversas maneiras, e uma delas é na culinária. Com certeza você poderia procurar algumas receitas ou inventar as suas com os cogumelos. Não entendo da culinária deles, por isso é bom você estudar isso com cuidado para saber quais as partes utilizadas, meios de se inibir as toxinas, quantidades, etc.

Agora, se o teu propósito for viajar, aconselho a utilizar os métodos para tal. Não tente misturar o propósito alimentício com o de viajem em um preparo só, no caso deste cogumelo em questão, pois as chances de dar alguma coisa errada é grande. :pos:

O calor muito alto do forno, mesmo que por esse pequeno tempo, pode deteriorar o principio ativo dos cogumelos

mas para que tu quer fazer isso, para encobrir o gosto dos cogus ou só por um metodo de ingestão alternativo?

come-los junto com uma grande quantidade de comida vai, provavelmente, retardar o inicio dos efeitos

um dos métodos para melhor absorçao dos principios ativos, é masca-los e segurar o liquido por um bom tempo na boca e depois engolir, assim a mucosa da boca ja começa a absorver

abraço

slip disse:
Uma outra pergunta que eu teria se alguém souber

Eu tava pensando em algo assim, depois de seca os cogumelos, reservar eles, e montar uma pizza com alguns temperos e levar ao forno.. Qd faltar uns 2min pra ela ficar pronta, colocar os amanitas em cima até ficar pronta... Será q iria funcionar?

Pode fazer sim, e tem até um segredo pra fazer a pizza ou macarronada ou o que quer que seja com amanitas secas,
PRIMEIRO - SEQUE-as da maneira tradicional ensinada no forum
segundo- quando for utilizalas, encha um PRATO fundo com agua MORNA e coloque-as para se RE_HIDRATAREM durante 30 minutos.
escorra a agua e faça o qeu quiser com elas. pode fatiar elas e fritar, junto com alho pra salpicar sobre a pizza, colocalas CRUAS cobertas com mussarela DESFIADA(moda da casa russa)e com BASTANTE massa de tomate e em vez de usar OREGANO por cima da pizza, use folhas INTEIRAS FRESCAS de MANJERONA (cuidado pra nao exagerrar)! fica MUITO BOM, eh prato de CHEF e vc pode fazer pra sua pfamilia INTEIRA sem medo deles ficarem doidoes ou passarem mal.(desde que sejam mesmo MUSCARIA as amanitas ;)

kUrIX disse:
Agora, se o teu propósito for viajar, aconselho a utilizar os métodos para tal. Não tente misturar o propósito alimentício com o de viajem em um preparo só, no caso deste cogumelo em questão, pois as chances de dar alguma coisa errada é grande. :pos:

Os amanitas nao são uma comida LEVE e de facil digestao. PESA e pesa MUITO na barriga, ,RE-hidratar eles antes ajuda MUITO , pq ele nao vai inchar no seu estomago, mas ele continua sendo uma comida pesada, JUSTAMENTE PARA O FRIO.
tem a sopa de amanita com batatas,cebola em rama e FUNCHO, , que eh tb MUITO BOA, mas eh dificial arrumar cebola COM rama pra fazer (mais dificil que as amanitas !)

hehehe
da pra fazer um livro só com receitas de Amanitas:D

eh prato de CHEF e vc pode fazer pra sua pfamilia INTEIRA sem medo deles ficarem doidoes ou passarem mal.

elas perdem a psicoatividade durante o preparo desses pratos?

nao, definitivamente fica algum resquicio das substancias, mas como a quantidade que vai ser consumida(ela eh usada como um TEMPERO, nao uma mistura) e o metodo de ingestao nao propiciam uma absorção que passe do nivel de threshould. o que pode ocorrer eh um LEVE, MAS MUITO LEVE MESMO enebriamento, comun de comidas pesadas. pra comparar: depois de uma feijoada bate aqueeeela moleza... quando vc comer algo com amanita tb.
(poxa quando eu acabei de postar lembrei da receita de GELEIA q eu te passei .. TAVA ERRADA!!! ehhehe a proporçao cerrta eh 1kg de açucar +3 limões+ 50 ML de agua pra cada 100 GRAMAS de amanitas secas)
ee tirando a geleia como exemplo, ELA MANTÈM SIM a psicoatividade depois de cozida, claro que vc nao vai manter a geleia no fogo por 3 ou 4 horas como uma geleia de goiaba, tem qeu derreter o açucar usando o caldo de limao e aagua primeiro até o ponto de PUXA, ae vc desliuga o fogo, adiciona o PÒ de amanitas secas e meche até eesfriar com uam colher de pau.) FICA MUITO BOM e MUITOO PSICOATIVO, se quiser trocar 50 % do açucar por mel, vira a geleia SOMA sagrada, vira a comida sagrada da imortalidade ,...eheheh pelo menos em teoria nao eh naa confirmado sobrre o SOMA ..eheheh mas prefiro encarar assim: estou consumindo um doce MUITO bom que alimenta o corpo e a alma!

A receita do SOMA, chegamos longe com esse tópico!

essa da géleia é bem interessante, nem imagino que gosto tenha

só 50ml de água?? não é pouco pra 1kg de açúcar, 3 limões e 100 GRAMAS de amanitas secas

Back