Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém sabe o porquê?

Rodportnoy28

Cogumelo maduro
Cadastrado
30/06/2006
14
68
Sexta e sábado agora choveu legal , apesar de ser inverno, choveu cerca de 60mm em 2 dias , mais ou menos 25 na sexta e 35 no sabado. DEpois nop domingo fez um sol bacana, mas sai pra caçar no psato cheio de esterco e nada. Porque se´ra?
AS condiçoes citados pelo que me parece sao as ideais pros cogus darem as caras , mas nao achei nada senao um pouco de micelio debaixo das cacas.
A temperatura nao tava muito fria (25C) aqui onde moro (sudeste).
Será que eh preciso mais chuva ou mais calor?
:confused:

eh preciso ... magica :)
no verao o sol está mais perto , enviando seus raios misticos para o pasto.
acho q a pressao barometrica tb influencia. e ele tambem costuma sair mais na epoca, colher agora seria matar os cogumelos do verao.

Acredito que as temperaturas frias e a baixa umidade do inverno paralizem o desenvolvimento dos micélios, quando a temperatura torna a subir e as chuvas começam a cair provavelmente os esporos tornarão a "brotar", daí, acredito eu, pela minha experiência de "caçador véio", demore uns 40 dias para ocorrer uma boa safra, isto é, quando deu uma chuva forte e estiver quente, basta esperar 40 dias, quando as condições climáticas estiverem ideais após esse período é batata, ou melhor, cogumelo!

Bem, se for de acordo com essa teoria dos 40 dias , cogumelos selvagens entao só pro final de outubro:eek: aqui no Sudeste?:(

ouvindo:

-Friends (Joe Satriani)

heyy, eh uma TEORIA isso. cogumelos sao SAZONAIS, tem epoca certa do ano pra frutificar. só no final de outubro/novembro, com a chegada da epoca das chuvas, começa a epoca de colheita. ela se extende até abril/maio do proximo ano quando o ciclo das chuvas (auqwi no subdeste ) termina.
colher cogumelos FORA de epoca pode acarretar em um verao sombrio sem cogumelos. essa hora é quando as colonias lançam cogumelos esporadicos para garantir que os esporos se espalhem por todo campo. acho que é totalmente anti ético a colheita nessa epoca do ano. ESTAMOS NA PIRACEMA DOS COGUMELOS aqui no sudeste, respeitem por favor.

Realmente, a época boa de se colher é entre outubro/abril, sendo dezembro o mês de mais chuvas e calor.

Chuva no inverno só vai fazer o micélio crescer, e esporos germinarem, pois no inverno num há ocndições favoráveis pro crescimento do micélio, então, antes de frutificar o micélio precisa crescer :) ;)

Morta , pode ate ser, mas também acho q eh teoria essa estoria de nao coletar cogus agora pois senão nao nascerá no veraozao.
Eh que fica dificil nao catar alguns cogus se , porventura , vierem a aparecer.
E se , na hora da coleta, o caçador deixar pelo menos um pedaço do chapéu , ou o chapeu interiro me parece que teria espóros suficientes para futura colonização.;)
Isso é uma opiniao sua ou vc se baseou(baseado?) em alguma literatura?
Desculpé a ignorancia:D

Rodportnoy28 disse:
E se , na hora da coleta, o caçador deixar pelo menos um pedaço do chapéu , ou o chapeu interiro me parece que teria espóros suficientes para futura colonização.

Num ia adiantar muito, os esporos tem q se propagar pelo ar, q se vc tira o chapeu, ou seja, leva a estipe embora, num tem "suporte" pro chapeu poder soltar os esporos
eles caem, sem estipe eles vão cair aonde? no mesmo local! :pos:

mas relaxa, cara. se vc mora numa cidade pequena, onde a mentalidade das pessoas é uma ocisa insignificante vc pode catar uns coguzinhos, mas por enquanto, é obm deixar outros pra propagar a espécie né :D

pra quem cultiva em casa, a caçada se torna um evento MEMORÀVEL, depois do inicio dos meus INDOORS(tinha digitado OUT sem querer) jah fui em 2 caçadas.
TODAS acompanhadas de ótimas aventuras e muita diversão.
NAO EXISTE NADA MELHOR QUE IR QUALQUER DIA de fevereiro num pasto e se deparar com MILHARES de cogumelos.
quem " rapela" nessa época do ano(setembro) DIMINUI e SIM (isso nao é teoria, foi ccomprovado por EU mesmo) a quantidade de cogumelos que aparecerão no verão. ainda digo mais , é facil você colher 20 cogumelos nessa epoca e NAO COLHER MAIS NADA durante anos nesse " seu pasto" quem discordar, que se dane. vai pescar na piracema pra vc ver se vai ter peixe no outro ano.
jah que nao existe um " orgao de proteçao" dos cogumelos, acho que cada um deveria se conscientizar que os cogumelos estao ali por algum motivo, e o ULTIMO deles eh pra um doidao qualquer catalos para comer. aliás quem Lê em um site de internet que comer cogumelos que dá nas bostas de vaca deixa loucao e vai lah colher pra comer, no mínimo já é doido. efaria QUALQUER outra coisa que falassem que deixava loko (ex. a onda do chá de fita cassete, o pessoal que fuma casca de bananeira e por aí vai.;..)
estamos a menos de 90 dias do começo da temporada.. façam uma forcinha vai :)

eu me deparei com um pasto que era mistico e povoado e de tanto o pessoal ir la pegar "acabou" serio mesmo o local parece um deserto usado vc vai la parece que a natureza não queria ninguem ali, fui muitas vezes e não achei nada, eu fiquei pensando em uma area de la pq a cidade tem varios pastos em um lugar especial dar uma forçinha o que vcs acham? nos potes de exame que fiz minhas seringas sobraram esporos ali, coloquei um pouco de mel e agua mineral e esta repousando, logo acho que irei nesssa cidadezinha é aqui do lado de campinas e jogar um pouco do liquido com esporos embaixo dos estercos? é viagem :eek: ou poderia dar certo?:) :pos:

Não dá pra saber o comportamento de uma raça doméstica em um ambiente selvagem, talvez funcione, talvez não. Creio que o importante do sucesso dsesse projeto seja o fato de voce escolher bem a hora de inovular esse micélio, espere por um clima favoravel.

Sobre o pasto que ficou deserto: Não respeitar a Natureza dá nisso mesmo, não é que ela se vinga, é ação e reação.

Não dá pra saber o comportamento de uma raça doméstica em um ambiente selvagem, talvez funcione, talvez não. Creio que o importante do sucesso dsesse projeto seja o fato de voce escolher bem a hora de inovular esse micélio, espere por um clima favoravel.

Sobre o pasto que ficou deserto: Não respeitar a Natureza dá nisso mesmo, não é que ela se vinga, é ação e reação.

pod cre psilo no verão posso tentar, mas se for pra la ja que os frascos tao aqui posso ate levalos para nao jogar fora hehehhe, :p:

é cara até então eu nao tinha percebido, começei a frequentar o local e ver que ficava um ar pesado, as vezes ia la nem pra caçar estendia uma rede e ficava la refletindo tomando um vinho ouw minhas melhores trips foram ali por perto riachinho, um pouco mais longe cachuiera e indo mais um rio enorme com aguas cristalinas quando nao esta em epoca de chuva yeahh :) lindo aquela cidade quero mudar pra lá até eu ficar velhinho heheh a natureza é perfeita :rolleyes:
:luz: :pos:

Querido E115,, os esporos nao cairao no mesmo lugar se eu deixar o chapéu virado pro lado de cima ou eu mesmoo espalhar os esporos pelo pasto , através de carimbo selvagem diluido num borrifador, certo?;)

Cidade pequena= mentalidade insignifacante, afirmaçao um pouco preconceituosa, mas acerto na mosca E115:pos:

"quem discordar que se dane" caraca, a convivência eh um eterno desafio mesmo

ouvindo:

Strange deja vu- Dream theater:pos:

Última edição por um moderador:
eu nao quis dizer " que se dane" nuym sentido ofensivo, foi no sentido que o cara vai se FERRAR mesmo, pq nunca mais vai achar cogus por lá. e se é o pasto da CPFL qq vc tá falando ele secou de vez...

eu nao quis dizer " que se dane" num sentido ofensivo, foi no sentido que o cara vai se FERRAR mesmo, pq nunca mais vai achar cogus por lá. e se é o pasto da CPFL qq vc tá falando ele secou de vez...

como aconteceu com esse lugar que citei ... infelizmente la ficou comprometido o aparencimento deles, eu acredito sim, não nos expressamos ofensivamente mas é a pura verdade, lá que o diga :(
:pos: :luz:

Talvez a maneira certa de introduzir uma strain doméstica num pasto,

seria seguir etapas de readaptação.

Um carnívoro que adota a alimentação vegetariana tem problemas de adaptação.

A strain doméstica está sendo cultivada, não se sabe quantos ciclos, em substrato rico.

Nutrientes a vontade sem restrições.

Colocá-la de cara num pasto, com o substrato in natura é pouco provável obter sucesso.

Sugiro observar as etapas:

1 - Escolher uma strain que reuna características que coincidam com da região em questão.

Observar temperatura e umidade de colonização da strain

2 - Inocular a strain em estrume esterelizado.

Esse cultivo visa introduzir a strain no substrato de origem.

Aqui será selecionada uma sub-strain forte, entre tantas.

3- Obter esporos desses cogumelos e cultivar em estrume esterelizado, novamente.

Essa etapa visa fortalecer a sub-strain selecionada nesse substrato.

4 - Levar esse último bolo 100% colonizado e implantar em estrume in natura (não esterelizado).

5 - Obtendo sucesso, introduzir bolos colonizados em estrume in natura no pasto.

Para ser sincero, quero dizer a voces, que além de chover, o clima tem de estar de acordo, senao nada feito. Pode chover 5 dias direto, se o clima nao estiver quente, nada. Olha que de pasto eu conheço, pois morei dois anos en frente a três pastos gigantes, na cidade de Esmeraldas. Depois de uns 15 dias que comeca a chover, ai nasce e nao para mais. Tem dia que nem chove nada e nasce aquele tanto. Outra coisa que quero vos dizer, o ciclo de vida dos selvagens é bem rápido, no máximo 2 dias, se chegarem a viver esse tanto.

2 - Inocular a strain em estrume esterelizado.

Mestre, desculpa a ignoranza: quando tu fala esterilizado, tá querendo dizer pasteurizado, né?

Ou na primeira manda o estrume na pressão mesmo?

Quando o Stamets fala em "leached cow manure", seria essa pasteurização com fronha?

Valeu, beholder Maurício! ehehe

uma vez, um amigo e eu queríamos supercolonizar um pasto. pegamos um cogu, fizemos um print, raspamos e diluímos em um litro d'água e borrifamos com aqueles borrifadores de passar roupa no pasto (no ar mesmo...). não sei se foi por causa disso ou se foi sorte mesmo de encontrar condições perfeitas, mas tivemos duas colheitas fartas alguns meses depois...

Back