Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém começou a duvidar da realidade?

sankhara

Artífice esporulante
Membro Ativo
10/03/2009
178
80
Lusitania
Queria só perguntar aos membros do Forum se depois de experimentarem os cogumelos, em alguma vez: dias, semanas, meses ou anos depois de o fazerem tiveram momentos ou frações de segundo em que duvidaram da realidade ou se sentiram "não integrados" na realidade.

Como se tivesse ficado um pouquinho do "poder" do cogumelo e meses depois tivessem a sensação de não saber o que é o sonho ou a realidade?

Comigo aconteceu um pouco depois de uma experiencia muito intensa. Gostava se saber mais alguém se sentiu assim.

Abraço

Às vezes sou meio assim, mesmo sem cogumelos hahaha! Ainda não tomei, estou estudando para cultivo. Bom, pra iniciar uma conversa meio cabeça: o que é a realidade? Na minha opinião, a realidade é aquilo que nossa mente assimila como tal. Às vezes penso que não vivemos na realidade Última, que estamos numa "ilusão", uma espécie de matrix. A realidade é aquilo que nossos sentidos percebem.

Às vezes sou meio assim, mesmo sem cogumelos hahaha! Ainda não tomei, estou estudando para cultivo. Bom, pra iniciar uma conversa meio cabeça: o que é a realidade? Na minha opinião, a realidade é aquilo que nossa mente assimila como tal. Às vezes penso que não vivemos na realidade Última, que estamos numa "ilusão", uma espécie de matrix. A realidade é aquilo que nossos sentidos percebem.
De qualquer maneira é sempre bom voltar á realidade a que os nossos sentidos estão preparados para captar no dia a dia. Estar sempre a duvidar ou ficar em conflito com o que percepcionamos não é muito bom (loucura).

Acontece direto comigo mesmo depois de meses sem o uso. Geralmente é uma coisa momentânea, mas já ocorreu de eu ficar uma meia hora sem 'voltar'.
Alguns amigos loucomelos também sentiram isso, então acho que é normal. Já li em algum lugar que os cogumelos agem sobre o corpo até mesmo meses depois de um trip, dependendo da dosagem e da reação do teu organismo.

Parece bobagem, mas eu tenho medo de olhar para espelhos no escuro por que eu entro nesse estado de angustia, pavor e incerteza, em que muitas vezes a realidade parece não existir.

A definição de realidade é relativa a cada um. Pra alguns esse conceito muda depois dos cogumelos. Talvez por que teu cérebro literalmente enxerga a realidade de uma perspectiva diferente, ele não mais garante que quando estamos sóbrio novamente estamos a captar a realidade em si. Se torna uma incerteza. Isso na prática é muito pesado. É a descrença de tudo. É não acreditar que você esta aí, que esse espaço/tempo existe, que houve um passado, que você existe. É não acreditar nos próprios sentidos. Supor que tudo que você vê, ouve e sente é fruto da sua imaginação. Imaginar que você é louco e que toda sua vida é uma mentira. Insanidade.
Ceticismo puro e absoluto.

Confesso que é interessante por uma questão de maturidade e realismo, mas é extremamente desagradável para o dia-a-dia.

.Se torna uma incerteza. Isso na prática é muito pesado. É a descrença de tudo. É não acreditar que você esta aí, que esse espaço/tempo existe, que houve um passado, que você existe. É não acreditar nos próprios sentidos. Supor que tudo que você vê, ouve e sente é fruto da sua imaginação.
É essa mesma a sensação. A sensação de que podemos duvidar de tudo. Pois com ou sem cogumelos é tudo uma questão de percepção da parte do cérebro.
Por vezes é essa a sensação de incerteza e descrença que aparece. Às vezes também penso se todos estão a percepcionar as coisas como eu. OU como nos comportariamos se não tivessemos todos mais ou menos os mesmos persupostos da realidade.
É como dizes... na prática é muito pesado.
Agora já não tenho tanto, mas houve umas alturas que tinha uns segundos em que ficava um pouco ansioso com a sensação da dúvida da realidade.

Direto...toda vez que eu passo em frente ao prédio da FIESP me bate essa sensação...:whistle:

Queria só perguntar aos membros do Forum se depois de experimentarem os cogumelos, em alguma vez: dias, semanas, meses ou anos depois de o fazerem tiveram momentos ou frações de segundo em que duvidaram da realidade ou se sentiram "não integrados" na realidade.

Como se tivesse ficado um pouquinho do "poder" do cogumelo e meses depois tivessem a sensação de não saber o que é o sonho ou a realidade?

Comigo aconteceu um pouco depois de uma experiencia muito intensa. Gostava se saber mais alguém se sentiu assim.

Abraço

Aconteceu exatamente isso depois de uma viagem muito intensa que tive com cogumelos na floresta. Parecia que aquela realidade experimentada na viagem, as visões, emoções, etc. eram tão reais quanto o a realidade em que vivemos. Então, eu fiquei assim meio confuso e desnorteado por umas duas semanas.

Não era ruim, era estranho. A realidade parecia menos "sólida", se é que me entende. Eu sentava na calçada de casa e ficava olhando para o chão sem saber o que fazer. Pensamentos iam e não voltavam, então eu frequentemente perdia o sentimento de ego, pois o ego é nada mais que uma ilusão causada pelo pensamento ininterrupto. Por isso, no momento em que há uma intervalo entre pensamentos não há ego. Nessa época eu comecei a ler livros sobre meditação, o que me fez aprofundar nesse sentimento de não existir, ou existir como pura consciência, não como uma entidade separada. Enfim, é uma longa história.[/QUOTE]

Esse tipo de sensação é "normal" (efeito de uma trip forte demais) e pode ou não ser um problema, dependendo de como você lida com isso.

Isto é, se a dúvida impede ou não você de continuar levando uma vida normal (ou tão proficiente quanto). Em casos mais extremos pode levar a uma certa indiferença (depressão) e até mesmo situações um tanto destrutivas, pela falta de atenção à "realidade" da qual se duvida.

No geral é um bom sinal para ficar longe dos cogumelos (e outros psicoativos) por um tempo, especialmente de doses muito fortes.

uma vida normal (ou tão proficiente quanto).
Na minha visão, a mudança no conceito de normalidade pode ser usado para revolucionar essa visão tradicional de realidade e transcender a vida "normal", mas devido a um caso muito triste que venho acompanhando, começo a duvidar desse poder.
Talvez, e digo com muito pesar, você esteja certo.

Esse tipo de sensação é "normal" (efeito de uma trip forte demais) e pode ou não ser um problema, dependendo de como você lida com isso.
No geral é um bom sinal para ficar longe dos cogumelos (e outros psicoativos) por um tempo, especialmente de doses muito fortes.

Concordo. O importante é saber lidar com essa sensação de que "algo não está certo" e voltar a encarar a realidade e a percepção fora do efeito de psicadélicos como as da realidade. Aliás, é nesta realidade que temos de lidar com todas as pessoas que nos rodeiam. Caso contrário, não lidar bem com isso implica entrar em conflito e perder o controlo (juizo).

Acho importantissimo a referência que o Psicodelio fez acerca da meditação. Cada vez a considero mais importante. Tanto para poder fazer viagens com o uso de cogumelos como até para o dia a dia. Pois uma viagem de 4 horas de cogumelos já me começa a parecer a redução de uma viagem de 70 anos numa vida real. E quem segura com controlo e calma essa viagem de 4h estará certamente preparado para as impresibilidades da viagem de 70 anos :).

Acredito que a realidade em que vivemos é uma das várias realidades existentes, sejam elas espirituais ou não. Após uma trip, é questão de maturidade entender que nosso corpo e cérebro é programado para viver nesta realidade 3D com suas características próprias. Pelo que venho estudando, os enteógenos alteram a percepção para que possamos ver as outras realidades, contudo, isso também pode ser feito sem a utilização dos mesmos, como pela prática da meditação. Buddha Siddhartha Gotama teve visões e insights através da meditação Anapanasati, que é a meditação focada na respiração. Através disso, com muita prática consistente e progressiva durante anos (o iluminado atingiu em 6 anos), você perde a noção dos sentidos e entra em um estado transcendental de percepção. A diferença é que o tempo que levamos para encarar essa perspectiva é extremamente reduzido e ao alcance de todos com os enteógenos, uma espécie de atalho. Isso acontece talvez pelo fato de muitos não estarem preparados para entender a diversidade dos mundos e acabam se tornando confusos. Temos que entender que vivemos em uma DAS realidades. Penso que talvez seja necessário pra alguns um estudo sobre espiritualidade e uma leve compreensão de conceitos espirituais.

Acredito que a realidade em que vivemos é uma das várias realidades existentes, sejam elas espirituais ou não. Após uma trip, é questão de maturidade entender que nosso corpo e cérebro é programado para viver nesta realidade 3D com suas características próprias.
De qualquer maneira, por alguma razão nascemos com este "filtro" especifico para interpretar a realidade desta maneira. Era o equivalente a andar na estrada e 10% dos automobilistas não respeitarem as regras de transito. É bom sair e percepcionar o mundo de outra maneira, anular por um pouco o ego, esquecer a noção de espaço e tempo por um pouco, mas é nesta realidade percepcional que estão os nosos amigos e familiares =) convém regressar. Quando morrer logo verei se o mundo é ou não como o Chico Xavier percepcionava. O importante é ter maturidade para compreender aquilo que a Psilocibina nos mostra e não ficar ansioso e duvidar da realidade como a percepcionamos no dia a dia. É angustiante essa sensação. Até porque acabamos por não ter respostas sólidas e concretas. Sinceramente não tenho maturidade intelectual para compreender a fundo aquilo que a Psilocibina me mostra. É preciso muita maturidade para destapar o véu e ficar calmo depois de ver o mundo de outra maneira.

Interessante sua colocação a respeito de Chico Xavier. Eu, particularmente, tenho um grande interesse no mundo espiritual do Espiritismo, acho ele bem racional. Recentemente comecei a estudar o Budismo e a praticar em casa, mas como não me prendo muito em religião, pego conceitos que acho mais válidos. O Budismo não nos orienta a utilizar substâncias que atrapalhem em nossa percepção, mas, diferentemente das religiões maometanas que conhecemos, ele não tem dogmas e é apenas uma orientação, mas não uma regra. A visão budista do pós-morte é diferente da espírita, mas com tênues semelhanças. Acreditam no renascimento, pregam a não existência da alma e a ilusão do ego. O que eles pregam é a existência de uma essência vital que é gerida pelo Karma ou Kamma, contudo, também pregam a existência de outros planos de existência pelos quais passamos através da roda do renascimento e morte, o Samsara, aí incluindo o mundo dos devas, espíritos, etc. Li um artigo interessante em um site, que dizia ser possível entrar em contato com entidades autônomas, espíritos, deuses, etc. Penso que o cogumelo nos mostra aquilo que somos capazes de ver e o que estamos preparados para isso. Talvez cada crença no mundo seja uma pequena fagulha de uma verdade maior e os cogumelos nos mostra uma parcela disso. Existe uma frase hermética, talvez alguns conheçam, que diz o seguinte: O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo. Os cogumelos são frutos da Terra, e este planeta parece querer nos dizer algo com seus padrões e possibilidades. Se estamos aqui nesta realidade, é por que precisamos estar e isso é interessante.

Última edição:
O Budismo não nos orienta a utilizar substâncias que atrapalhem em nossa percepção, mas, diferentemente das religiões maometanas que conhecemos, ele não tem dogmas e é apenas uma orientação, mas não uma regra. Os cogumelos são frutos da Terra, e este planeta parece querer nos dizer algo com seus padrões e possibilidades. Se estamos aqui nesta realidade, é por que precisamos estar e isso é interessante.
Sinto-me muito ligado ao Espiritismoe á visão do mundo segundo Allan Kardec. Contudo, sou pragmático. Vou esperar para morrer para ter certezas.
Em relação ás religiões e ás interpretações da Existência e a criação do mundo, Terrence Mackena acho que faz uma boa tentativa de explicar o nascimento e aparecimento de religiões com o uso de Drogas Psicadélicas. Já que a ligação entre Drogas e práticas religiosas são muito próximas senão interconectadas.
Como somos todos da mesma espécie, talvez partilhemos a mesma essência e os psicadélicos nos mostrem algo que está já dentro de nós. Pois eu acho que eles não acrescentam nada nas experiências áquilo que nós já somos. POr isso ás vezes até penso que eu deveria estudar mais e ter mais experiências de vida para que o uso dos cogumelos e as experiências com eles sejam mais enriquecedoras (ás vezes penso que eles me tentam mostrar coisas que não estou ainda preparado intelectualmente e emocionalmente para compreender).

Sinto-me muito ligado ao Espiritismoe á visão do mundo segundo Allan Kardec. Contudo, sou pragmático. Vou esperar para morrer para ter certezas.
Em relação ás religiões e ás interpretações da Existência e a criação do mundo, Terrence Mackena acho que faz uma boa tentativa de explicar o nascimento e aparecimento de religiões com o uso de Drogas Psicadélicas. Já que a ligação entre Drogas e práticas religiosas são muito próximas senão interconectadas.
Como somos todos da mesma espécie, talvez partilhemos a mesma essência e os psicadélicos nos mostrem algo que está já dentro de nós. Pois eu acho que eles não acrescentam nada nas experiências áquilo que nós já somos. POr isso ás vezes até penso que eu deveria estudar mais e ter mais experiências de vida para que o uso dos cogumelos e as experiências com eles sejam mais enriquecedoras (ás vezes penso que eles me tentam mostrar coisas que não estou ainda preparado intelectualmente e emocionalmente para compreender).
Sankhara, qual a sua opinião a respeito das entidades autônomas? Acho que esses contatos são uma das coisas mais interessantes do uso dos psicodélicos. No relato que havia comentado acima, dizia que eles tentam, inclusive, mostrar a você o plano existencial deles e ficam aborrecidos quando percebem que você está indo embora e passando para um local diferente (talvez uma alteração da frequência energética, dessintonizando com o mundo deles). Também diz que eles se comunicam através de símbolos e uma espécie de telepatia. Adoraria ter uma experiência agradável com uma entidade dessas. Na minha opinião, são seres externos em frequências diferentes.

Interessante. Muito do que eu penso sobre a realidade foi verbalizado por vocês, @Antonioneto01 e @sankhara . Principalmente o que algumas experiências com cogumelos me proporcionaram. Admiro muito Terence Mckenna pela sua visão de mundo singular e suas teorias extremamente fora da caixa. Acredito que é pertinente compartilhar um vídeo dele neste tópico:

Sankhara, qual a sua opinião a respeito das entidades autônomas? Acho que esses contatos são uma das coisas mais interessantes do uso dos psicodélicos. No relato que havia comentado acima, dizia que eles tentam, inclusive, mostrar a você o plano existencial deles e ficam aborrecidos quando percebem que você está indo embora e passando para um local diferente (talvez uma alteração da frequência energética, dessintonizando com o mundo deles). Também diz que eles se comunicam através de símbolos e uma espécie de telepatia. Adoraria ter uma experiência agradável com uma entidade dessas. Na minha opinião, são seres externos em frequências diferentes.
Olá Antonioneto01. Numa das experiências que tive, e foi poruqe me enganei na dose e consumi muitos cogumelos: tive um encontro com duas entidades. Uma delas qeu me relatou a forma de como deveria fazer as viagens com psicadélicos e que já tinha dado estes ensinamentos á humanidade á muito tempo (isto para abreviar). A outra (feminina) disse que eu deveria nascer novamente porque tinha nascido de uma casariana, e colocou-me na vagina e eu tive de lá sair (quase não conseguia respirar e lutei para nascer). Contudo, não sou capaz de dizer que eram entidades autónomas como dizes. Ainda hoje guardo a possibilidade mais forte de serem fruto da minha imaginação.
Faço psicografia quase uma vez por mês, onde contacto com o meu guia. E aí acredito que seja uma entidade mais autónoma do que aquela da viagem psicadélica qeu fiz. MESMO assim... guardo a ressalva que aquilo que escrevo e as conversdas qeu tenho sejam também uma manifestação qualquer do meu inconsciente. É... ás vezes tenho confltos comigo por duvidar sempre de tudo.
Quando tiveres as tuas experiencias e encontrares essas entidades, por favor, relata para podermos discutir sobre isso. Seria interessante :)

Interessante. Muito do que eu penso sobre a realidade foi verbalizado por vocês, @Antonioneto01 e @sankhara . Principalmente o que algumas experiências com cogumelos me proporcionaram. Admiro muito Terence Mckenna pela sua visão de mundo singular e suas teorias extremamente fora da caixa. Acredito que é pertinente compartilhar um vídeo dele neste tópico:

Estou ansioso para ler os livros do Mackenna, tenho eles no computador e lerei em breve!

Olá Antonioneto01. Numa das experiências que tive, e foi poruqe me enganei na dose e consumi muitos cogumelos: tive um encontro com duas entidades. Uma delas qeu me relatou a forma de como deveria fazer as viagens com psicadélicos e que já tinha dado estes ensinamentos á humanidade á muito tempo (isto para abreviar). A outra (feminina) disse que eu deveria nascer novamente porque tinha nascido de uma casariana, e colocou-me na vagina e eu tive de lá sair (quase não conseguia respirar e lutei para nascer). Contudo, não sou capaz de dizer que eram entidades autónomas como dizes. Ainda hoje guardo a possibilidade mais forte de serem fruto da minha imaginação.
Faço psicografia quase uma vez por mês, onde contacto com o meu guia. E aí acredito que seja uma entidade mais autónoma do que aquela da viagem psicadélica qeu fiz. MESMO assim... guardo a ressalva que aquilo que escrevo e as conversdas qeu tenho sejam também uma manifestação qualquer do meu inconsciente. É... ás vezes tenho confltos comigo por duvidar sempre de tudo.
Quando tiveres as tuas experiencias e encontrares essas entidades, por favor, relata para podermos discutir sobre isso. Seria interessante :)

Interessante sua perspectiva! Estarei postando meus relatos sim, quero muito compartilhar com vocês. Acredito que a compreensão das realidades múltiplas será de grande valia.

Eu fico no mesmo grupo do @Spiritualcybe, ou seja, daqueles que nem precisavam tomar nada na vida pra duvidar da realidade. Mas acho que de um jeito um pouco diferente de como vocês estão falando - como um todo - mas sim de dados aspectos, como por exemplo da existência de alguma pessoa, quando há muita sintonia com alguém. :LOL:

Off-topic

Dá uma olhada no que eu digo nesse tópico aqui. Pra mim a existência de consciências sem corpo é um fato dado pela observação. É fato, não fé, que pode ser observado através de um método. Eis minha visão, e talvez contribua em algo pra você se não conhece esse método. :)

On-topic

De volta ao tópico, esse conhecimento que obtive através da observação me leva, ainda bem, a não duvidar da realidade espiritual - na mesma medida em que não se duvida que o sol existe, por exemplo. Se a pessoa filosofar a ponto de "não há sol, terra, água...", ai já se está em outro nível de abstração. Mas tomada pragmaticamente a realidade ("essa parede existe"), então do mesmo jeito há uma realidade espiritual.

Última edição:
Como é esse negócio de encontrar e conversar com entidades? É como uma miragem que você de fato enxerga ou é mais como uma visão mental? Acho muito curioso isso pois sempre leio relatos do tipo com psicodélicos mas eu nunca tive experiência parecida, mesmo em doses elevadas.

Back