Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alerta para o próximo a tentar inocular algo...

Cygnus X 1

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
21/01/2005
270
76
Pelo q percebi nas experiências Fanaticus dos diversos usuários nos últimos meses poucas vingaram, as perdas para contaminação são inevitáveis e portanto existe uma boa dica para diminuir as perdas em contaminação: fazer no mínimo 8 copos por vez. É simples, se vc faz dois bolos e perde um então foi 50% de erro, se vc faz 6 e perde 2 a foi 33% de erro, e assim vai... isto claro em condições onde o cultivador está realmente levando a sério e investindo no cultivo tanto com seu tempo (=dinheiro) e sua mente (=knowhow). É como um jogo, uma vez q o cultivador empurra o envelope de sua eficiência mais adiante (esterilizando melhor, compondo melhor, frutificando melhor) as probabilidades de erro são diminuidas a zero logo após o segundo cultivo...

Spectrum disse:
Legal Veio,
Isso se Chama "Experiência"coisa que só se aprende apos os erros,mas só quando descobrimos onde erramos e corrigimos depois..

Kotonmouth disse:
OPara mim o mais importante para evitar contaminação é vidro de alcool panela de pressão e sabonete protex, se alguem fosse me pergutar quantos potes deveria fazer , eu respoderia o maximo que puder, quanto mais melhor , não tem como se arrepender de ter potes demais , sempre-se tem algo para fazer com eles e quanto mais sustrato melhor o Casing

Psilocube disse:
Nâo deve ser dificil.
se o amigo observar algumas fotos por ai no site o cara ateh fuma e toma cerveja enquanto prepara o bolo, aliás ateh o bolo de alpiste parece q passarinho comeu pois tem grãos ateh detro da pia (cheia de louça suja observe,,hehe)

De acordo, já realizei todas operações de cultivo em um ambiente para lá de sujo e deu certo... mas é claro q não é recomendável fazer nenhum dos passos em um lugar asqueiroso, assepsia é tudo.
 
Última edição por um moderador:
eu fiz 2 cultivos um de GT e outro de Orissa e funcionou, mas ultimamente soh tem dado um bolor verde nos copos.
Mas eu consigo!!!
já consegui !!!!
é so ter paciencia!!!!
 
É só fazer as coisas com cuidado, dá última vez fiz 12 copos, 1 contaminou. Agora fiz 3 potes grandões, nenhum contaminou. Sempre lembrar de usar todas as técnicas de esterilização e ser rápido no processo.
 
Pessoal,
Acho que não tem muito segredo, é só deixar a preguiça de lado e fazer uma boa faxina em todo local onde for feito os trabalhos, como já falaram, muito álcool, muito lysol, uma panela de pressão com a borracha de vedação em bom estado(com o tempo certo de esterilização), luvas, touca, máscara, "uma chuveirada(que faz bem de vez enquando, não só aos sábados) com protex", materiais orgânicos de boa qualidade desde o print ao arroz que não pode ser velho ou muito tempo aberto, vedar bem com fita as entradas de ar, lamparina de álcool, ataduras ou panos muito limpos, muito papel toalha, acho que isso é o básico pra evitar os contaminantes, porquê sinceramente, vc ter toda uma mão-de-obra, pra vim o duende verde dar uma mordida no bolo, aí não tem graça!?!:neg:
Paz E Muita:luz:
 
Olha, só cultivei duas vezes. Na primeira fiz 4 copos, um quebrou na panela de pressão. Os outros três deram certinho, mas não consegui frutificação.
Estou no meu segundo cultivo. Nessa eu fiz 8 copos, um eu perdi na ora de esterelizar pois foi em panela comum com tampa, a água secou e queimou o substrato, dai e o abortei. Dos outros sete copos que sobraram, só um contaminou. Minha técnica pessoal é a seguinte:

Eu lavo todo o hambiente primeiro com água e sabão. Seco. Depois eu passo um desinfetante chamado pinho sol( seria um ótimo substituto do lisol, com uma vantagem, não pega fogo e na embalagem vem dizendo que se utilizado puro, mata 99,99% das bactérias e fungos), puro em toda a área a ser utilizada. Geralmente utilizo o banheiro porque é pequeno. Espero 10 minutos para o bactericida fazer efeito. Abro a panela de pressão, tiro o copos, inoculo, lacro e pronto. É só esperar. Relembrando que a confecção da seringa é muito importante também. Para cada cultivo eu compro uma seringa nova e água destilada para faze-la. Até hoje não deu nada errado.
OBS: Nunca utilizei alcool nos meus cultivos.

Espero que eu tenha comtribuído para algum de vocês.
 
Olha, só cultivei duas vezes. Na primeira fiz 4 copos, um quebrou na panela de pressão. Os outros três deram certinho, mas não consegui frutificação.
Estou no meu segundo cultivo. Nessa eu fiz 8 copos, um eu perdi na ora de esterelizar pois foi em panela comum com tampa, a água secou e queimou o substrato, dai e o abortei. Dos outros sete copos que sobraram, só um contaminou. Minha técnica pessoal é a seguinte:

Eu lavo todo o hambiente primeiro com água e sabão. Seco. Depois eu passo um desinfetante chamado pinho sol( seria um ótimo substituto do lisol, com uma vantagem, não pega fogo e na embalagem vem dizendo que se utilizado puro, mata 99,99% das bactérias e fungos), puro em toda a área a ser utilizada. Geralmente utilizo o banheiro porque é pequeno. Espero 10 minutos para o bactericida fazer efeito. Abro a panela de pressão, tiro o copos, inoculo, lacro e pronto. É só esperar. Relembrando que a confecção da seringa é muito importante também. Para cada cultivo eu compro uma seringa nova e água destilada para faze-la. Até hoje não deu nada errado.
OBS: Nunca utilizei alcool nos meus cultivos.

Espero que eu tenha comtribuído para algum de vocês.



Esse procedimentos devem sempre ser lembrados
 
Bem, basta tomar cuidado, mas sem exagerar na paranóia; Fiz quatro bolos usando arroz integral e vermiculita, eu não tinha spray de lysol, as únicas coisas que usei na limpeza foram álcool e um desinfectante, limpei a mesa com álcool e o chão com desinfectante o resto eu fiz usando a técnica descrita na biblioteca, três copos parecem ótimos e um tem uns pontos marrons, mas tenho quase certeza que é vermiculita, pois os pontos não crescem, alias, parecem ter diminuido (micélio crescendo por cima?). Então, bem, basta fazer as coisas direito.
 
Pra quem realmente esta empenhado, provavelmente vai acabar exagerando na limpeza a primeira vez...

A partir da segunda (pelo menos para mim) ja se torna comum essa técnica e você faz tudo como deve ser feito sem ser exagerado, mas sendo extremamente limpo...

Eu já sinto certo "conforto" na hora de esterilizar o ambiente...
 
po mas as primeiras vezes é pura suadeira, principalmente dentro de uma GB... ooo suadeira do cão viu! E pra derrama o agar agar dentro das petri DENTRO da glovebox? Baita função do cacildis! Tem q ser super cuidadoso a cada passo, 2 horas de pe operando uma glovebox é fogo hahaha...

Eu vejo q paciência é fundamental nisso tudo, tem q ter saco mesmo, porque no fundo nao é dificil, é trabalhoso mais q tudo. Os metodos em si sao super simples. Desde PF até bulk, agar etc Mas com o tempo um vai se-acostumando e pegando a pratica, como tudo. É só querer mesmo.
 
Algumas pessoas fazem essa "hidratação" de esporos que estão guardados há algum tempo. Pode resultar numa pequena diferença no início do crescimento do micélio. Mas não é indispensável.

E para esporos recém-coletados, frescos, não faz difeença.
 
Back
Top