- 21/01/2005
- 270
- 76
Pelo q percebi nas experiências Fanaticus dos diversos usuários nos últimos meses poucas vingaram, as perdas para contaminação são inevitáveis e portanto existe uma boa dica para diminuir as perdas em contaminação: fazer no mínimo 8 copos por vez. É simples, se vc faz dois bolos e perde um então foi 50% de erro, se vc faz 6 e perde 2 a foi 33% de erro, e assim vai... isto claro em condições onde o cultivador está realmente levando a sério e investindo no cultivo tanto com seu tempo (=dinheiro) e sua mente (=knowhow). É como um jogo, uma vez q o cultivador empurra o envelope de sua eficiência mais adiante (esterilizando melhor, compondo melhor, frutificando melhor) as probabilidades de erro são diminuidas a zero logo após o segundo cultivo...
De acordo, já realizei todas operações de cultivo em um ambiente para lá de sujo e deu certo... mas é claro q não é recomendável fazer nenhum dos passos em um lugar asqueiroso, assepsia é tudo.
Spectrum disse:Legal Veio,
Isso se Chama "Experiência"coisa que só se aprende apos os erros,mas só quando descobrimos onde erramos e corrigimos depois..
Kotonmouth disse:OPara mim o mais importante para evitar contaminação é vidro de alcool panela de pressão e sabonete protex, se alguem fosse me pergutar quantos potes deveria fazer , eu respoderia o maximo que puder, quanto mais melhor , não tem como se arrepender de ter potes demais , sempre-se tem algo para fazer com eles e quanto mais sustrato melhor o Casing
Psilocube disse:Nâo deve ser dificil.
se o amigo observar algumas fotos por ai no site o cara ateh fuma e toma cerveja enquanto prepara o bolo, aliás ateh o bolo de alpiste parece q passarinho comeu pois tem grãos ateh detro da pia (cheia de louça suja observe,,hehe)
De acordo, já realizei todas operações de cultivo em um ambiente para lá de sujo e deu certo... mas é claro q não é recomendável fazer nenhum dos passos em um lugar asqueiroso, assepsia é tudo.
Última edição por um moderador: