Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático albino a+/garrafão 5lt

Diário de cultivo problemático.
Terceiro cultivo meu, o primeiro tive problemas com contaminação foram 3 copos para o lixo,a segunda tentativa foi uma vasilha de plástico colonizou 100% fui tentar fazer um casing e o resultado foi coweb no balde(terrário), essa tentativa atual sobraram 2/4 bolo, o copo 100% fiz um dunk roll e esta ai no terrário,o outro copo esta nos 85%, tenho um LED 1,5w ele é potente, se necessário posso adaptar de cima para baixo para gerar luz, na parede da direita tem uma janela que se ficar com a cortina aberta entra bem mais luminosidade, estou deixando fechada,é isso ai quem tiver um pouco mais de experiencias ajude-me, sou grato.20151122_160328.jpg 20151122_160254.jpg
 
Não precisa usar o led se vai deixá-los numa sala que tem luz natural. Apenas observe que como não cobriu as laterais do garrafão, os cogumelos nascerão desordenados, tortos. Não que isso seja um problema sério. Boa sorte!
 
nesse lugar só vai pegar luz indireta, não vai pegar nada de luz de cima :huh:
E não pode mesmo tomar luz direta. Mas a luz indireta incide por cima também, pois ela reflete nas superfícies como a parede. O que a gente normalmente faz é cobrir as laterais e deixar num quarto que só recebe luz indireta. Você compreende?
 
sim vou tentar enrolar plastico preto para deixar escuro :), o problema é os cortes na garrafa que fiz para troca de ar, tenho que tentar deixar eles de fora do plastico preto né
 
Última edição:
sim vou tentar enrolar plastico preto para deixar escuro :), o problema é os cortes na garrafa que fiz para troca de ar, tenho que tentar deixar eles de fora do plastico preto né

Enrola que escurece tudo que importa. Os furinhos não vão influir tanto assim :). Aliás, lembre-se de não tapá-los.

alguém ai recomenda eu tirar a tampa e colocar fita micropóre no lugar?

Nunca fiz este teste, mas recomendo que não faça isso pois lhe dará mais problemas em manter a umidade do garrafão alta. A tampa "freia" a corrente de ar natural pra manter a umidade. Se deseja aumentar a troca de ar, simplesmente deixe a tampa bem frouxa.

:!: Nos garrafões, devido ao rosqueamento da tampa ser curto, basicamente você tem 3 opções não muito variáveis: mais umidade (bem apertado sem vedar), mediano (a variação entre apertado e frouxo é mínima e aqui fica a restrição de opções) e mais ventilação (bem frouxo sem soltar de vez). Isso não dá muita margem de manobra, então acho que o fator que mais ajuda a equilibrar umidade e temperatura em garrafões são os níveis da água e da argila expandida no fundo, que eventualmente vai se regular com as 3 posições possíveis da tampa.
 
Última edição:
Uma dica se quiser melhorar a troca de gases nesse caso é substituir a fita isolante que usou para grudar as partes de cima e de baixo do garrafão por micropore. Tenho feito assim (foto abaixo), e não tem atrapalhado a regulação da umidade com a tampa. Pelo contrário, me deixa preocupado apenas com a umidade, de forma que só libero a tampa depois que os pins já cresceram.

img_20151111_240350894-jpg.85629
O furo de ventilação está do outro lado.
 

Anexos

  • 20151201_174238.jpg
    20151201_174238.jpg
    66.8 KB · Visualizações: 47
  • 20151201_174313.jpg
    20151201_174313.jpg
    90.5 KB · Visualizações: 50
  • 20151201_174321.jpg
    20151201_174321.jpg
    102.2 KB · Visualizações: 48
  • 20151201_174621.jpg
    20151201_174621.jpg
    97 KB · Visualizações: 46
Última edição:
li que esse micélio crescendo é falta de troca de ar, deem um olhada
O tipo de micélio que indica falta de troca de ar é o micélio aéreo, ele é meio diferente disso que está ocorrendo aí, ele forma uns 'galhos' de micélio. Isso pode ser contaminação por bactérias... É fofo ou é firme?
 
Última edição:
Então pode ser stroma. Se for, não vai pinar onde isso se formar.
Acrescentando: verifique se está tendo uma boa troca de ar e também se bolos não estão ressecados. Cuidado com vestígios de produtos de limpeza a base de petróleo. Mantenha bons padrões no terrário e aguarde, quem sabe esse bolo não te surpreende, ele ainda tem muita área livre.
De acordo com o shoomery isto: http://files.shroomery.org/files/14-001/998291850-20141230_180203.jpg é bactéria. Ela não impede a pinagem, necessariamente.
 
Última edição:
do jeito que está ali na foto, difícil frutificar algo de agora em diante.
 
@cabumchacalabem , não sei se teve tempo de abrir o terrário, mas pra aumento da circulação de ar, é o que sugeri sobre trocar a fita isolante por micropore na conexão entre as partes de cima e de baixo do garrafão.

Outra coisa, pela condensação nas paredes, talvez a umidade esteja excessiva. Dá aquela afrouxada na tampa pra ver se melhora. Se não, da próxima vez, coloque o nível de água um pouco menor.

Acho que umidade alta demais facilita certas contaminações e parasitas. O ideal é próximo a 90-100% na pinagem, mas não sei porque cargas d`água às vezes a umidade consegue ser inadequada de tanto que fica. Parte do "olhômetro" que vem com a prática envolve ver quando a condensação indica boa umidade, ou quando fica demais.

Mas, por favor, algum membro mais antigo me corrija se estiver errado.
 
minha esterelização do terrario foi com álcool e água sanitaria, alguem tem o nome dessa comtaminação?
 
Última edição:
Para mim parece bacteriana, igual à foto que anexei ao meu post (você achou similar? é que sua foto não tá tão boa). Parece que @Mortandello acha que é cobweb.
 
Back
Top