Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda na identificação de contaminante

Tico

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/02/2008
39
69
Fala galera!

Este é meu segundo cultivo e, infelizmente, não tenho tempo de publicá-lo como fiz com meu primeiro. Estou participando da comunidade na medida do possível.
A situação é a seguinte: estou cultivado os cambojanos agora, e tenho três bolos PF no terrário. Algumas especifidades do cultivo:

:seta: os bolos ficaram por 2 meses incubando nos copos antes do dunk; isso devido a temperatura baixa.

:seta: um deles foi pro terrário sem ter sido colonizado completamente... adivinha quem contaminou? :eek:

:seta: o terrário ganhou um aquecedor, que está gerando mais umidade no ambiente.

Bom, dito isso, seguem as fotos. Creio que seja um trichoderma, mas não posso assegurar... opiniões?

Valeu!
Grande abraço!
Tico
Contaminação 1.jpgContaminação 2.jpgTerrário antes de retirar o bolo.jpg
 
Bom, dito isso, seguem as fotos. Creio que seja um trichoderma, mas não posso assegurar... opiniões?


Trichoderma, Aspergillus e Penicillium são os palpites mais prováveis.

Mas pouco importa. Livre dele rápido. Não deveria ter ficado nem uma hora junto com os bolos saudáveis.
 
Upvote 0
Bah cara!
Como tu deixou ficar assim, ta bem feia essa contaminação!
Fique de olho nos outros bolos!
 
Upvote 0
Nossa, tá horrível, parece até mofo de pão!

Tira isso daí logo, cara, antes que contamine os outros!

Boas vibrações e sucesso com os demais bolos!
 
Upvote 0
parece é filme de terror!!!

Mas boa sorte com os outros :D
 
Upvote 0
Tudo indo nos conformes

Galera!

Obrigado pelas opiniões e preocupações, mas não priemos cânico!!! :) O bolo foi retirado imediatamente após a identificação do competidor.:eek: Os outros não foram afetados.... :pos:

Seguem algumas fotos do primeiro flush, junto com outra pergunta:

:?: num dos chapéus apareceu uma deformação: Verticillium ssp ou capricho da natureza??

Grande abraço!
Tico
má formação do chapéu.jpgtamanho da colheita.jpg
 
Upvote 0
Back
Top