Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda electrica de geladeira

Gteach

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2013
991
53
Boa !
Venho a pedir ajuda para a parte eletrica de uma geladeira.

Deixa tentar explicar no meu portunhol...

O ano retrasado ja usei a geladeira para fazer mini-monotub

Como a geladeira esfria muito coloquei um termostato que se conecta com a entrada 110 da geladeira e pronto....

Informaçao aparte a diferencia de temperatura nao pode ser muito pequena senao o compresor fica ligando e desligando com pouco tempo e isso termina num problema...

Tinha os fios para luz que entrabam direto por embaixo da porta e o termostato que entraba por cima.. tudo sem furar a geldeira

Neste ano deu aquela vontade de volver a cultivar o espiritu mais comencei pensando em algumas modoficaçoes....

A geladeira tem uma luz que liga e desliga o abrir o fechar a porta ne ?
Para que nao fique esses fios pendurados entrando na geladeira pense em adaptar com tomada e coloquei bocal...
Ai eliminei a chave interruptora da porta e consegui que a luz fique ligada com a porta fechada...

uma conquista para alguem que nao entende muito de elctricidad....

Foto 1 e 2 3

aqui vem a coisa...
Ai me liguei que o termostato desligaria a energia e eu ficaria sem a luz...

Estos sao os fios que entram la geladeira e que supostamente ligam a luz...

Foto 4

Tem algum jeito de eu mexer nesses fios para deixar a luz accesa.. aum quando o termostato desligie a geladeira ????
Teria que ligar numa outra tomada mais ao menos nao vao ter fio entrando por embaixo da porta....
MAIS QUAIS SERIAM ESSES FIOS ?
Com essas fotos.. alguma dica pessoal ?

Saludos !!

@Texugo @Ecuador me ajudaria a botar o topico numa area do forum ?
E por isso que subiu aqui em menssagem de prova
Obrigado
 

Anexos

  • 20210830_100834.jpg
    20210830_100834.jpg
    1 MB · Visualizações: 16
  • 20210830_112100.jpg
    20210830_112100.jpg
    963.2 KB · Visualizações: 17
  • 20210830_112132.jpg
    20210830_112132.jpg
    881.5 KB · Visualizações: 14
  • 20210830_101052.jpg
    20210830_101052.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 19
e ai amigo, sem o esquema elétrico da geladeira fica difícil falar o que é certo ou errado, o básico a geladeira abre a porta a luz acende e fecha a porta a luz apaga, você pode usar um condutor individual só pra lâmpada, assim ea vai ficar ligada sempre, pra que desligue a lâmpada use um timer eletrônico, na questao do termostato da geladeira o ideal é usar um digital pra você controlar a temperatura, não caia na onda que se tirar gás da geladeira ela vai gelar menos, pois vai fdanifica o compressor com uma carga de gás inadequada. então use um termostato digital e programe para 28 maximo e minimo 23 ai vai dar uma bom descanço pro seu motor e temperatura agradável para os cogus da pra variar a temperatura mais assim é o que uso aqui, o frio retira a umidade lembre-se disso. quanto a o resto acredito que vc vai dar um jeito, manda ai qualquer duvida
 
ia esquecendo se sua geladeira tiver ventilador pra desligar o ar coloca algo pra proteger os cogus se não vão ficar muito estranhos pois vão ficar sem umidade.
 
A foto da emenda elétrica ali é onde você tirou o relé da porta, certo?

Quais fios são fase aí? De vista seriam Os marrons, mas tem o preto.

Em vez de puxar fio individual pro termostato e pra lâmpada, faria ligação do termostato depois da derivação da lâmpada.

Nunca fiz isso em geladeira, então pra qualquer uma das opções precisa identificar os fios primeiro.


Os termostatos que já trabalhei tem configuração de atraso para evitar esse problema com o compressor.
Você coloca o tempo de espera pra ligar o compressor depois que atingir a °C.

Qual tá usando?

----

Eu acho perigoso deixar fio pendurado assim.
Recomendaria comprar uma tomada de sobrepor (uns 10 reais).
Aí você colar ela na geladeira e não fica fio vivo exposto

Ou mesmo por um paflon, que é mais barato, mas aí vai precisar furar pra fixar.
 
Última edição:
Blz...
Deixa te contar..
Ja a usei em outros cultivos com otimos resultados...
Ja fiz cultivos com o termostato.
este aqui
20210830_170417.jpg

Asi como vc falou ele precisa de uma faixa de temperatura entre 23 e 28... assim nao liga e desliga com pouco tempo de funcionamento...

Nos cultivos anteriores os fios da luz entraban dentro da geladeira por a borda da porta..

Esta vez reemplazei a luz da geladeira por bocal para lampada comun.. com u objetivo de que nao fiquem fios entrando e saindo por a porta..
para eliminar o liga e desliga de abrir e fechar a porta ja solucionei com este bug aqui no fio
20210830_112132.jpg

Ok.. ate ai beleza ?

O problema....

Eu nao tenho reemplazado p termostato da geladeira por o tetmostato da foto acima
Eu coneto ele direto na tomada da geladeira e otro a 110..
deixa te mostrar...
20210830_171610.jpg

Entao.. o que acontece...
como a geladeira desliga.. tb desliga a luz.. porque agora ta conetada por dentro....(a luz com timer... ) que vai assim..

20210830_172700.jpg

Agora que estou escribindo acho que o erro e conetar o termostato digital na tomada.. em vez de REEMPLAZAR O DA GELADEIRA...

Assim teria a mesma função que o termostato da geladeria pero em temperatura mais alta e tb ficaria ligada a luz com timer com essa gambearra que fiz na foto..(se eliminar o abre fecha porta )

Coincide ?
Agora entao so seria trocar o termostato e conetar os fios bem...(coisa que nao sei )kkkkl

Aqui os fios

20210830_170544.jpg

A ver se vc consegue sacar...

Saludos e vlw por respondef
 
A foto da emenda elétrica ali é onde você tirou o relé da porta, certo?

Quais fios são fase aí? De vista seriam Os marrons, mas tem o preto.

Em vez de puxar fio individual pro termostato e pra lâmpada, faria ligação do termostato depois da derivação da lâmpada.

Nunca fiz isso em geladeira, então pra qualquer uma das opções precisa identificar os fios primeiro.


Os termostatos que já trabalhei tem configuração de atraso para evitar esse problema com o compressor.
Você coloca o tempo de espera pra ligar o compressor depois que atingir a °C.

Qual tá usando?

----

Eu acho perigoso deixar fio pendurado assim.
Recomendaria comprar uma tomada de sobrepor (uns 10 reais).
Aí você colar ela na geladeira e não fica fio vivo exposto

Ou mesmo por um paflon, que é mais barato, mas aí vai precisar furar pra fixar.
kkkk
Esta todo se arrumando...
tava pedindo ajuda mentras iba reorganizando...
Vlw por a preocupaçao !!!
Acho que a coisa esta em reemplazar o termostato da geladeira por o digital...
sao 4 fios..
a coisa e saber onde iria cada um

o da geladeira
20210830_170544.jpg

o do que reemplazaria

20210830_170515.jpg
20210830_170417.jpg

sendo oa dois vermelhos a entrada da energia e oa dois laranjas a saida..

E agora ???

Abç Tex
 
Nao tenho nao.. mais vou comprar se e preciso para resolver..
Sao 4 fios em cada termostato...
Na geladeira
os dois marrons (um coincide com a lamapada com vc falou)
o preto..
e tem um verde amarelo

20210830_170544.jpg
Assi conetaria os dois marrons aos vermelhos do termostato digital que sao as entradas
o preto ao laranja..
e o verde amarelo ...xxx...

Nao e que vou ligar tudo agora..kkkkk
so tou recopilando as informações
Vou a ler mais um pouco de electrica ja que sou zero mano...

Abç e obrigado mais uma vez
 
Última edição:
Acho que o jeito menos trabalhoso é deixar do jeito que você fez da última vez.

Mas em vez de ligar o fio branco no marrom, igual você fez.
Puxar outro e ligar junto com o vermelho que entra no termostato

Só precisava testar se o marrom é fase/positivo mesmo.

Poderia até aproveitar o fio para não precisar comprar.
 
Logo da ajuda de @Texugo ..Vlw meu amigo !!! a configuraçao ao menos fico terminada...

Terei que colocar um fio por dentro que nao comsegui colocar ontem..



Senao teria ele me ensinado a ussar uma chave teste todavia tava tentando ussar ela.

A luz fica ligada a um timer on off independiente se termostato liga ou esta apagado...

o termostato atua ligando e desligando a geladeira.

O timer digital logo de 2 anos de nao usar foi a ligar e nao esta ligando.
Vou ter que procurar outro..mais vou colocar amalogico mesmo...

Em fim.
Pronto estarei colocando um diario usando a geladeira.
Vlw @tex.
Vlw @Ochiha
Vlw @ExPoro
Saludos..😎😎😎
 
Back
Top