Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda e Dúvida..!

Atackama

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/05/2007
959
76
Ando encontrando muitas dificuldades em cultivar nesse verão, a temperatura por aqui não tem ajudado em nada, já estou quase pensando em cultivar apenas no outono e inverno !

Infelismente nem eu nem ninguem aqui em casa está podendo monitorar o cultivo durante o dia, pois nosso trabalho está tomando todo o tempo que antes tinhamos...

Toda manhã antes de ir ao trabalho coloco uma garrafa com água congelada, mas não está sendo suficiente e como meu trabalho é bem distante de casa e não faço horário de almoço, não existe a possibilidade de trocar essa garrafa durante a tarde, consequência disso é que a temp interna no terrario está ficando em torno dos 24°C, e isso está prejudicando a pinagem dos casing de Costa Rica ...

* Estou aceitando idéias que me auxiliem a resolver essa questão, agradeço de ante mão !!!

Outra questão interessante e que sinceramente não encontrei resposta é a seguinte:

Um pouco do milho colonizado da Costa Rica ficou no fundo de um dos copos, pois não coube tudo nos casing, e eu apenas recoloquei o tampão de alumínio de volta, nem lacrei e "deixei a la vontê" no quarto do cultivo....!

Bem, passado uma semana surgiram dois pins dentro do copo, ai eu fiquei pensando porra como surgiram e estão crescendo dentro de um copo sem oxigenação/umidade e com temperatura elevadíssima ??? E porque será que os casing que estão em um ambiente mais propício(terrário) a pinagem não ocorreu ainda ????

Como expliquei acima a minha temp do terrario está alta para pinagem(24°C), mas como pode pinar e crescer no copo que está no quarto onde fica uma temperatura de 32°C ?????
Bem acho que é isso, peço desculpas se não consegui relatar com mais clareza o que está acontecendo, mas minha cabeça está um verdadeiro balaio de gato com esses fatos misteriosos!

Se alguma alma abençoada conseguir me auxiliar eu fico extremamente grato !!!

Abaixo seguem umas fotos do copo loko.... Muita Paz e luz a todos por aqui !!!
DSC00487.JPGDSC00488.JPGDSC00489.JPG
 
Realmente, e algo intrigante o que ocorreu, mas nada tão anormal, se tratando de cultivo de cogumelos.

A temperatura, quando controlada, aumenta as condições de frutificação do micélio, isso é sabido. Porém é possível cultivar sem controle total deste parâmetro, como muito é mostrado nos cultivos em balde.

Ao meu ver, o que ocorreu é o seguinte: no copo, o micélio frutificou, pois está desenvolvido o suficiente para tal, pois já colonizou o substrato, e bebeu água do mesmo. Qualquer pequena queda de temperatura até mesmo antes do aniversário, pode ter servido como um "play" na frutificação do copo.

O casing no terrário, ainda não frutificou pois o micélio concentra sua energia em colonizar o substrato, antes de frutificar. E como encontra disponível nutrientes para continuar a crescer, é o que está ocorrendo.

Talvez, adicionar 2 pet de água gelada, e desligar a bomba de ar durante o dia, vai ajudar a manter a temperatura para a pinagem, e acredite ou não, deixar o ambiente ventilando ajuda e muito, jé vi diferenças de até 5ºC comparando o quarto que eu cultivo com janela e portas abertas. Quando o sol bate na construção, a sala fechada funciona como uma estufa.

Outra solução, é tentar cultivar nos baldes, os parâmetros não são tão controlados, e o resultado na frutificação é satisfatório.

Um grande abraço,
paz, muita luz e um ótimo final de semana aí na Cia. Oregon.
força aí irmandade!!!:):pos::pos::pos:
 
Upvote 0
Ah, esqueci de algo que pode lhe ajudar...

Se são somente casings que estão no terrário, então vale tudo!!!
Como o próprio casing é um ambiente de frutificação onde a umidade está presente no substrato, essa não precisa ser tão controlada quanto o cultivo com bolos.

Então, vale drenar a solução ao fundo do terrário, colocar água gelada pela manhã, pedras de gelo...enfim, tudo para garantir uma maior permanência da baixa temperatura até você conseguir dar nova manutenção.

É um pouco sofrido, mas é somente na fase de pinagem.

sucesso, logo os casing mostram os pins!!!!:pos:
 
Upvote 0
Realmente, e algo intrigante o que ocorreu, mas nada tão anormal, se tratando de cultivo de cogumelos.

A temperatura, quando controlada, aumenta as condições de frutificação do micélio, isso é sabido. Porém é possível cultivar sem controle total deste parâmetro, como muito é mostrado nos cultivos em balde.

Ao meu ver, o que ocorreu é o seguinte: no copo, o micélio frutificou, pois está desenvolvido o suficiente para tal, pois já colonizou o substrato, e bebeu água do mesmo. Qualquer pequena queda de temperatura até mesmo antes do aniversário, pode ter servido como um "play" na frutificação do copo.

O casing no terrário, ainda não frutificou pois o micélio concentra sua energia em colonizar o substrato, antes de frutificar. E como encontra disponível nutrientes para continuar a crescer, é o que está ocorrendo.

Talvez, adicionar 2 pet de água gelada, e desligar a bomba de ar durante o dia, vai ajudar a manter a temperatura para a pinagem, e acredite ou não, deixar o ambiente ventilando ajuda e muito, jé vi diferenças de até 5ºC comparando o quarto que eu cultivo com janela e portas abertas. Quando o sol bate na construção, a sala fechada funciona como uma estufa.

Outra solução, é tentar cultivar nos baldes, os parâmetros não são tão controlados, e o resultado na frutificação é satisfatório.

Um grande abraço,
paz, muita luz e um ótimo final de semana aí na Cia. Oregon.
força aí irmandade!!!:):pos::pos::pos:


Bem com muita dificuldade em virtude da temperatura acima da média, mas eles deram as caras por aqui, hj cedo fui checar o terrario e tinham alguns cabecinhas "Costa Riquenhos" no casing...

Vou deixar rolar até a hora de colhê-los e no 2º Flush vou corrigir essa questão da temperatura, para mim acho que o mais simples e ágil vai ser as 2 PET congeladas !!!

Em relação ao cultivo em baldes eu preciso estudar mais o assunto, pois não tenho conhecimento algum sobre essa Tek, porém com estudo e dedicação acredito que será possível!

Abaixo seguem mais fotos do copo, onde os bixinhos gostaram mesmo do ambiente e cresceram valendo .....

Muito obrigado MUILOK pelas dicas e pela ajuda meu bom homem, como sempre se mostrando prestativo em auxiliar os irmãos que estão perdidos no caminho mágico do mellos !!!

Tenham todos uma excelente semana pela frente, com muita Paz e Luz em seus corações :pos::pos::pos:
DSC00491.JPGDSC00492.JPGDSC00493.JPG
 
Upvote 0
Oregon, lí em algum lugar da bibioteca que em temperaturas mais altas o micélio pina antes, mas são menos pins e esses crescem menos...
Se achar o link posto aqui.
 
Upvote 0
Esse cogumelo no copo me deu uma idéia! Quando retirar o lacre, só de uma virada para tirar o excesso de vermiculita e joga água quente ou mel ou leite condensado!:D
Coisa linda irmão! Sabemos que só a natureza faz isso!
Agora falando sério, eu estava passando pelo mesmo perrengue, mas ontem pela manhã comprei 2 daquele gelo que você tinha me passado o link. Encontrei numa loja de produtos médicos por 6,00 cada. Ontem a noite já foram para o terrário que estava na faixa de 23ºC. Ainda não troquei e a temperatura está constante em 18ºC com uma só barra, pois com 2 atingiu a temperatura de 11ºC.
Creio que a aquisição foi boa tendo em vista que já tinha testado garrafas e bolsas de gelo.
Ou como disse o Muilok, casing vale tudo, ou quase tudo! Em último caso, coloque as pedras porosas num pote acima da argila e espalhe cubos de gelo na argila, assim não prejudica a umidade gerada pelas pedras+bomba por causa da temperatura da água que está recebendo ar.
Ah! Uma notícia boa é que os WR nã estavam nem aí com a temperatura! O casing tá lindão!
Paz e Luz!
 
Upvote 0
Tiwanaku:

Vou tentar encontrar os gelos aqui na terra do "não tem", mas pode ser dificil....

Como já pinaram, não vou me preocupar muito com a temperatura interna do terrario, farei essas correções no 2º Flush, se assim ocorrer né !

Mas de ante mão agradeço pela dica e pela atênção dispensada ao caso em questão !!!! :pos:

Quanto aos WR, esses são foda mesmo hehehe:D, aqui no tetinho mágico eles aparecem o ano todo, inclusive no inverno brabo dos Campos Gerais, realmente eles não ligam muito para as variações de temperatura, pelo menos na natureza.

Parece que os maiores inimigos deles são os fdp dos VIRA BOSTAS .....!

Fico super feliz em saber que vocês estão tendo uma amistosa relação e estou ancioso para ver as carinhas deles ai na casa do Tio Chico...kkkkkkk

Um abração a todos !

* A Natureza faz milagres !!!
 
Upvote 0
Tiwanaku:

Vou tentar encontrar os gelos aqui na terra do "não tem", mas pode ser dificil....

Como já pinaram, não vou me preocupar muito com a temperatura interna do terrario, farei essas correções no 2º Flush, se assim ocorrer né !

Mas de ante mão agradeço pela dica e pela atênção dispensada ao caso em questão !!!! :pos:

Quanto aos WR, esses são foda mesmo hehehe:D, aqui no tetinho mágico eles aparecem o ano todo, inclusive no inverno brabo dos Campos Gerais, realmente eles não ligam muito para as variações de temperatura, pelo menos na natureza.

Parece que os maiores inimigos deles são os fdp dos VIRA BOSTAS .....!

Fico super feliz em saber que vocês estão tendo uma amistosa relação e estou ancioso para ver as carinhas deles ai na casa do Tio Chico...kkkkkkk

Um abração a todos !

* A Natureza faz milagres !!!
Que tio Chico, mano véio!!! Homem-Ranho!!! Ou Mr. Bufa! hehehehe
Já os guris(WR) dão as caras por aqui! São bem mais rápidos que os PESA. Hoje antes de botar a carcaça pra descançar tiro umas fotos do casing e posto pra galera ver!
Abraxx!
Paz e Luz!
 
Upvote 0
Oregon, lí em algum lugar da bibioteca que em temperaturas mais altas o micélio pina antes, mas são menos pins e esses crescem menos...
Se achar o link posto aqui.

Obrigado pelo toque Greenomo :pos:, até onde eu sabia as temperaturas altas podem secar o substrato, essa de pinar antes para mim é novidade !!!

Paz e Luz !
 
Upvote 0
Pra finalizar o tópico seguem as imagens da colheita do copo mágico !!!

Pequenitos, mas de grão em grão a galinha fica de papo cheio ...

Paz e Luz ! :luz:

:mad:* tentei abrir o diário de cultivo do Costa Rica, mas na hora de anexar as fotos, surgiu um erro no CM, que não é a 1ª vez que isso me acontece e simplismente fechou neu navegador e não preciso nem comentar né, perdi tudo que estava digitando, entaum outra hora com mais tempo e calma eu tentarei postar novamente....abraços!:(
DSC00504.JPG
 
Upvote 0
Back
Top