Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com Juba de Leão no calor da Amazônia

• Criador do tópico Criador do tópico TheGC
  • Data de início Data de início

TheGC

Esporo
Cadastrado
14/01/2024
12
3
30
Meu primeiro cultivo. Em breve farei um diário.
antes quero tirar essa dúvida.

Tentei cultivar algumas sementes de juba-de-leão aqui e esqueci completamente delas no meu guarda-roupa.
Hoje as encontrei assim.
Gostaria de opiniões sobre
- se estão contaminados ou não (eu creio que não)
- o que fazer com o que está frutificando (posso tentar quebrar pra colonizar mais substrato?)
- se preciso quebrar os que estão colonizados e deixá-los crescer mais antes de colocar em outro substrato pra frutificar (parece que estão secos, não sei se colonizaram mais do que está colonizados)

1 foi feita com sementes de milho. Realmente não parece contaminada. Acredito que as manchas amarelas sejam apenas as cascas das sementes. O problema, eu acho, é que já está frutificando.

2 é arroz. Completamente colonizado, nenhuma mancha colorida, apenas alguns lugares, EU ACHO, que não foram colonizados.

4 é uma cultura líquida que experimentei. Tenho certeza de que não está contaminada, pois a coisa ali está aglomerada, como a LQ que comprei. As manchas pretas são cristais de mel que se espalharam por todo lugar enquanto eu sacudia o vidro enquanto tentava limpar a parte externa para uma foto melhor (ainda havia um pouco de papel grudado nele).

Anexos

• IMG_20250821_105944~2.jpg
    IMG_20250821_105944~2.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 6
  • IMG_20250821_105935~2.jpg
    IMG_20250821_105935~2.jpg
    825.6 KB · Visualizações: 5
  • IMG_20250821_105914~3.jpg
    IMG_20250821_105914~3.jpg
    664.2 KB · Visualizações: 5
  • IMG_20250821_105836~2.jpg
    IMG_20250821_105836~2.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20250821_105818~2.jpg
    IMG_20250821_105818~2.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20250821_105351~3.jpg
    IMG_20250821_105351~3.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20250821_105356~2.jpg
    IMG_20250821_105356~2.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 4
  • IMG_20250821_105409~2.jpg
    IMG_20250821_105409~2.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 4
  • IMG_20250821_105429~3.jpg
    IMG_20250821_105429~3.jpg
    755.1 KB · Visualizações: 5
  • IMG_20250821_105512~2.jpg
    IMG_20250821_105512~2.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 6
Sobre a CL, só da pra ter certeza se está contaminado com um teste em ágar. Uma das piores coisas na minha opinião é fazer CL's com ingredientes que deixam ela com alta turbidez, fica praticamente impossível de dizer se ela está contaminada visualmente.
No entanto, não me parece ter nenhum sinal claro de contaminação nela, mas, como eu disse, ela está muito turva, mesmo que tivesse sinais de contaminação, não daria para visualizar.

Sobre esses spawns que já estão frutificando, tá meio errado mano, não poderia ter deixado eles frutificarem logo enquanto ainda estavam nos grãos.
Os grãos fornecem tudo oque o cogumelo precisa, menos o principal, Água.
Usar esse spawn para colonizar um outro substrato não é a melhor opção, pois o micélio já entendeu que é hora de frutificar e está colocando toda sua energia nisso; no entanto, não acho que tenha TANTO problema assim, provavelmente daria certo, MAS, pelo visto vc expôs muito o bolo, está ao ar livre em cima de uma coberta cheia de contaminantes, com toda certeza vc irá contaminar tudo dps de passar ele para um outro substrato.

Algums spawns não estão completamente colonizados, pode ser que ele só esteja lento, mas também pode significar contaminação.
Caso vc tenha algum spawn que não tenha sido exposto ao ar livre, esteja todo colonizado (ou quase todo, deixe ele terminar de colonizar), não tenha sinais de contaminação, use ele.

Concordo com o @PrMyco . A melhor forma de ver se uma cultura líquida está contaminada ou não, é com teste em ágar.
Eu acompanho o canal do MycoDogs e gosto muito, ele demonstra como não é confiável analisar uma CL apenas olhando, aqui ele dá um exemplo disso:

Sobre os seus bolos, eu já cheguei a frutificar uma marmita só com Spawn (apenas a semente, sem nenhum tipo de substrato junto). O rendimento foi bem baixo, mas gerou dois únicos cogumelos grandes, com um grande número de pins abortados.
Quando abrir o pote 2 do arroz, dá uma cheirada nele. Pode ser que ele esteja contaminado.

Eu faria duas coisas se estivesse na sua situação:
- Pegaria metade dos bolos que estão mais frutificados, e deixaria eles prosseguirem. O que pode acontecer? Não sabemos, e descobrir é uma maravilha, principalmente quando se começa a cultivar =)
- Pegaria a outra metade que não está com muitos pins, e faria um casing (como se fosse uma marmita), com metade de spawn + a outra metade de vermiculita hidratada e esterilizada na pressão (apenas a vermiculita. Pela minha experiência ela tende a contaminar menos que o pó de coco).

Isso é apenas uma sugestão, siga seus instintos.
Independente do resultado, continue estudando as técnicas aqui no fórum e faça novas experiências de cultivo, sempre tendo respeito ao micélio.
A gente sempre descobre coisas novas, cultivar é mesmo uma maravilha =)

Sobre os seus bolos, eu já cheguei a frutificar uma marmita só com Spawn (apenas a semente, sem nenhum tipo de substrato junto). O rendimento foi bem baixo, mas gerou dois únicos cogumelos grandes, com um grande número de pins abortados.
Já fiz isso também, mas no meu caso, só teve abortos, isso decorre da falta de água, os cogus são feitos quase inteiramente disso (cerca de 90%), como os grãos possuem pouca água, os cogus não conseguem crescer ou crescem em pouca quantidade/tamanho utilizando o pouco de agua presente nos grãos, é por isso que no bulk se utiliza substratos que conseguem armazenar muita água (como a vermiculita e o coir)

Pegaria metade dos bolos que estão mais frutificados, e deixaria eles prosseguirem. O que pode acontecer? Não sabemos, e descobrir é uma maravilha, principalmente quando se começa a cultivar =)
Como o @Cabritinho disse, tentativa e erro é o principal para aumentar seu conhecimento, tente diversos métodos e técnicas diferentes e veja oque acontece, isso irá fazer com que vc tenha diversas informações para aplicar durante seu cultivo, um exemplo:
Vc viu que deixar o bolo ao ar livre faz com que ele fique contaminado, vc poderia usar apenas a parte de dentro dele onde não ficou exposto ao ar, descobrir é maravilhoso, vc não sabe se vai dar certo, mas, independente se der ou não, vc aprendeu algo que vc poderá aplicar um dia.

(apenas a vermiculita. Pela minha experiência ela tende a contaminar menos que o pó de coco).
Creio que seja por conta da vermiculita ser bem aerada, a pasteurização tende a ser mais eficiente que o coir; por sinal, evite utilizar esterco no começo, vc praticamente não notará nenhuma diferença entre usar ou não, a não ser pelo fato de que se vc usar, seu substrato contaminará mt mais facilmente (o esterco não é inerte, ou seja, ele tem nutrientes que o fazem um ambiente favorável para contaminantes, utilize ele apenas quando se sentir confiante na pasteurização e nos cuidados com assepsia.

Back