Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com bolo de arroz e fibra de coco.

Queijinho

Primórdia
Cadastrado
22/06/2014
10
23
29
Boa tarde, galera.
Sou novo aqui e estou iniciando meu primeiro cultivo.

Infelizmente não consegui encontrar a vermiculita (procurei na minha cidade e na cidade vizinha, visitei ou liguei nuns 15 estabelecimentos, incluíndo pet shops, floriculturas, hipermercados, casas de material de construção e lojas de produtos agrários). Vi que uma alternativa seria usar milho de pipoca e fazer casing. Mas me pareceu muito complicado para um iniciante como eu. Vi em algum lugar aqui que a fibra de coco tem tido sucesso como substituto em bolos.
Mas tirando isso, (talvez incompetência minha) não consegui encontrar muita coisa a respeito (como um tutorial do tipo "Cultivo em bolo de fibra de coco), o que tem me deixado um pouco perdido sobre o que fazer e como fazer para cultivar na fibra.

Já faz uns 10 dias que inoculei três copos com Albino A+ (numa mistura de arroz integral e fibra que me pareceu adequada quando comparado às proporções usuais de vermiculita) e o micélio parece saudável, tem se desenvolvido (1 copo mais lentamente que os outros 2). Aparentemente nenhum contaminou. A imagem abaixo tirei hoje pela manhã.
Nos primeiros dias a mistura estava me parecendo muito seca, não aguentei sem regar o bolo com uma seringa de água fervida. Não sei se foi exatamente por isso, mas houve um fortalecimento do micélio que antes quase nem existia. Alguém que já usou o coco passou por isso e precisou (ou julgou precisar) regar a mistura? E é preciso abrir a tampa para oxigenar?

WP_20140622_08_36_27_Pro.jpg

Mas o pior é que ainda estou em dúvidas se quando eu for aniversariar o bolo poderei seguir exatamente o mesmo esquema do PF Tek ou se muda algo por falta da vermiculita (tipo, terei que colocar uma camada de coco por cima, igual um casing?). Afinal, é só desenformar o bolinho de fibra e colocar no terrário?

Agradeceria alguns esclarecimentos de alguém que já usou a fibra no lugar da vermiculita em BOLOS.
No mais, obrigado pela atenção.
E mais uma vez, meu MUITO OBRIGADO ao Rain Spirit, que com tanta generosidade me doou um carimbo.

Como você regou? Abriu o copo, ou injetou como na inoculação?

O copo da direita (de vidro) está meio esquisito, a parte mais branca certamente é cubensis, mas o restante da colonização está fragmentada e parece mais para branco gelo que para neve. Pode ser só a iluminação, mas aguarde fechar o copo inteiro e ficar 100% branco neve, antes de aniversariar.

Sobre a vermiculita, você também pode comprar pela internet, há estabelecimentos e vendedores que enviam para o Brasil inteiro (via correios).

Como você regou? Abriu o copo, ou injetou como na inoculação?

O copo da direita (de vidro) está meio esquisito, a parte mais branca certamente é cubensis, mas o restante da colonização está fragmentada e parece mais para branco gelo que para neve. Pode ser só a iluminação, mas aguarde fechar o copo inteiro e ficar 100% branco neve, antes de aniversariar.

Sobre a vermiculita, você também pode comprar pela internet, há estabelecimentos e vendedores que enviam para o Brasil inteiro (via correios).

Molhei pelos furos, como na inoculação. Fervi água, enchi a seringa com a água ainda quente, depois coloquei a seringa cheia ferver mais um pouco. Só então coloquei a seringa para esfriar. E esquentei a agulha antes de regar.

Cara, olhei aqui o copo de vidro... Me parece tudo igual a tonalidade, tanto entre os "focos" de "bolor" do próprio copo como se for compará-lo aos dos outros dois. Não consigo ver diferença de tonalidade não. Acho que foi a foto mesmo. E vou esperar alguns dias ainda antes de aniversariar, não está tudo colonizado ainda.

@Cruis,

Dez dias e você já injeta água? Calma. Espere. Não se deixe levar pela ansiedade. A paciência é chave nos cultivos.

A fibra de coco funciona bem como substituta da vermiculita, pelos relatos de alguns diários aqui no fórum. Pesquise e leia. Pode começar por aqui: https://teonanacatl.org/wiki/substitutos-para-vermiculita/

Injetei água antes disso, não foi hoje.
Estou paciente e calmo, mas é que como usei arroz seco (e como li por aqui que é melhor o bolo mais seco do que encharcado, usei pouca água) logo depois que bolo esfriou da panela de pressão, já achei que estava com uma aparência muito seca, tipo de arroz que cai na tampa do fogão :/
Aí esperei uns dias, depois que injetei 2,5 ml de água em cada copo.

E esse link que vc passou, já tinha devorado ele quando resolvi tentar com a fibra. Mas vou ler tudo agora novamente, para ver se me ilumino. Obrigado.

Última edição por um moderador:
O pó de coco absorve até 5x seu volume em água. Então, não tem problema injetar a água pois ela não vai se acumular no fundo dos copos. Mas tenha em mente que esse é um processo não recomendado, e que é melhor acertar a umidade do substrato antes mesmo de colocar nos copos.

Pra mim o micélio está saudável, ele fica com essa textura diferente por causa do substrato diferente mesmo. Boa sorte!

@RainSpirit, já faz 13 dias que aniversariei o bolo e ainda não surgiu nenhum pin, nem nada que pareça ser o início de um.
O micélio está branquíssimo, nem um pouco azulado, mas não pina.
Não tenho termômetro, mas acredito que a temperatura esteja um pouco baixa, algo como 18~19ºC. Será só isso o problema?
A luz não tenho certeza se é a suficiente. Pedem luz indireta, mas é difícil saber o quanto de luz indireta é suficiente e quanto não é, ainda mais sem um luxímetro. A luz indireta que passa por uma vidraça também serve (pergunto pois, se não me engano, o vidro filtra UV, e não sei se o bolo precisa se UV). Durante a noite coloco leds de luz branca sobre eles. Também não tenho higrômetro, mas me parece que o terrário está bem úmido (apesar que não tenho ideia do que seja um ambiente com 95% de umidade relativa para poder comparar).
É possível que o bolo pine nessa temperatura, ainda que demore mais, ou se não quiser perder os bolos devo arrumar, obrigatoriamente, um meio de aquecê-los? E alguma sugestão do que pode estar acontecendo?
Fiquei tão feliz com o sucesso do bolo (das três inoculações nenhum contaminou), não quero morrer na praia.

Essa temperatura ai esta muito baixa tenta aumentar pra 23°, ja a luz é o de menos, pode acontecer de pinar ate sem luz.

como anda a trocas gasosas?

Essa temperatura ai esta muito baixa tenta aumentar pra 23°, ja a luz é o de menos, pode acontecer de pinar ate sem luz.

como anda a trocas gasosas?
Eu abro uma vez no dia (as vezes dia sim dia não, fico o dia todo fora de casa) e depois fecho. Por enquanto não estou me preocupando com isso, parece que a troca gasosa é importante só depois de iniciada a pinagem, né?

Eu abro uma vez no dia (as vezes dia sim dia não, fico o dia todo fora de casa) e depois fecho. Por enquanto não estou me preocupando com isso, parece que a troca gasosa é importante só depois de iniciada a pinagem, né?

Não, ao contrario as trocas gasosos é um dos fatores que levam a pinagem, para trocas de ar manual vejo recomendação de 3 vezes ao dia e no pior das condições pelo menos uma vez ao dia.

Não, ao contrario as trocas gasosos é um dos fatores que levam a pinagem, para trocas de ar manual vejo recomendação de 3 vezes ao dia e no pior das condições pelo menos uma vez ao dia.
Vou me atentar a isso também, então. Nos próximos dias coloco aqui os resultados. Obrigado ;)

@Arcturus
Cara, tirei os bolos hoje para olhar se havia alguma novidade e me deparei com alguns pins! Mas um deles (bem grande, por sinal) está com uma parte manchada, como se fosse de outro material. Algum problema nisso? Tenho impressão de já ter visto algo parecido por aqui e acho que disseram que era doença.
Esse pin da "grade" está embaixo do bolo (embaixo mesmo), onde antigamente (colonização) era o "topo" do copo. Ele vinga? Preciso abortá-lo? Deixar morrer sozinho?

Eles agora estão aquecidos, mas, por outro lado, agora já não posso mais mantê-los com muita luz ambiente, só os leds. E estou tentando manter muita troca de ar.

Alguma nova recomendação?

Anexos

• WP_20140716_001.jpg
    WP_20140716_001.jpg
    65.7 KB · Visualizações: 45
  • WP_20140716_003.jpg
    WP_20140716_003.jpg
    99.6 KB · Visualizações: 37
  • WP_20140716_005.jpg
    WP_20140716_005.jpg
    42.1 KB · Visualizações: 35
Última edição:
Desculpe-me @Cruis , cheguei atrasado no seu diário.

Então, algumas vezes o micélio leva 13 dias ou mais para pinar, embora geralmente ocorra mais cedo. Mas pinaram, então está tudo bem!

Mantenha a sua lâmpada LED ligada 24 horas sobre o terrário. Não se preocupe com intensidade luminosa, UV, etc! Lembre-se que os cogumelos não necessitam de luz para se desenvolver (embora ela oriente a direção dos cogumelos e estimule a pinagem).

Mantenha a troca gasosa como você está fazendo, que eles irão se desenvolver.

E aí? Que fim levou? Tem um diário? :D
Então cara, a fibra de coco funciona mesmo. Mas fiz (e faço) alguma coisa bem errada, pois no primeiro flush só tive dois pins em um bolo e três em outro. Apenas um pin de cada um cresceu, e viraram um cogumelinho sem graça, com um chapéu de pouco mais de 1cm de diâmetro. O terceiro bolo eu aniversariei algum tempo depois, pois por ser maior a colonização demorou mais. Mas ainda nem pinou. Consegui colher um minúsculo de um dos bolos.

Os dois do primeiro flush eu comi, sem ter efeito. Esse novo eu estou secando para quando tiver mais.
As partes boa é que não houve nenhuma contaminação até agora, descobri o gosto do cogumelo (é menos ruim do que eu pensava, mas é ruim) e pelo cheiro tive certeza de que já conhecia o cubensis que cresce nos pastos. Também pude observar com clareza o azulamento da psilocibina. Isso vai me ajudar na hora de caçar, quando começar o verão. Se conseguir colher mais com os bolos tudo bem, se não, ao menos ganhei uma experiência. O maior problema é que faço graduação em tempo integral em outra cidade, não tenho tempo para me dedicar e cuidar dos bolos como merecem.

Mas também tenho um plano B. Estou com um copo de milho totalmente colonizado. E minhas férias não tardam a chegar. Talvez com ele eu tenha mais sucesso.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos e continuem torcendo por mim.

P.S.: Como disse, meu milho está totalmente colonizado. Tem problema eu deixar para aniversariá-lo só daqui 20 dias, quando entrar de férias?

Back