Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[Ajuda] Bolo não frutifica

Strike

Hifa
Cadastrado
28/11/2014
13
12
33
Baixada Santista
Olá pessoal, há algum tempo venho estudando sobre o cultivo de Psilocybe e resolvi fazer um cultivo, comprei um carimbo da raça B+ na internet, construi uma glove box improvisada, utilizei a tecnica PF, fiz o bolo com arroz integral e pó de fibra de coco. Há algum tempo resolvi aniversariar o bolo, nos dois primeiros dias estava utilizando como terrario improvisado minha glove box, porem me esqueci do detalhe da troca de ar, o bolo começou a apresentar um pouco de cobweb, imediatamente que vi, troquei pra um outro terrario de garrafa pet que fiz vendo um tutorial aqui no forum, também borrifei agua oxigenada no bolo de 12 em 12 horas, uns dois dias depois o odor "estranho" ja tinha diminuido e não havia mais sinal aparente do cobweb, resolvi fazer um Dunk & Roll e aproveitei pra fazer cold shock, e coloquei de volta no terrario de garrafa pet, está lá a alguns dias dentro de uma estufa que tenho com duas lampadas fluorescentes que ficam ligadas umas 14h por dia, queria a opinião de vocês porque até agora não vi sinal de pins, só umas pequenas elevaçoes no micelio e algo que parece umas "gotinhas" de agua na ponta dessas elevacoes, nao sei se esta tudo certo, por isso peço a ajuda de voces. Obrigado.
 

Anexos

  • IMG_20141227_213523398.jpg
    IMG_20141227_213523398.jpg
    84.5 KB · Visualizações: 95
  • IMG_20141227_213515833.jpg
    IMG_20141227_213515833.jpg
    85.3 KB · Visualizações: 89
  • IMG_20141227_213511613.jpg
    IMG_20141227_213511613.jpg
    85.3 KB · Visualizações: 88
  • IMG_20141227_213506170.jpg
    IMG_20141227_213506170.jpg
    96.5 KB · Visualizações: 84
Só dá para observar e caprichar na manutenção, @Strike. Alguns dias não é um tempo excessivo para pinagem. Pode levar duas semanas ou um pouco mais para pinar.

Controle a temperatura e a troca de ar e espere.

Mas, se o que você observou foi realmente cobweb, não tenha muitas esperanças. Ainda que a ocorrência de cobweb não é típica de bolos.
 
Upvote 1
Só dá para observar e caprichar na manutenção, @Strike. Alguns dias não é um tempo excessivo para pinagem. Pode levar duas semanas ou um pouco mais para pinar.

Controle a temperatura e a troca de ar e espere.

Mas, se o que você observou foi realmente cobweb, não tenha muitas esperanças. Ainda que a ocorrência e cobweb não é típica de bolos.

Sim, pesquisei um pouco e parecia cobweb, tinha uma cor mais escura e uma textura diferente, sempre que eu borrifava agua oxigenada ele sumia e aparecia um pouco menor depois, isso foi logo nos primeiros dias que eu deixava o bolo dentro da glove box (onde não havia troca de ar), mas uns dois dias depois "tratando" com agua oxigenada e com a troca de ar frequente sumiu de vez. Mas porque não devo ter muitas esperanças se realmente era cobweb?
 
Upvote 0
Mas porque não devo ter muitas esperanças se realmente era cobweb?

Um contaminante, uma vez que se instale em um bolo, dificilmente é erradicado.

Como eu disse, cobweb não é típico de bolos. É típico de casings. Mas seja ele ou outro contaminante, se realmente chegou à fase madura, muito provavelmente ainda está lá e vai voltar a se manifestar.
 
Upvote 0
Um contaminante, uma vez que se instale em um bolo, dificilmente é erradicado.

Como eu disse, cobweb não é típico de bolos. É típico de casings. Mas seja ele ou outro contaminante, se realmente chegou à fase madura, muito provavelmente ainda está lá e vai voltar a se manifestar.

Hm, que bad. :(
Tomará que o cobweb não esteja mais lá, tava na maior expectativa com esse bolo. Acho que agora só resta mesmo esperar pra ver oque vai dar. Obrigado pela atenção bro.
 
Upvote 0
Controle a temperatura e a troca de ar e espere.
Então brother @Ecuador, estou tentando, sei que para a fase de frutificaçao deve-se diminuir um pouco a temperatura, mas está difícil mante-la, hoje quando acordei estava um calor infernal aqui onde moro, no minimo uns 30 °c, isso prejudica na pinagem, certo? Queria lhe perguntar dicas de alguma maneira de controlar a temperatura do terrario eficientemente. Obrigado.
 
Upvote 0
hoje quando acordei estava um calor infernal aqui onde moro, no minimo uns 30 °c, isso prejudica na pinagem, certo? Queria lhe perguntar dicas de alguma maneira de controlar a temperatura do terrario eficientemente. Obrigado.


O melhor método é aquele que cabe no seu orçamento. Tem gente que usa ar-condicionado ou outra forma de resfriar o terrário. Porém o mais simples é tentar controlar com garrafas de gelo.

Veja o sub-fórum de terrários, onde tem tópicos como esse: https://teonanacatl.org/threads/terrario-p-cidade-c-calor-infernal.3934/
 
Última edição:
Upvote 0
O melhor método é aquele que cabe no seu orçamento. Tem gente que usa ar-condicionado ou outra forma de resfriar o terrário. Porém o mais simples é tentar controlar com garrafas de gelo.

Veja o sub-fórum de terrários, onde tem tópicos como esse: https://teonanacatl.org/threads/terrario-p-cidade-c-calor-infernal.3934/

Obrigado mais uma vez amigo, realmente as garrafas sao uteis, o ruim é que tem que trocar o tempo todo. Infelizmente esse cultivo que postei contaminou então enterrei ele em um vaso. Estou com um outro bolo quase 100% colonizado, queria uma ajuda na parte do terrário, sobre oque eu poderia usar como substrato, já que aqui onde eu moro não encontro vermiculita, e nem perlita pra vender. Obrigado.
 
Upvote 0
queria uma ajuda na parte do terrário, sobre oque eu poderia usar como substrato, já que aqui onde eu moro não encontro vermiculita, e nem perlita pra vender.

Para usar no fundo do terrário. Sugiro que pesquise mais. não se usa vermiculita no fundo do terrário, mas sim no substrato e no casing.

Se não tem perlita aí tente argila expandida (veja no glossário ou pesquise pelo fórum mesmo). Ou deixe o fundo sem nada.
 
Upvote 0
E as goticulas? O que sao?

Então, acho que essas gotículas realmente eram pins, só que aconteceram algumas coisas nos ultimos dias, logo depois do meu ultimo post aqui, eu fui observar o bolo e o tirei do terrario, embaixo dele, havia um pequeno pedaço de substrato que nao estava colonizado, e quando olhei la havia uma contaminaçao (aparentemente só estava no substrato nao colonizado, o micelio nao aparentava visivel contaminaçao) era uma mancha meio marrom, e quando mechi um pouco pra ver, subiu um cheiro ruim, entao enterrei em um vaso aqui e deixei na luz, e agora uma semana depois, brotou um pin bem visivel. Agora me resta uma dúvida, devido aquela contaminação, esses cogumelos podem ser consumidos?

Oque acha @Ecuador ?
 

Anexos

  • IMG-20150106-WA0023.jpeg
    IMG-20150106-WA0023.jpeg
    135.6 KB · Visualizações: 46
Última edição:
Upvote 0
Upvote 0
Bom, como sou meio leigo no assunto de cogumelos, queria realmente uma última confirmação antes de consumi-los, não sou muito conhecedor de psilocybes, muito menos essa strain (B+), então peço para que por favor me confirmem, se realmente estão saúdaveis para consumo. Não estou afim de consumir cogu contaminado logo de primeira, rs.
 

Anexos

  • IMG-20150108-WA0050.jpeg
    IMG-20150108-WA0050.jpeg
    109.4 KB · Visualizações: 54
Última edição:
Upvote 0
peço para que por favor me confirmem, se realmente estão saúdaveis para consumo.


Vai consumí-los já?

Ainda vão crescer bem mais que isso.
 
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top