Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agaricus Selvagens na manteiga Receita Simples

Psilocibec

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/03/2008
87
69
48
Cogumelos oriundos de uma caçada por comestíveis em pastos da região sul.
Veja aqui a caçada: https://teonanacatl.org/threads/caçada-agaricus-campestris.4227/

O gosto cru pode ser enjoativo para quem não está acostumado com o gosto dos fungos, mas particularmente achei uma delícia crus.

Como eles já tinham aberto e estavam em um estado mais avançado de maturação raspei as lamelas. Quando já esporulando, não raspar pode tingir toda a comida de preto e deixar um gosto ruim e enjoativo.

Eles foram higienizados em solução de água sanitária mais água da torneira por 10 minutos.

Os piquei em pedaços relativamente grandes, isso é importante pois como sabem o maior constituinte dos cogumelos é água, e pedaços muito pequenos ou finos podem sumir.

Como condimentos e temperos não usei cebola e alho pois queria sentir bem o gosto do fungo, como é a primeira vez que como não queria nada que interfirisse no sabor real deles. Usei apenas um pouco de sal e salsinhas aromáticas, tudo sem adubos químicos ou agrotoxicos.

Primeiro derreti uma boa quantidade de manteiga caseira em uma panela grossa e funda. Sempre uso colheres de plástico ou de pau para o desgaste da panela ser mínimo e o atrito entre os dois metais não liberar aluminio na comida, transformando em um prato delicioso de demencia e alzheimer.

Depois de derretida a mantteiga coloquei os cogumelos picados e estes começaram a soltar muita água. Esse suquinho que ele solta é delicioso e faz parte do prato, fica misturado com a manteiga, uma delícia. Deixei cozinhar bem até a carne ficar com uma textura de cozida, os pedaços diminuem bastante de tamanho mas nada se perde, tudo está no caldo.

Fiz um arroz simples para companhar, ficou um manjar dos deuses. Delicioso, fenomenal hehehe... muito satisfatório para uma primeira caçada de comestíveis.

Teve um talo que já estava estragado, acredito que a foto não consiga mostrar a consistencia, mas dava pra ver q já estava ruim.

Desculpem a má qualidade das fotos, :p:
agaricus campestris na panela 001.jpgagaricus campestris na panela 004.jpgagaricus campestris na panela 005.jpgagaricus campestris na panela 006.jpgagaricus campestris na panela 007.jpgagaricus campestris na panela 008.jpgagaricus campestris na panela 012.jpgagaricus campestris na panela 014.jpgagaricus campestris na panela 015.jpgagaricus campestris na panela 017.jpgagaricus campestris na panela 019.jpgagaricus campestris na panela 021.jpgagaricus campestris na panela 022.jpgagaricus campestris na panela 024.jpgagaricus campestris na panela 028.jpg
 
Uma boa dica para os cogus darem uma dourada é colocar um poquinho de agua antes de adicionar qualquer gordura na panela, assim eles absorvem a agua e não a gordura(óleo/manteiga) e pegam uma cor e desenvolvem um sabor mais complexo e interessante
 
Back
Top