Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Achei! Sera......

felipegerman

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/06/2006
1
67
40
Bom estava no meu sitio nos arredores de Porto Alegre e me deparei com estes. Os da primeira foto (menores) estavam em meio a pinheiros (Pinus Eliot), e os da segunda (BEM MAIORES) estavam havia uns 10 metros de distancia mas nun lugar mais aberto na grama. Nao tirarei conclusoes precipitadas, mas acho q me dei bem nessa. E vcs q acham, sera q chapa ou sera q mata....

Desde ja, obrigado pela atencao.
1.jpg2.jpg

Nao sao ativos. Eu sei que parece chato mas seria melhor que voce soubesse o que e onde proucurar antes de procurar.

Veja fotos, descricoes e local onde aparecem os cogumelos que voce tem que procurar e depois va atras deles. Existem muito mais especies nao ativas do que ativas, entao a chance de voce encontrar algo procurando sem rumo tende a zero.

:pos:

e a noticia da segunda foto eh meio estranha!
awuehuawehuawha
nao coma, comeu-morreu meu amigo.(nao sei se sao venenosos, mas ativos nao sao nao com certeza!) dah uma olhada no livro psilocibyn mushrooms of the world tem eem algum lugar aqui no fórum.

Mortadelo, quando você diz "comeu morreu", está falandodo cogumelo ou do Clodovil? (manchete dojornal).

huahauhauhauhauahaahauahau:D

Esses cogumelos não são psicoativos (não q eu saiba).

Também concordo com o fato de arrancar. Além de ser uma agressão, é completamente desnecessário. :neg:

Da próxima vez, tente obter fotos dos exemplares em seu habitat natural.

Aqui vai uma dica: :luz: Estude + sobre o q procura, assim vc irá achar o q quer com mais facilidade. :luz:

Abraço.

Nao ia come-los de qualquer modo. Conheco sim algumas especies de cogu, somente as mais conhecidas como amanita muscaria e psilobe cubensis (os q tem mais por aqui) esses eu nen posto quando acho. Porem achei interessante perguntar sobre esses q eu nunca tinha visto. Procurei por similares em bancos de imagens e nao achei nenhum so dae tirei e postei as fotos q pelo visto chamaram bastante a atencao nao pelos cogus mas pelo clodovil no fundo hehehehe. Nao vejo tanto mal em ter colhido sem saber a sua especia pq tinham muuuuuitos mesmo e alem do mais os colhi do jeito previsto no forum.

Obrigado pela ajuda, os cogus estao a caminho do lixo.

Eu acho que voces pegam pesado demais tambem com esse negocio de desperdicio. Tirar um ou outro nao vai fazer a menor diferenca :rolleyes:

Acredito que não devemos "pegar pesado", acho que o recado foi dado. Nosso colega cometeu um equívoco e graças as informações obtidas nesse fórum acredito que não irá repetir o erro. O mais importante é a atitute que devemnos ter perante à natureza, um não fará falta, mas se todos pensarem assim fará falta sim. Quando comecei a tomar chá de PC, na minha época de faculdade, lá pros idos de 1992, costumávamos frequentar um pastinho próximo à facul, naquela época nem tinha idéia de como cultivar, com a ampliação do número de consumidores começou a ficar difícil de encontrar cogumelos, pois alguns tiravam da natureza mais do que poderiam consumir, se cada um tirasse o sufuciente para si mesmo nunca faltaria, pois haveria naturalmente a reposição dos estoques. Mas, enfatizo o que disse no início, não precisamos recriminar quem já tomou alguma atitude incorreta, eu mesmo já errei muito em relação aos cogumelos, mas sim orientar, sem ofensas ou discriominações. Paz e alegria:luz:

Eu acho que voces pegam pesado demais tambem com esse negocio de desperdicio. Tirar um ou outro nao vai fazer a menor diferenca

Também acho que retirar um ou outro exemplar para estudo, ver a coloração dos carimbos e etc é muito válido, eu mesmo se tivesse acesso a muitos cogumelos estaria sempre fazendo isso e os exibindo para uma possivel identificação.

Mas o colega tem de convir que o caso não é esse.

Nao tirarei conclusoes precipitadas, mas acho q me dei bem nessa. E vcs q acham, sera q chapa ou sera q mata....

O usuário (me desculpe mas dessa vez serei um pouco mais rude) não mostra ter muito conhecimento sobre os cogumelos ativos, na verdade mostra ter quase nenhuma base sobre o assunto. Retirou os cogumelos que (na minha singela opinião) não tem nada a ver com os cogumelos ativos, e pergunta se eles dão brisa ou não.

Você acha que realmente no fundo a real intenção era o estudo micológico?

Retirar cogumelos parecidos para ter mais certeza é aconselhável.
Retirar cogumelos para estudos micológicos é inteligente.
Retirar cogumelos para espalhar seus esporos é lindo.
Retirar cogumelos ao acaso sem ter base é ridiculo e muito feio sim!

Desculpem a minha ignorancia em primeiro lugar

Quando disse colocar os cogus no lixo falei figuradamente, eles foram colocados junto ao lixo organico da minha casa, cujo objetivo e adubar meu jardim.

E acho q errei ao tirar os cogus, pois peguei muitos (1/4 dos q ali estavam) deveria ter pego no max um p ver quale e se fosses ativos dae sim pegar os outros.

E outra coisa, se vcs nao sabem qual a especie como me asseguram q nao sao ativos? So por curiosidade.

felipegerman disse:
E outra coisa, se vcs nao sabem qual a especie como me asseguram q nao sao ativos? So por curiosidade.

Pois há uma lista de cogumelos ativos conhecidos e esses não se encaixam em nenhuma das discrições.

mortandelo disse:
dah uma olhada no livro psilocibyn mushrooms of the world tem eem algum lugar aqui no fórum.

fora outras bases literarias.

:)

felipegerman, não sou entendedor na identificação de cogumelos, mas uma das principais características é a cor do carimbo de esporos...
pode ser, claro, ativo, da mesma forma que pode ser comestível ou venenoso, ninguém te soube afirmar a espécie, porém, com as informações que tivemos, não é um psico-ativo conhecido por ninguém daqui, portanto, é melhor não arriscar! ;)

Axo q meu chute seria um cogumélo do gênero Agaricus pela forma com que as lâmelas estão dispostas, mas tbm é fácil de confundir com um Amanita ou com umao utra espécie q ainda num foi classificada.

psilocibec disse:
Retirar cogumelos parecidos para ter mais certeza é aconselhável.
Retirar cogumelos para estudos micológicos é inteligente.
Retirar cogumelos para espalhar seus esporos é lindo.
Retirar cogumelos ao acaso sem ter base é ridiculo e muito feio sim!

TO CONTIGO :pos: :pos:

Nao ia come-los de qualquer modo. Conheco sim algumas especies de cogu, somente as mais conhecidas como amanita muscaria e psilobe cubensis (os q tem mais por aqui) esses eu nen posto quando acho. Porem achei interessante perguntar sobre esses q eu nunca tinha visto. Procurei por similares em bancos de imagens e nao achei nenhum so dae tirei e postei as fotos q pelo visto chamaram bastante a atencao nao pelos cogus mas pelo clodovil no fundo hehehehe. Nao vejo tanto mal em ter colhido sem saber a sua especia pq tinham muuuuuitos mesmo e alem do mais os colhi do jeito previsto no forum.

Obrigado pela ajuda, os cogus estao a caminho do lixo.

Já tenho cerca de 160 tipos cultivando em esporos, coletados aqui em Ivoti-RS.
Esses seus nunca vi, por aqui.

Se quizeres troco esporos de algumas Psylocibe cubensis, ou das comestíveis com tigo.

Conheça meu blog:

Vou tentar colocar as fotos das cerca de 160 espécies que encontrei.

http://ascnitvariedades.blogspot.com/2008/12/meus-cogumelos-cia-1.html

Quem quizer esporos destas espécies para pesquizas científicas, entre em contacto, na medida do possível enviarei gratuitamente, se a procura não for muito grande.

Da próxima vez tire mais fotos, antes de colher (De cima, de perfil, detalhes da lamela e ponta de baixo do pé.)Descreva se o pé estava grudado em algum tronco subterrâneo ou só estava no subtrato de terra ou húmus.

Bom estava no meu sitio nos arredores de Porto Alegre e me deparei com estes. Os da primeira foto (menores) estavam em meio a pinheiros (Pinus Eliot), e os da segunda (BEM MAIORES) estavam havia uns 10 metros de distancia mas nun lugar mais aberto na grama. Nao tirarei conclusoes precipitadas, mas acho q me dei bem nessa. E vcs q acham, sera q chapa ou sera q mata....

Desde ja, obrigado pela atencao.

1º observe se tem algum insetos,lesmas,coleópteros, ou ácaro(dos cogumelos) vivendo nela(se alimentando dela),
ou se tem lesões sugestivas de roeduras por insetos ou animais.(sugerindo atratividade por odor e comestibilidade),

2º Deixe o cogumelo em um copo ou pote com tampa e deixe parado por 3 dias, para não desidratar, e no final de 3 dias examine se desenvolveu algumas larvas de mosquinha drosóphila ou mosca-de-fruta, que eventualmente, ainda lá no campo, depositaram os ovinhos no cogumelo.
Em outras palavras: se o cogumelo ficou bixado.

3º Coloque o cogumelo(cortado em pedacinhos) dentro de uma garrafinha PET(de refrigerante) e coloque um pouco de açúcar ou melaço de cana, e um pouco de suco de alguma fruta doce. Faça alguns furinhos com pedaço de ferro em braza(arame grosso), para as mosquinhas drosóphilas, poderem entrar e botar ovos.
Pendure a garrafinha(tampada para não entrar chuva) do lado de fora da casa, de preferência em uma árvore(frutífera), amarrando com barbante.
Espere uma semana, e veja se as larvas de mosquinha estão se criando lá dentro.
Se não estiverem, o cogumelo pode ser venenosa.
Se não ficou bixado, os testes param aqui. Não segue mais adiante.
Se tiver crescendo bem as larvas, observar por 2 semanas, até as larvas, se fixarem na parede da garrafa e virarem pupas.
As pupas devem aparentar normais,sem defeitos.
Fexar os furos com papel filtro e ver as mosquinhas nascerem das pupas.
ver se as mosquinhas estão sadias e normais, sem defeito congênito(mal formações)(até aqui são cerca 3 semanas).
Se tudo bem seguiremos para próxima etapa.

4º Se tiver mais, dos mesmos cogumelos, e se na etapa anterior, mostrou não ser venenosa, vamos testar em rato ou rã ou sapo.
Ferva em canequinha um pouco do cogumelo (umas 30 g de fresco para 100ml de água) por 10 min. Deixe esfriar. Pegue 10ml do chá em um copinho de café e misture um pouco de leite condensado. Misture e dê para beber nos ratinhos(deve lamber sozinho no pirex, para ver se tem mau odor ou sabor, que ele recuse lamber) ou despeje na boca do sapo.
Se o rato se recusar a lamber, os teste acaba aqui. Pois ele deve sentir sabor e aroma, aceitável ou não.
Observe por 24 horas, para ver efeitos como, sonolência anormal, ou agitação anormal, ou vômitos, ou diarréia.
Se nada acontecer, é hora de testar em si.

Pode incluir antes(da próxima) mais uma etapa, dando para animal um pouco mais fácil de observar como gatos e cães, quanto ao comportamento mais aguçado.

5º No dia seguinte, se nada aconteceu ás cobaias, vamos tomar o restante de chá (que guardou na geladeira) e observar se vai sentir algo diferente.
Ver sabor, odor(pode misturar em pacote de sopa em pó instantânea). Mastigar uns cogs, do chá e ver textura, etc...

Se não tiver cogumelos em quantidade suficiente para todas as etapas, tem que aguardar colher mais, ou cultivar os mesmos.

Back