Bom estava no meu sitio nos arredores de Porto Alegre e me deparei com estes. Os da primeira foto (menores) estavam em meio a pinheiros (Pinus Eliot), e os da segunda (BEM MAIORES) estavam havia uns 10 metros de distancia mas nun lugar mais aberto na grama. Nao tirarei conclusoes precipitadas, mas acho q me dei bem nessa. E vcs q acham, sera q chapa ou sera q mata....
Desde ja, obrigado pela atencao.
_______________________________________
Ambos parecem ser da espécie de (Lactarius sp ou Russula sp), os da segunda foto estão bem mais nutridas e desenvolvidas que da primeira foto.
Para verificar(testar) se são comestíveis:
1º observe se tem algum insetos,lesmas,coleópteros, ou ácaro(dos cogumelos) vivendo nela(se alimentando dela),
ou se tem lesões sugestivas de roeduras por insetos ou animais.(sugerindo atratividade por odor e comestibilidade),
2º Deixe o cogumelo em um copo ou pote com tampa e deixe parado por 3 dias, para não desidratar, e no final de 3 dias examine se desenvolveu algumas larvas de mosquinha drosóphila ou mosca-de-fruta, que eventualmente, ainda lá no campo, depositaram os ovinhos no cogumelo.
Em outras palavras: se o cogumelo ficou bixado.
3º Coloque o cogumelo(cortado em pedacinhos) dentro de uma garrafinha PET(de refrigerante) e coloque um pouco de açúcar ou melaço de cana, e um pouco de suco de alguma fruta doce. Faça alguns furinhos com pedaço de ferro em braza(arame grosso), para as mosquinhas drosóphilas, poderem entrar e botar ovos.
Pendure a garrafinha(tampada para não entrar chuva) do lado de fora da casa, de preferência em uma árvore(frutífera), amarrando com barbante.
Espere uma semana, e veja se as larvas de mosquinha estão se criando lá dentro.
Se não estiverem, o cogumelo pode ser venenosa.
Se não ficou bixado, os testes param aqui. Não segue mais adiante.
Se tiver crescendo bem as larvas, observar por 2 semanas, até as larvas, se fixarem na parede da garrafa e virarem pupas.
As pupas devem aparentar normais,sem defeitos.
Fexar os furos com papel filtro e ver as mosquinhas nascerem das pupas.
ver se as mosquinhas estão sadias e normais, sem defeito congênito(mal formações)(até aqui são cerca 3 semanas).
Se tudo bem seguiremos para próxima etapa.
4º Se tiver mais, dos mesmos cogumelos, e se na etapa anterior, mostrou não ser venenosa, vamos testar em rato ou rã ou sapo.
Ferva em canequinha um pouco do cogumelo (umas 30 g de fresco para 100ml de água) por 10 min. Deixe esfriar. Pegue 10ml do chá em um copinho de café e misture um pouco de leite condensado. Misture e dê para beber nos ratinhos(deve lamber sozinho no pirex, para ver se tem mau odor ou sabor, que ele recuse lamber) ou despeje na boca do sapo.
Se o rato se recusar a lamber, os teste acaba aqui. Pois ele deve sentir sabor e aroma, aceitável ou não.
Observe por 24 horas, para ver efeitos como, sonolência anormal, ou agitação anormal, ou vômitos, ou diarréia.
Se nada acontecer, é hora de testar em si.
Pode incluir antes(da próxima) mais uma etapa, dando para animal um pouco mais fácil de observar como gatos e cães, quanto ao comportamento mais aguçado.
5º No dia seguinte, se nada aconteceu ás cobaias, vamos tomar o restante de chá (que guardou na geladeira) e observar se vai sentir algo diferente.
Ver sabor, odor(pode misturar em pacote de sopa em pó instantânea). Mastigar uns cogs, do chá e ver textura, etc...
Se não tiver cogumelos em quantidade suficiente para todas as etapas, tem que aguardar colher mais, ou cultivar os mesmos.