Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abortos, cogus pequenos e finos.

PapaCobweb

Cogumelo maduro
Membro Ativo
30/06/2007
57
71
40
Paraiba
Estou cultivando o MEX aqui desde abril. Nossa! O flush atual parecia que ia BOMBAR!

Me assustei quando vi o grande número de pins que surgiram após eu borrifar água nas paredes do terrário em um dia desses.

Muitos, foram muitos pins! Podia ver aquelas mini pontinhas brancas querendo surgir, todas de uma vez, loucas pra crescer! Em torno de 60 pra mais.

De lá pra cá, de toda essa algazarra apenas 8 cogus se desenvolveram, com 2 médios (15cm) e 6 pequenos (até 11cm).

TODO o resto parou o desenvolvimento, escurecendo o chapéu e abortando. Limpei tudo faz pouco tempo, e coloquei ali pra reaproveitar.

Esses só chegaram até 2cm (os maiores).

O interessante é que antes desse flush eu colhi 4 cogus, um deles com 21cm e altura e 8cm de chapéu.

Tenho aqui um terrário muito simples, apenas com argila expandida, água, e as vezes borrifo água nas paredes do terrário.

O que será que eu fiz de errado? :confused:

Fiquei um pouco decepcionado, mas tudo bem. Vamos em frente. :cool:
 
cara, no meu primeiro casing deram 14 cogus, uns 10cm cada +- e bem finos com chapeus bem pequenos, agora nesse segundo casing que fiz, admito que estou cuidando com muito mais carinho que no primeiro, eles parecem estar mais grossos tb, a strain é MEX, se quiser dar uma olhada nas fotos, o atual é o second casing, tento colocar 1 foto por dia la.

quando voce abre seu terrario, voce ventila pra renovar o ar dentro ? percebi que eles adoram ar e agua :D ah na agua uso um pouco de peroxido que ajuda a combater contaminação.
 
Upvote 0
Pinagem exagerada e abortos em excesso em um mesmo flush pode indicar contaminaçao por VERTICULLUM.
Notou se os cogus maiores tinham RISCOS verticais marrons?
Essas seriam as colonias de verticullum.
O bolo pina demais pois sente que vai morrer, como um ultimo esforço pra perpetuar a especie.
 
Upvote 0
:seta: fpmx:

Eu abro sim, 3 vezes ao dia ou 4 pra ventilar, ta bem umidão!

:seta: Alienardo:

Acabei de observar, não encontrei esses vestígios não, apenas aqueles riscos que o cogu tem mesmo, acho que é da própria fibra deles.

Tomara que ele não esteja se suicidando! Fiquei foi triste agora! :(

:seta: pegaso:

Eu li ontem em um tópico que um cara tomou um chá de pins hehehe, e deu uma brisa boa! Ta tudo guardadinho aqui!!

Na verdade esse bolo já vem de uma luta com contaminação, o cobweb atacou ele no início, e de vez em quando reaparece.

Vou dar uma borrifada com agua oxigenada depois.

Só não sei se antes ou depois de dunka-lo novamente!
 
Upvote 0
Fala PapaCobweb

Já passei várias vezes por esse problema de pinagem excessiva sem desenvolvimento posterior dos pins e finalizando em aborto total.

Não sei ao certo o que causa isso, mas pude conseguir alguns cogumelos depois que limpei a superfície e pus uma camada de vermiculita úmida por cima.

Ao limpar a superfície não raspe e sim, com uma tesoura, arranque os abortos.

Faça num local apropriado, pois vai demorar alguns minutos até terminar e use luvas e máscara, para evitar contaminações.
 
Upvote 0
Ops!!!

Já percebi isso também.

Acho que existe mais um fator que pode influenciar, a umidade.

Antes deste flush, chegou a promover o dunk tek, ou simplesmente injetar água nos bolos?

Se a umidade disponível no bolo é pouca, o surgimento de muitos pins suga toda essa água, e não tendo mais umidade disponível, como os cogus vão desenvolver, sendo eles 90% água?

Pra descobrir se é isso, basta levantar o bolo e sentir seu peso. Bolos sem água são muito leves, bolos com água disponível apresentam peso bem maior.

Ulitizar uma camada de vermiculita estéril e úmida, como o Papa Maurício indicou, é quase que regra também. Além de proteger o bolo, promove crescimento de micélio rizomórfico, fornece umidade para o surgimento dos pins.

paz e luz
 
Upvote 0
Obrigado pelas respostas amigos, acho que estou resolvendo o mistério.

Notei que os bolos estão muito leves mesmo, eles provavelmente estão muito secos!

Se ainda está no segundo/terceiro flush, acho que ainda há bastante nutrientes para o desenvolvimento dos cogus.

O que eles precisam é beber água!

Em algumas áreas ainda existem aqueles pontinhos brancos (que precedem os pins propriamente ditos).

Queria saber se eu posso dunkar novamente mesmo com esses pontinhos, tendo em vista que é quase impossível retirá-los no momento (muito pequenos).

Brigaduuu! :)
 
Upvote 0
Claro que sim Papa.

Não é necessário a retirada de pins para fazer a injeção de água.

Eu mesmo ontem injetei ao total 400ml de água mineral em meus bolos, que estão secos e cansados devido a colonização ter demorado dois meses, o dobro do normal.

Segue firme, e veja se vai solucionar o problema.

Uma proteção com vermiculita como o Maurício indicou também é muito válido.

sucesso!
 
Upvote 0
Fiz o resto da limpeza e dunkei tudo! Estava realmente seco..

Hoje vejo os primeiros pins se desenvolvendo, até agora nenhum aborto.

Porém tem algumas áreas um pouco escuras.. Ai tá a dúvida se é um contaminante (cor preta) ou se foi alguma parte que recebeu muitos esporos e ficou escurinha.

Vou esperar mais uns dias e cuidar pra que mais cogumelos se desenvolvam.

Bom demais essa sensação de poder acompanhar o desenvolvimento!
Até converso com eles e mando umas energias de vez em quando!

:)
 
Upvote 0
Back
Top