Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A responsabilidade para com os cogumelos.

Loucomelo

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/01/2008
33
69
Queria criar um tópico sobre o que nós aqui do site pensamos sobre a responsabilidade em usufruirmos dos cogumelos, voces acham que a pessoa deve ter alguma idéia filosófica ou de qualquer outro pensamento que seja relativo ao pensar para usufruir da carne dos deuses, (Os Astecas os chamavam assim). Ou voces acham que qualquer um pode arrancar 1 só para "pirar"?

Vamos discutir nossas idéias aqui sobre isso, deixe a sua! :)
 
Eu não acredito que essa tal responsabilidade exista, porém, se alguém consome apenas para ficar louco, mais cedo ou mais tarde vai acabar largando, pois psilocibina não é exatamente uma substância recreativa.
 
Eu não acredito que essa tal responsabilidade exista, porém, se alguém consome apenas para ficar louco, mais cedo ou mais tarde vai acabar largando, pois psilocibina não é exatamente uma substância recreativa.

Boa resposta cara, era isso que eu queria ler!
 
Eu penso que cada um usa do jeito que bem entender.
Pré-conceito sao conceitos formados ANTES da tripp.
Quem os tiver que cuide dos seus.
O ideal é que o maximo possivel de pessoas tenham contato com a enteogenia em geral, e tirem suas proprias conclusoes sem esperar uma muleta para os apoiar.
O tempo todo vivemos e somos sozinhos, poder se unir ao todo é uma dádiva que deve ser experimentada por todos.
E quem quiser muleta que use muleta.
 
É, experimente para ver.. :eek:

Muito bom post alien:pos:
 
na minha opinião a pessoa não precissa te um intelecto avançado para usar, na verdade como o alienardo posto, é bom que todas as pessoas tivessem essa experiencia para criar e reavaliar seus conceitos, modificando suas ações e até expandido a mente. Entendendo que somos parte do cosmos.



Eu não acredito que essa tal responsabilidade exista, porém, se alguém consome apenas para ficar louco, mais cedo ou mais tarde vai acabar largando, pois psilocibina não é exatamente uma substância recreativa.

tenho uma opinião diferente. a psicocibina pode ser usada com substancia recreativa, se a pessoa não usar com um olhar cientifico so pra curtir já é recreação mas concordo que se a pessoa usar somente como recreação ela acaba largando.
 
Cada um utilizada da forma que bem entender. Particularmente não gosto da ideia de utiliza-lo para "fikar mto loko" e sim para absorver maiores conhecimentos sobre minha pessoa.

Abraço a todos!
 
A minha expêriencia pessoal é a seguinte: eu não tinha nenhuma filosofia "espiritual" ou nada parecido antes de tomar os cogus. E as filosofias que eu tinha foram quase destruidas completamente depois da experiência.

A única coisa que o meu amigo que me apresentou esse mundo mágico me falou, antes de tomar, é que depois a gente passava a "dar valor pra outras coisas". Mas mesmo assim, tomamos num ambiente de muita amizade (estavamos em sete e um que não tomou), muita natureza e também respeito.

Depois de um tempo, lendo por acaso sobre algumas práticas/religiões orientais achei um incrível paralelo com minhas expêriencias com cogumelos, e com isso passei a me interessar por elas.

Eu acredito que os cogumelos devem ser encarados com respeito e humildade. E como uma grande fonte de aprendizado. No entanto, também acho que cada um tem o direito de fazer oq quiser, então não vou criticar alguém que quer tomar cogu apenas para "pirar". Afinal, o prazer também é um dom divino!

Abraços
 
A minha expêriencia pessoal é a seguinte: eu não tinha nenhuma filosofia "espiritual" ou nada parecido antes de tomar os cogus. E as filosofias que eu tinha foram quase destruidas completamente depois da experiência.



os cogumelos devem ser encarados com respeito e humildade.

Acreditoque é por ai mesmo Murilo, as pessoas que a principio pensam em tomar os magicos pra "pirar" se não tiver preparado para o conhecimento que eles transmitem não toma nunca mais, ou ate tomam quando realmente chegar a hora de refletir sobre os ensinamentos dos mágicos... Acho que tem que ter responsabilidades e conhecer os mágico antes da ingestão, ele tranforma o intimo da de quem toma e é necessario saber disso, se não, pira mesmo ( No sentido literal da palavra, enlouquece.)... Porque depois dos cogus a pessoa nunca mais é a mesma (Falo por mim.).
 
Acho que qualquer um pode arrancar um só pra pirar mesmo... isso depende de cada um, eu, particularmente, não como cogumelos pra "pirar", mas penso que o mais importante é o livre arbítrio.

"Cada pessoa ou coisa é diferente, se é assim, baseado em que você pune quem não é você?"
Raul Seixas
 
como dizem: "são os cogumelos que encontram a gente"... acho q cada um tem a sua hora.... seja para ficar locão ou para abrir as portas da percepção........
:luz:
 
sobre "pirar" tb concordo que os cogumelos não são para isso, pra pirar usa-se alcool.
sobre recreação é o que quero fazer na proxima vez, é tomar e curtir, não tentar entender nem descrever, so curtir mesmo. sentir o mundo.
 
Mas quem somos nós pra decidir se alguém "pode" ou "não pode" usufruir dos cogumelos, qualquer que seja o objetivo desse alguém?

A decisão de usar recreativamente ou não cabe unicamente ao próprio usuário.
 
sobre "pirar" tb concordo que os cogumelos não são para isso, pra pirar usa-se alcool.
sobre recreação é o que quero fazer na proxima vez, é tomar e curtir, não tentar entender nem descrever, so curtir mesmo. sentir o mundo.


"Só curtir mesmo", sem estar querendo, da mesma maneira que você se deixa levar, estará sentindo até mais forte a sintonia com o cosmos (ou como queiram chamar). Preparando-se muito ou "esperando algo", acabamos por interferir no processo. O que não acho agradável.

E comento sobre o USAR PARA PIRAR, vejo grande perigo, principalmente o individuo estando sem preparo, sendo jogado nesse universo, é complicado.

Por exemplo: Nos trabalhos com Santo Daime (ayahuasca), ninguém começa logo de cara num trabalho pesado, 12 a 14 horas. Começa-se por trabalhos de preparação (do espírito). Com tempo, vai-se ajustando a trabalhos mais longos (com doses maiores do chá).

Vejo o problema com os cogumelos que, estão a disposição (fácil) de quem queira administrar sua medicina.
Na minha opinião um preparo ou ao menos mínimo de conhecimento essencial.
:)
 
Por exemplo: Nos trabalhos com Santo Daime (ayahuasca), ninguém começa logo de cara num trabalho pesado, 12 a 14 horas. Começa-se por trabalhos de preparação (do espírito). Com tempo, vai-se ajustando a trabalhos mais longos (com doses maiores do chá).


Desculpe disgredir um pouco, tupy, mas já vi grupos de Daime que não fazem restrição ao iniciante começar logo em um bailado, e tomar as mesmas doses do pessoal mais antigo.

Eu mesmo fui pela primeira vez em um bailado.


Quanto aos cogumelos, eu creio que ter uma direção ajuda, e muito. Os grupos de ayahuasca, por exemplo, geralmente têm rituais bem definidos, e participar de alguns desses rituais e se familiarizar com certas ferramentas e situações pode ajudar muito nas experiências solo com os cogumelos. No meu caso foi assim.

Mas nada impede que alguém trilhe o seu próprio caminho, sem contato forte com nenhuma filosofia, tradição xamânica ou religiosa.
 
Mas nada impede que alguém trilhe o seu próprio caminho, sem contato forte com nenhuma filosofia, tradição xamânica ou religiosa.
Sabe o que impede o pessoal que chega aqui de trilhar seu proprio rumo?
Um amontoado de gente que fala:
PROCURE COMEÇAR COM DOSES PEQUENAS ou É NECESSARIO EXPERIENCIA PRA SE JOGAR DE CABEÇA.
bullshit.
tudo conversa pra boi dormir.
Até hoje nao me sinto preparado para uma tripp forte.
E mesmo assim eu faço como vc disse - Trilho um caminho sem ligaçao a nenhum tipo de religiao ou ritual.
Estudo religioes e rituais como lazer, pratico o que me fizer bem e estou virando os 30/31 anos de vida.
Tudo qeu eu aprendi foi me ferrando, metendo a cara na parede e quem sofreu tudo foi só eu.:pos:
Nota milpro seu gancho que trouxe um insight que estava preso ha anos.
XEGA DE PRECONCEITO COM PESSOAS INEXPERIENTES.
 
concordo com vc Eletricccc
uma experiencia forte logo d cara pode ser mto boa e reveladora e que talvez nunca mais se repita nas posteriores.

um exemplo pessoal: na minha 1ª exp. c Argyreia eu tomei logo 10 sementes da Madagascar... foi MUITOOO forte. e foi muitoooo boa! contato total com a natureza, integração mil! ;)
 
Desculpe disgredir um pouco, tupy, mas já vi grupos de Daime que não fazem restrição ao iniciante começar logo em um bailado, e tomar as mesmas doses do pessoal mais antigo.

Sim sim, acontece.
Percebo assim, a pessoa toma logo uma dose muito forte de qualquer medicina que for. Pode se assustar não? Sair correndo, ter uma experiência tão traumatica que talvez nunca mais volte a ter contato com a medicina, assim estragando, talvez, toda uma caminhada que ela poderia ter de descobrimento.
Não concordam?
 
Última edição:
Desculpe disgredir um pouco, tupy, mas já vi grupos de Daime que não fazem restrição ao iniciante começar logo em um bailado, e tomar as mesmas doses do pessoal mais antigo.

Sim sim, acontece.
Percebo assim, a pessoa toma logo uma dose muito forte de qualquer medicina que for. Pode se assustar não? Sair correndo, ter uma experiência tão traumatica que talvez nunca mais volte a ter contato com a medicina, assim estragando, talvez, toda uma caminhada que ela poderia ter de descobrimento.
Não concordam?

Quem tem que ficar fica.
eu tomei cogus por puro lazer por 10 anos até ENTENDER o que eles represenatavam na minha vida.
Hoje me dói ver pessoas se perdendo no mesmo intento que eu.
Qual foi o intento da sua primeira experiencia?
E, sinceramente, mesmo sabendo de tudo, ele mudou tanto assim?
O meu continua o mesmo - vou tomar cogu porque eu fico alucinado.
MAS junto com a tripp vem todo o embrulho - conhecimento, sapiencia - eletricidade.
E nao importa a dose, quem quer aprender aprende, quem nao quer sai fora e volta pro rebanho.
 
Percebo assim, a pessoa toma logo uma dose muito forte de qualquer medicina que for. Pode se assustar não? Sair correndo, ter uma experiência tão traumatica que talvez nunca mais volte a ter contato com a medicina, assim estragando, talvez, toda uma caminhada que ela poderia ter de descobrimento.
Não concordam?


Bem, EC e tupy, eu acho que nessa questão há bons argumentos nos dois lados.

Para os mais ousados e desbravadores estão reservados os maiores riscos mas também algumas boas surpresas, como as maiores possibilidades de, caso consigam se equilibrar, percorrerem rápido o caminho.

Creio que o ideal é mostrar os dois lados e deixar a pessoa escolher o ritmo, sem forçar isso ou aquilo.

A partir da primeira experiência, forte ou fraca, cada um pode ver o que procura e ajustar. Já vi pessoas muito sensíveis e outras muito resistentes.


Eu comecei devagar com os cubensis, e levei um ano e umas 15 experiências para tomar uma dose de 6g secas de cultivados. E levei outro ano para fazer um dark room com peganum e 8g secas. Mas acho que foi o ritmo certo.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top