Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A mente influencia o crescimento de cogus ?

ttsoares

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/10/2006
38
69
Estou convencido que sim...
Mesmo que apenas dois eventos possam corroborar esta minha intuição.

O pin do cogu, cuja imagem anexo, parecia mais um dos grandões que tem nascido por aqui... Mas, como exatamente neste período eu estava vivendo um drama pessoal de muita intensidade, creio que mandei "bad vibes" pro crescimento dele e nasceu estro troço bizonho - que há quem ache lindo !

Tinha 18cm de comprimento e 8.7cm de diâmetro no chapéu.

Alguém concorda com essa idéia ?
Ou, tem imagens estranhas como esta para mostrar...?

Cordiais saudações.
(Pouco, bem e sempre).

indisp.png
 
Não vejo nada de estranho. Nem ao menos é um mutante, simplesmente não cresceu reto.

Não concordo em nada com as tais bad vibes.
:pos:
 
voce não mudou a iluminação ou o terrario de lugar nos dias de crescimento?
Acho que é o efeito estufa!!rsrsrs:D

abraço:pos:
 
sabe porque as plantas crecem p cima...talvez o problema seja iluminacao..:)

se nos pudessemos mandar tantas mas vibracoes, interfirindo no crecimento das plantas, nada vingaria...
 
O mais legal é que a obervação de um único fato, ligado à criatividade já é capaz de criar uma teoria completa....
 
Bem... Se a mente influencia o crescimento de cogumelos... Força da mente... Nesse caso só se for a mentira! :D Brincadeiras a parte, acredito que o mais provável é a iluminação!

Acredito também que abrir um diário de cultivo não mata ninguém! :D:D

Ttsoares, não esqueça de se apresentar aqui nesse post!
:D
 
18 cm de comprimento ? =D .. 8,7 de diâmetro ? é maior do que todos os meus que eu tive em cultivos.... Uhauahua... ;D
boa "comilança"... (com Responsabilidade)
concordo com o frederic (e com todos os outros tmb) se fosse as "Bad Vibrations" ...' outras coisas "não dariam certo..."...
tmb acredito que seja a luz... (luminosidade)....

As fotos ficaram legais !!! ;D
abraços !!
*e não se esqueça de se apresentar... (como disse o Kliphos)
 
POIS eu afirmo que SIM o poder da mente influencia e MUITO nos cultivos.
e quero ver alguem me provar o contrario!
eu já vi pins se suicidarem, pulando aos montes na agua do fundo do terrari pelo simples fato deu ligar um sonzinho estilo funk muito alto perto deles..
se o funk - que quase nao gera pensamentos - já causou isso, imagina um problemao pessoal o que nao causa....
se GOOD vibes funcionam porque as bad nao podem causar essas deformaçoes?
eu nunca utilizei luz artificial nos meus cultivos e os cogus saiam LINDOS esparramados por 360 graus em torno dos bolos!
era pura energia vibeational.
lembram??
OOOOOHHHHHMMM \\/\/\/\/\/\/\/\/\/\//
 
Mil graus, cogumelao. Aqui o maior foi do tamanho de uma caneta, bem grosso e chapéu de 5 cm. Mas ta bom. Good vibes for the next flush!
 
Acho que influencia bastante, não só a mente mas o corpo todo, desde o 1º dia do meu segundo cultivo eu venho fazendo exteriorização energética :eek: , sei que tem gente que não acredita nissa mas eu acredito !!!


Good Vibes
 
Eu sou muito sético, a mente pode emfluenciar uma cultura desta só c vc estiver com algo na cabeça ai vc pode vacilar e acabar contaminando algo, acho q os seres não tem esse tipo de ligação, cada um cada um ...;)
 
POIS eu afirmo que SIM o poder da mente influencia e MUITO nos cultivos.
e quero ver alguem me provar o contrario!
eu já vi pins se suicidarem, pulando aos montes na agua do fundo do terrari pelo simples fato deu ligar um sonzinho estilo funk muito alto perto deles..
se o funk - que quase nao gera pensamentos - já causou isso, imagina um problemao pessoal o que nao causa....
se GOOD vibes funcionam porque as bad nao podem causar essas deformaçoes?
eu nunca utilizei luz artificial nos meus cultivos e os cogus saiam LINDOS esparramados por 360 graus em torno dos bolos!
era pura energia vibeational.
lembram??
OOOOOHHHHHMMM \\/\/\/\/\/\/\/\/\/\//

LOL!
Uma nova teoria que tem que,
- Ser capaz de predizer futuras ocorrências sobre o que ela propõe,
- Ser testada por experimentos ou
- Ser rejeitada por observações empíricas (desses experimentos).

O conjunto de conhecimento dele propõe basicamente que: O estado da mente do criador dos cogumelos pode alterar a direção de crescimento dos mesmos.

Você pode considerar isso uma teoria se,
- Ela for consistente com a teoria anterior que diz que a Luz altera a direção de crescimento dos cogumelos, mesmo que mostre que essa está incorreta em algo específico.
- Ela for suportada por várias evidências ao invéz de uma só fundação assegurando que a teoria é uma boa aproximação, se não totalmente correta.

Isso é falso, já que ela não é consistente com nenhuma outra teoria sobre a direção dos frutos E não é suportada por várias evidências já que ele observou isso apenas uma vez.

Ninguém tem que te provar o contrário, você é que tem que mostrar que a sua teoria realmente explica melhor a realidade do que a teoria anterior :) Caso você não consiga mostrar isso então vale a teoria vigente.

Para mostrar que a pseudo-teoria da mente-cogumelo funciona, você vai precisar de pessoas escolhidas aleatoriamente para exercer poder mental sobre o crescimento dos cogumelos, vai precisar de substratos iguais e uma espécie já isolada e potes de mesmo tamanho, vai precisar de potes de controle que supostamente não estão recebendo influência mental. Vai ter que mostrar várias vezes que os cogumelos sob influência mental crescem diferente dos cogumelos dos potes controle. Vai ter que definir influência mental, mostrar sua existência e criar várias outras teorias e todas essas coisas.

Bla bla bla :)
 
Esse é um debate que a princípio pode ser colocado como crendice ou mito, mas que muitos de nós já deparou com coisas assim.

Por exemplo a atitude que tomados quando alguem querido adoece é manter a esperença que tudo vai ser resolvido e terminar bem.

Evitamos pensar que coisas ruins podem acontecer, com receio de que aconteçam.

Quem por aí vai ficar repetindo estou mal, estou mal, estou mal ou estou com azar, estou com azar, estou com azar.

O que pensamos influencia sim o que acontece conosco e tudo que está ao nosso redor.

Não sei se conseguiria fazer um cogumelo se torcer, mas não arriscaria a fechar meu pensamento em algo do tipo estou doente, estou ficando doente.

Esse é um campo que a ciência ainda não pode teorizar, mas que nós sentimos que compõe o que somos.
 
provar cientificamente isso seria digamos perda de tempo, esse tipo de "cominicação" seria telepatia ou algo similar, todos nós sabemos q não temos esse sentido, passa milhoes de coisas na nossa cabeça tanto no conciente quanto no sub conciente, tendemos á pensar sempre o pior, isso por uma caracteristica da nossa raça q eh ter medo das coisas isso faz parte de nossos sentidos selvagens de defesa q ainda temos.O ser humano eh meskinho e hipocrita por natureza, somos muito inteligentes e tentamos contornar isso, e até pensamos q não somos assim mas a nossa sociedade como um todo eh, há vibraçoes negativas á maior parte do tempo infelismente eh assim, destruimos nosso habitat por dinheiro e num futuro próximo não haverá dinheiro q nos de a vida q temos hj q já eh precária. As áreas de proteção ambiental são para geracoes futuras explorarem o seu potencial economico e não pra existir para sempre, até aki msm nos nos aproveitamos e exploramos a natureza para uso próprio pq gostamos dos efeitos os cogumelos eles aki não cersem em codiçoes naturais e sim as condiçoes ideiais q nós msm fasemos ... A naturesa já não vai mais comportar o numero de seres humanos na terra q não para de crscer, nosso habitat está falindo e esse processo eh irrevercivel por mais q todos assinem o trotocolo de Kioto nao há terra e agua potavel o suficiente pra prover comida á todos ... provavelmente haverá uma exinção da nossa raça e ao comprario q Darwin disse o mais rico sobreviverá e não o mais forte, isso c não morremos fritos de calor, mortos de sede ou de péstes ... essa eh as vibraçoes q nós mandamos para a natureza todos os dias ...

fui muito negativo? sim com certesa :eek:

até :p: ;) :D :cool:
 
Posso estar enganado mas vou seguir com minha linha de raciocínio: Quem viveu algo e sentiu/respirou/tocou/ouviu/degustou esse algo... Sabe muito bem o que se passou, porque viveu a circustancia e ninguém pode lhe tirar aquilo que foi experimentado.

Não importa quantos lhe digam e lhe 'provem' o contrario... Pode ser as pesquisas mais bem elaboradas, sobre o teto dos melhores pesquisadores, realizados sobre parâmetros mais bem estudados e controlados... Aquilo que você viveu é seu e ninguém pode lhe tirar nem 'provar' o contrario da realidade que se passou.

O fogo!

Você chega na esquina e vem uma cambada de malucos dizendo que o fogo é maléfico, destrói as matas, causa queimaduras, crianças morrem todos anos... ele mata, etc...! Muitas pesquisas, muitos experimentos comprovam isso.

Uma série de informações nos são bombardeadas. Todas, por mais veracidade que tenham são apenas teorias, mesmo que possam fazer muita lógica e sentido... São apenas teorias enquanto não as vivemos!

Então damos a volta no quarteirão e outro grupo de malucos caem matando dizendo que o fogo é benéfico. Ele ajuda na metalúrgica, esquenta nossos alimentos, faz ferramentas, ajuda o homem, etc... Mais uma vez, muitos livros muitas boa idéias...

Todas essas coisas, em nós, não tem valor significativo algum enquanto não tocarmos a realidade dos fatos. Podem ter seu grau de importância, mas nenhum valor na nossa vida.

Eis que andamos mais um pouco e vem outro grupo de pessoas. Essas dizem que o fogo não existe. Dizem que é um elemento que se encontra encerrado dentro cada particular. Que é algo espiritual não pode ser tocado com o ego, etc... Mais uma penca de livros e informações!

Quem esta certo e quem está errado? Dentro de cada um desses grupos, existirão pessoas 'capacitadas' a continuar seus estudos mais profundos, a realizarem seus experimentos e tocarem sua verdade. Cada um possui uma parcela de verdade pois em seus experimentos, não vêem mais a teoria, porque por si só sentiram/respiraram/tocaram/ouviram/degustaram aquilo que estão tentando passar para os demais.

A realidade em si é aquilo que experimentamos e nada mais. O dia que chegamos em casa e nos queimarmos brincando com fogo, teremos pequena impressão da realidade sobre o fogo, o dia em que virmos o fogo comendo nossa casa teremos outras impressões... O dia que sentirmos fome e cozinhamos utilizando o fogo teremos outras impressões. Quando tocarmos tesouras, talhares, utensílios e tomarmos a compreensão que aquilo existe dessa forma porque foi utilizado fogo na sua construção, teremos outras impressões sobre ele.

Aquele que no meio da sua meditação, contemplação, devoção, mística, inspiração, introspecção, cogumelação ou seja la o que fizer, sentir o fogo dentro de si... Terá outras impressões sobre o fogo... É uma questão de vivência e de experimentação.

As teorias são muito importantes para embasarmos nossos experimentos, para servir de guia e de norte para aonde e o que podemos ir ou fazer.

Mas por outro lado são muito prejudiciais enquanto tivermos o ego, enquanto tivermos a capacidade de inutilizar a lógica, razão, inteligência e bom senso, fazendo de tudo rótulos, conceitos, idéias pré-formadas!

Enquanto continuarmos vivendo meio aos vícios, manias, tiques, complexos, medos, traumas, emoções/sentimentos-atitudes-pensamentos inconscientes ou negativos, tanto as teorias como as praticas e experimentações serão completamente inúteis e limitadas!

Ou seja, temos que saber medir o que é e o que não é das coisas!

Afinal de contas, o fogo... ele é o que é... Não é verdade? Não importa que teorias, ou que práticas ou experimentos que tenhamos com ele. Vai continuar sendo... Fogo! O Fogo é! É!

Tão importante quanto tudo isso chama-se respeito! É a capacidade de ter compreensão ao ponto de entender que o que outra pessoa viveu, aquilo é dela! Assim como as coisas que nós vivemos, são nossas coisas, não precisamos nós impor ou contradizer a nada nem ninguém.

Assim como escrevi em outro post!
Idiota é quem não compreende as dificuldades e debilidades dos outros! Idiota é o individuo que não consegue ter a mínima sensibilidade de saber se colocar na situação de outra pessoa!

Falta de respeito, falta de simpatia, falta de bom senso, falta diplomacia e critica DESTRUTIVA são os sintomas da doença que infecta os corações daqueles que perderam o sentido de compaixão, confiança e comunidade!

Infelizmente estamos todos suscetíveis a isso!
...
Faz parte de boas relações humanas, estamos sempre estimulando os amigos, de falarmos com generosidade, de cooperar com prontidão e entusiasmo... Nunca com má vontade e não acusar o defeito dos outros. Precisamos sim é de compreender o ponto de vista alheio. Nunca sermos grosseiros, briguentos, irônicos muito menos sarcásticos. Evitar discussões que ocasionem disputas e não contradizer as opiniões dos demais. Senão saber dialogar e conversar de forma amigável utilizando dos poucos valores humanos que temos (e quer precisamos desenvolver).

O mundo é uma grande ilusão. Nesse laboratório mágico que inserido estamos nada mais importa senão de respondermos nossas inquestionáveis e particulares inquietudes.

Como diria meu camarada Quetzal: "Isso é realmente uma questão Psicotrônica-Eletrodélica!"
 
na ironia dos fatos, o criador da thread ficou proibido de entrar nela posi nao tem pontos de karma suficientes.
O topico foi movido e agora o TT nao pode entrar aqui no conversa livre. chato isso pra um novato.
 
Afinal de contas, o fogo... ele é o que é... Não é verdade? Não importa que teorias, ou que práticas ou experimentos que tenhamos com ele. Não precisa disso para existir. Vai continuar sendo... Fogo! O Fogo é! É!

Só os "cientistas" mais tolos perdem tempo tentando provar que algo é bom ou maléfico, e as especulações sobre o que realmente existe não entra na ciência, ciência é sobre aquilo que todos percebem, é sobre algo que eu, você, o Mauriço e todas as outras pessoas comuns percebem.

A ciência está além do bem e do mal, é algo que se limita a estudar a realidade comum e ver o que podemos dizer sobre isso, e o que a ciência diz, quando teóricos e experimentalistas de verdade dizem, quero dizer, é algo que qualquer um pode testar, se tiver os recursos.

A ciência diria o fogo queima, se você colocar a mão lá você vai se machucar, vai doer, se ficar tempo demais você pode até perder sua mão, se isso encostar na mata, ela pode causar grandes estragos.
A diferença central é que o que a ciência diz é universal, não tem nada a ver com as religiões dos caras que abominam ou adoram o fogo, o fogo é o que ele é, e a ciência te ajuda a tirar o que é crença e falar só sobre o fogo, nada de bem, de mal, de útil ou de inútil, apenas sobre o que se sabe sobre o fogo.
É importante notar essa diferença.

Esse é um debate que a princípio pode ser colocado como crendice ou mito, mas que muitos de nós já deparou com coisas assim.

Por exemplo a atitude que tomados quando alguem querido adoece e manter a esperença que tudo vai ser resolvido e terminar bem.

[...]

O que pensamos influencia sim o que acontece conosco e tudo que está ao nosso redor.

O pensamento influencia no seu organismo, que também comportamento, e seu comportamento influencia o ambiente externo.

Não sei se conseguiria fazer um cogumelo se torcer, mas não arriscaria a fechar meu pensamento em algo do tipo estou doente, estou ficando doente.

Esse é um campo que a ciência ainda não pode teorizar, mas que nós sentimos que compõe o que somos.

Na verdade pode teorizar sim, sabemos que existe um efeito chamado efeito placebo, onde só o fato de uma pessoa acreditar que tomou um remédio ou um veneno ou um alterador de comportamento e acaba manifestando os efeitos do remédio, mesmo tomando apenas uma pílula de nada.

Agora imagine, alguém toma um remédio que acredita que possa dar dor de cabeça e tem dor de cabeça alguns minutos depois de tomar o remédio, isso já foi observado cientificamente inúmeras vezes, mas imagine algo pior, alguém tem um pai que morre de cancer e passa a creditar que vai ter cancer também, por causa da genética, será que essa pessoa acabaria desenvolvendo um cancer?
Isso sim é algo medonho, e nem sei se a ciência hoje em dia tem a capacidade de descobrir que o cancer que supostamente seria desenvolvido teria sido culpa da mente ou do dna.

Mas de qualquer forma isso provoca uma reflexão importante sobre os benefícios de um pensamento positivo.

Também foi observado que pessoas que tem fé tem o sistema imunológico mais eficiente, talvez só o fato de acreditar que tem um Deus ou deuses cuidando de si, o paciênte acaba tendo um afeito placebo e melhorando.

Se acreditar em Deus for algo genético (existem pesquisas que indicam que acreditar em Deus pode ser algo genético, mas as pesquisas apenas indicam, não comprovaram nada), já sabemos por que existem tantos religiosos no mundo e por que Deus não vai embora.
 
Se acreditar em Deus for algo genético (existem pesquisas que indicam que acreditar em Deus pode ser algo genético, mas as pesquisas apenas indicam, não comprovaram nada), já sabemos por que existem tantos religiosos no mundo e por que Deus não vai embora.

Essa questão eh realmente estranha, eu acho q a genetica não tem muito a ver com crenças, já existiu muitos deuses na nossa história, ao decorrer dos tempos muitos foram sufocados por outras crenças ou até pela própria ciencia q foi desmistificando e mostrando q certos acontentecimentos tem uma base cientifica e não eh um acomtecimento divino, ex: em culturas antigas era comum acreditar no deus relampago ou deus sol, mas hj sabemos q são acontecimentos comuns, o raio eh a tentativa de c igualar as cargas (+) e (-) q existe entre as nuvens e o chão embora o acontecimento não seja 100% compreemdido hj em dia por causa de novas descobertas, o sol é sabido q eh uma gigantesca massa q com a compreção gravitacional causa a fusão de elementos, e q um dia seu "combustivel" vai acabar, coisas observadas e q a matemática nos mostra (a matemátia a rainha das ciencias). Pessoas com grau de instrução maior tendem a desacreditar da biblia em alguns fatos e os torna uma espécie de "conto" onde se transparece uma moral ou até msm desacreditar totalmente de tudo ou seguir o q acha mais correto. Eu acho q tem mais aver com cultura, Um garoto q nasce numa familia catolia costuma ser catolico, pelo menos uma boa parte da vida até achar o q acha o certo e seguir akilo, isso por influencia do ambiente em q vive.
E dificil falar em crenças, quase impossivel, eu particularmente sou totalmente sético mas tenho uma opinião q serve pra todos:

Acreditem em Deus mas não desacreditem do homem.

Até :p: ;) :D :cool:
 
Essa questão eh realmente estranha, eu acho q a genetica não tem muito a ver com crenças, já existiu muitos deuses na nossa história, ao decorrer dos tempos muitos foram sufocados por outras crenças ou até pela própria ciencia q foi desmistificando e mostrando q certos acontentecimentos tem uma base cientifica e não eh um acomtecimento divino, ex: em culturas antigas era comum acreditar no deus relampago ou deus sol, mas hj sabemos q são acontecimentos comuns, o raio eh a tentativa de c igualar as cargas (+) e (-) q existe entre as nuvens e o chão embora o acontecimento não seja 100% compreemdido hj em dia por causa de novas descobertas, o sol é sabido q eh uma gigantesca massa q com a compreção gravitacional causa a fusão de elementos, e q um dia seu "combustivel" vai acabar, coisas observadas e q a matemática nos mostra (a matemátia a rainha das ciencias). Pessoas com grau de instrução maior tendem a desacreditar da biblia em alguns fatos e os torna uma espécie de "conto" onde se transparece uma moral ou até msm desacreditar totalmente de tudo ou seguir o q acha mais correto. Eu acho q tem mais aver com cultura, Um garoto q nasce numa familia catolia costuma ser catolico, pelo menos uma boa parte da vida até achar o q acha o certo e seguir akilo, isso por influencia do ambiente em q vive.
E dificil falar em crenças, quase impossivel, eu particularmente sou totalmente sético mas tenho uma opinião q serve pra todos:

Acreditem em Deus mas não desacreditem do homem.

Até :p: ;) :D :cool:

Usei deus metaforicamente para falar da atitude religiosa, há indícios de que a atitude religiosa é geneticamente predisposta.

"Por que deus não vai embora" <=> "Por que ainda existe muita gente religiosa/mistica"

A religião em si é sim um fator cultural.

Que estatístico, ou instituição de estatística, levantou esses dados sobre o grau de instrução diminuir a religiosidade? Conheço muita gente muito bem instruida e religiosa e muita gente burra que rasga a bíblia, a pequena amostra a que eu tenho acesso não parece estar de acordo com a sua afirmação.

Uma dica:
Ceticismo exige muito conhecimento, disciplina e uma atitude questionadora.
 
Back
Top