Ah agora você falou melhor: acha que não vale a pena. mas dá pra fazer isso? claro que dá, e isso vai de encontro com os valores que cada um construiu pra si. senso de liberdade é uma coisa que vai muito além da licensa, poder fazer uma coisa ou não. é simplesmente fazer.
Se não vale a pena largar um casal de pessoas que historicamente se coloca acima de você, isso é da passividade de cada um. sim nossos pais nos privam da maior parte das nossas experiências, e quando não o fazem, interferem diretamente no caminho que teríamos.
Como você fala das pessoas que ama, pressuponho que esteja falando da sua família; uma relação moral provavelmente nunca analisada à unha, caso contrário temos praticamente um imperativo de que ela significa privação. Amo meus pais? Enquanto pessoas, não. Dificilmente pensam em outras , dificilmente pensaram nas consequências da minha educação toda esburacada (não falo só da minha mas das pessoas em geral), e dificilmente me procuram pra dicutir aspectos humanos. Só querem se afirmar enquanto autoridade, e parece que admitem o oposto para tudo o que eu falo. Um exemplo: quando coloquei uma discussão sobre ayahuasca e me posicionei contra pra ver o que eles falavam, de uma hora pra outra e esquecendo toda a 'war on drugs' que eles praticam, defenderam a liberdade de religião de cada um. Quando falei que ia então optar por esta 'religião' (mesmo que não fosse verdade), simplesmente piraram e tentaram me coibir de 'n' formas.
Amo meus pais em função da proteção e da condição que eles construíram pra mim enquanto eu era incapacitado... agora depois de uns 8 anos de vida uma pessoa já sabe (guardadas as proporções) o que a machuca ou não, e o que ela gostaria de fazer ou não, mas continuamos reproduzindo os valores que nos foram passados pelo inconsciente coletivo (amar pai e mae sobre todas as coisas, pff que piada), pura balela;