Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático A+ albino em BDA

Diário de cultivo problemático.
Caros irmaos do CM estou iniciando o cultivo da strain a+ albino. Carimbo adquirido no final de 2014 na net em um site ja fechado porem de confiança.
Começo: 07/11
TECNICA: Isolamento em BDA
MATERIAS: placas petri, pote de vidro, panela de pressao, faca sem ponta de cabo metalico p raspar o carimbo, alcool 70° combinado com 10% de iodo, lysoform na forma bruta diluido em 50% de agua, borrifador, glovebox, mascara, luvas, filme plastico e papel laminado.
PROCEDIMENTO: Foi considerado as proporcoes de batata e dextrose para 500ml de agua, porem, diminui proporcionalmente para 200ml de agua.
Fervi a batata nos 200ml de agua sem deixar o volume diminuir, acrescentando agua na medida que fosse necessario, coei o liquido e esperei esfriar um pouco. Com o liquido ainda morno dissolvi a dextrose depois o agar. O liquido ainda morno evita que o agar endureca a mistura. Colocado o bda num pote de vidro com tampa meio aberta foi esterilizado na panela de pressao por 30m junto com as placas petri e a faca de raspagem.
Esperei a panela esfriar um pouco, nao totalmente p nao endurecer o bda, e levei tudo p glove ja limpa e borrifada de lysoform. Dentro da glove derramei o bda nas placas e esperei endurecer sem tira-las de dentro da glove. Endurecido o bda, abri o carimbo, raspei c a faca e coloquei esporos em cada uma delas ( 3 placas). Fechei as placas, passei o filme plastico e cobri com papel laminado para protejer da luz na incubadora.
DETALHES:
Nao tampe as placas petri com o bda ainda quente, vai demorar mais para endurecer, alem de formar goticulas na tampa.
A Dextrose recomendada seria a pura, mas como nao consegui usei uma que tinha sabor mesmo..
Conto com a opiniao e positividade dos irmaos. Luz a todos!!

Salve salve irmãos do CM :):) Retomando hoje 11/11 esse diario, verifiquei a necessidade de abaixar as temperaturas na incubadora durante o dia, pois aqui no planalto central ta entre 30 e 32, como fazer isso? Bem eu queria ter um ar condicionado somente para essa finalidade mas como nao eh possivel, vai ser colocando uma garrafa pet cheia de agua congelada dentro da incubadora. Ou seja, a noite ela esquenta e durante o dia ela esfria.
Uma das placas se partiu, trincou, sem motivo aparente. Ja havia ocorrido isso sem nem usar a placa, ela guardada, e quando fui usar estar trincada... se vcs quiserem e for permitido eu fala o marca dessas porcarias de petri.. enfim.. essa placa contaminou e eu descartei
Sobraram duas que certamente aparecerá alguma contaminacao, porem pretendo selecionar algum micelio para inocular outra placa ate obter uma amostra livre de contaminacoes e se possivel rizomorfica..

Salve galera.. hoje 13/11/15 dei uma verificada nas placas e ja tenho minhas duvidas se esse micelio ai eh mesmo de psilocybe... o que vcs acham?? foto fungo[1].jgp

Dia 14/11 - Fiz a transferencia do unico ponto branco que se parecia com um micelio de ps para outra placa petri.
 

Anexos

  • 20151107_183021.jpg
    20151107_183021.jpg
    109.1 KB · Visualizações: 70
  • 20151107_125105.jpg
    20151107_125105.jpg
    67.8 KB · Visualizações: 69
  • Placa_petri[1].jpg
    Placa_petri[1].jpg
    79.5 KB · Visualizações: 57
  • Placa_petri_2[1].jpg
    Placa_petri_2[1].jpg
    87.8 KB · Visualizações: 59
  • Placa_petri_3[1].jpg
    Placa_petri_3[1].jpg
    94.1 KB · Visualizações: 58
  • fungo[1].jpg
    fungo[1].jpg
    81.5 KB · Visualizações: 42
Última edição:
Caramba irmão! Estou começando estudar isolamento em BDA que é a próxima técnica que provavelmente vou fazer, irei acompanhar seu diário pra aprender junto, se puder me indicar algumas coisas para ler sobre isolamento irei ficar muito agradecido. Muita paz a luz para o seu cultivo ;)
 
e
Caramba irmão! Estou começando estudar isolamento em BDA que é a próxima técnica que provavelmente vou fazer, irei acompanhar seu diário pra aprender junto, se puder me indicar algumas coisas para ler sobre isolamento irei ficar muito agradecido. Muita paz a luz para o seu cultivo ;)
Recomendo ler tudo rss o que pega nesse tipo de processo eh a esterilidade de tudo.. os ingredientes podem ser substituidos, nossa biblioteca tem muita coisa. Va em frente nas pesquisas e mao na massa eu tbm estou fazendo isolamento pela primeira vez..
Obrigado pelas energias
 
o que pega nesse tipo de processo eh a esterilidade de tudo..

Pois é, eu tenho 9 placas de petri lá em casa, mas não consigo visualizar todo o procedimento com BDA, principalmente a parte de esterilização, para fazê-lo...
 
...pesquisa mais sobre ester. O processo eh o mesmo p tudo, so vai mudar o tempo em que as coisas vao ficar na panela de pressao
 
24/11 - Estou achando muito lento a colonizacao. Ja foi feito uma transferencia. Segue foto.
 

Anexos

  • 20151124_084931.jpg
    20151124_084931.jpg
    99 KB · Visualizações: 28
Última edição:
24/11 - Estou achando muito lento a colonizacao. Ja foi feito uma transferencia. Segue foto.
Normal, as vezes o micélio simplesmente não desenvolve e logo você vai começar a notar contaminantes tomando conta do meio. Possivelmente é pelo motivo que a cepa que você retirou da outra placa não é boa.
 
Bom pessoal. Sem muita esperança nesta placa, e sem outro micelio rss resolvi transferir esse mesmo p grãos de pássaros..
No meu proximo bda usarei glicose de milho, acho q essa falta de desenvolvimento pode ser pela dextrose nao ser adequada.
 
Última edição:
Bom pessoal. Sem muita esperança nesta placa, e sem outro micelio rss resolvi transferir esse mesmo p grãos de pássaros..
No meu proximo bda usarei glicose de milho, acho q essa falta de desenvolvimento pode ser pela dextrose nao ser adequada.

Isso, a dextrose ideal é a sem sabor, a pura, que vem sem corantes e outros aditivos de sabor. Glicose de milho é um pouco chatinho de trabalhar. Eu tentaria com a dextrose de novo.
 
Pode ser impressão minha, mas parece haver algum tipo de microorganismo meio translucido se desevolvendo por quase toda a placa, é algo em relevo e de colocaração esbraquiçada sobre o meio de cultura, ja vi coisas do tipo se desenvolverem em placas de petri aqui.
 
Dezesseis dias. Ontem foi p sementes.
 

Anexos

  • 20151130_103929.jpg
    20151130_103929.jpg
    66.9 KB · Visualizações: 20
Back
Top