Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

5 semanas sem crescer [com fotos]

borodin

Hifa
Cadastrado
05/01/2016
3
8
41
Caros amigos,
Primeiro de tudo muitos parabéns pelo forum, tenho seguido de perto alguns projetos daqui e tenho aprendido muito.

Encontrei alguns problemas no primeiro cultivo e peço a vossa ajuda pois não sei muito bem qual será o próximo passo. Então, [editado- não discutimos compra e venda] colonizei alguns frascos de grãos de trigo com carbonato de cálcio e sulfato de cálcio. Tudo correu bem, em duas semanas estava completamente colonizado, então seguindo as instruções do livro passei para dois caixotes da medida ideal, fiz o casing com vermiculite e coloquei imediatamente na growbox. Faço AE duas vezes ao dia, e como está um pouco frio tenho uma pequena resistência de aquário que mantém a temperatura entre os 15-22ºC. Na base tem um pouco de argila expandida para aumentar a humidade, e borrifo também duas vezes ao dia.

Passaram 5 semanas, e não há sinal de nada. O micélio já é bem visível na vermiculite há cerca de 3 semanas, e agora começou a aparecer alguns pontos azuis que me parecem bolor. Acham que ainda cresce mais alguma cisa aqui? Eu penso que o problema poderá ser falta de humidade dos próprios grãos, talvez por hidratação insuficiente [quando passei dos frascos para os tabuleiros não adicionei água nenhuma, apenas a vermiculite com que fiz o casing estava humedecida]. Será que devo mergulhar os tabuleiros em água para tentar que saia alguma coisa?

tray-1.png tray-2.png tray-3.png

Obrigado desde já pela vossa atenção,
boro
 
Última edição por um moderador:
É, parece que já tem uns pontos de contaminação ali no casing.
Acredito que o seu problema seja a temperatura, para formação de primórdias fica na casa de 23 a 26 Celsius. Não é falta de umidade não!
Se realmente está com contaminante (na foto não está tão claro) não há o que fazer.
 
Upvote 0
colonizei alguns frascos de grãos de trigo com carbonato de cálcio e sulfato de cálcio. Tudo correu bem, em duas semanas estava completamente colonizado,

Pode ter sido problema na preparação do spawn.

Esse prazo de duas semanas é bem curto. Qual era o tamanho dos frascos?

Tem certeza que colonizou tudo? E que o micélio era de cubensis?
 
Upvote 0
Obrigado pelas vossas respostas..

É, parece que já tem uns pontos de contaminação ali no casing.
Acredito que o seu problema seja a temperatura, para formação de primórdias fica na casa de 23 a 26 Celsius. Não é falta de umidade não!
Se realmente está com contaminante (na foto não está tão claro) não há o que fazer.

O contaminante é apenas muito pontual e superficial, com um instrumento esterilizado raspei um pouco da superfície e verifiquei que no interior está tudo colonizado e, pelo que me pareceu, sem contaminastes (um branco uniforme).

Pode ter sido problema na preparação do spawn.

Esse prazo de duas semanas é bem curto. Qual era o tamanho dos frascos?

Tem certeza que colonizou tudo? E que o micélio era de cubensis?

Os frascos eram de 1L, no entanto a incubadora era climatizada com a temperatura ajustada. 1º usei uma seringa para inocular um frasco e depois usei a técnica grão-para-grão para os seguintes. Esta segunda fase demorou duas semanas.

Ideias do que poderei fazer para tentar induzir o pinning? Li algures que há quem encharque os grãos e ponha 24h no frigorifico para forçar a formação de primordiais.
 
Upvote 0
Ideias do que poderei fazer para tentar induzir o pinning?

Encharcar o casing e depois deixar secar pode funcionar, pois um dos gatilhos da pinagem é justamente a perde água do substrato.

Veja aqui, por exemplo: https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/page-2#post-147362

Mas se estiver contaminado a perda é quase certa. Não importa se está pontual ou superficial no momento. Esse é o contaminante que está se preparando para esporular, ou já está esporulando. O restante do micélio do contaminante, que ainda não chegou nessa fase, é provavelmente branco, e por isso você não o percebe no substrato.

Não sei se você é novo nos cultivos, ou se já viu pessoalmente micélio que certamente era de cubensis. Ele é branco, mas é um branco típico, brilhante. Muitas vezes dá para notas os contaminantes que também tem micélio branco por não apresentarem o mesmo tom de branco que o micélio de cubensis.
 
Upvote 0
Caros amiguinhos,
Vim aqui dar novidades. Encharquei o casing..mas não aconteceu nada! Deitei tudo fora..e agora quero recomeçar.

No entanto tenho um problema, o micélio que tenho nos grãos penso que já estão um pouco contaminados. O que devo fazer? Tentar ir ao AGAR para livrar-me da contaminação? Estou a desanimar, ainda não consegui tirar nem um cogumelo com este micelio..buhh
 
Upvote 0
No entanto tenho um problema, o micélio que tenho nos grãos penso que já estão um pouco contaminados. O que devo fazer? Tentar ir ao AGAR para livrar-me da contaminação? Estou a desanimar, ainda não consegui tirar nem um cogumelo com este micelio..buhh

Fica dificil sem saber o estado do micélio...Mas arruma um carimbo bom, e comece do zero, será bem mais fácil. Você pela forma de se comunicar parece ser de Portugal, então tente a FSRE ou a FSE.
 
Upvote 0
Não entendo muito além da PF Tek, mas uma regra que vale acho que pra todos os métodos: chegou em 3 semanas e nada de pinar, parte pra próxima :).

O casing é interessante, mas as chances de dar errado são maiores que o tradicional bolo. Por isso recomenda-se este para o primeiro cultivo.

Melhor sorte na próxima tentativa :).
 
Upvote 0
Back
Top