Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 5º cultivo - MDK

• Criador do tópico Criador do tópico khrin
  • Data de início Data de início
Diário de cultivo problemático.
Depois de 4 anos sem cultivar, voltei ao hobbie.

5º Cultivo.

Inicio: 23/02/2015
Strain: MDK
Técnica: PF
Esterelização: 1 hora na panela de pressão
Método de inoculação: Seringa multiesporos

dia 23/02 esterelizei os copos durante 1 hora na PP.
Hj, dia 24/02 inoculei 4 copos de whisky na porta no forno, 4 furos equidistantes 0,5ml por furo

Algumas fotos.
Eu uso uma forma de pizza de 20cm no fundo da panela de pressão para os copos não tocarem o fundo.
20150224_183812[1].jpg
Potes
20150224_184700[1].jpg 20150224_184717[1].jpg
Estou colocando um pote com água congelada no terrário e os copos estão transpirando por dentro.
O que é melhor nesse caso, deixar o pote ou retirar e deixar a temperatura 31º~32º?

Última edição:
Essa cepa de cubensis é top, uma das minhas preferidas, super domesticada!!!
Passou de 31 Graus Celsius a colonização fica lenta e aberta a fácil colonização de bácterias, mantenha a garrafa e tente estabilizar de 24 Graus a 27 Graus Celsius.

Boa sorte com os MDKings ;)

Essa cepa de cubensis é top, uma das minhas preferidas, super domesticada!!!
Passou de 31 Graus Celsius a colonização fica lenta e aberta a fácil colonização de bácterias, mantenha a garrafa e tente estabilizar de 24 Graus a 27 Graus Celsius.

Boa sorte com os MDKings ;)
Com o pote de gelo está a 28º

Obrigado

Também já cultivei essa strain e achei fantástica. Infelizmente produziram frutos pequenos o que dificultou um pouco a produção de carimbos, mas em compensação os frutos estavam poderosos.

Também já cultivei essa strain e achei fantástica. Infelizmente produziram frutos pequenos o que dificultou um pouco a produção de carimbos, mas em compensação os frutos estavam poderosos.
Isso ocorre quando o spawn é quebrado em pedaços pequenos, da próxima vez faça o teste. Pedaços pequenos = muitos cogumelos pequenos. Pedaços grandes = poucos cogumelos de médios a grandes.

Isso ocorre quando o spawn é quebrado em pedaços pequenos, da próxima vez faça o teste. Pedaços pequenos = muitos cogumelos pequenos. Pedaços grandes = poucos cogumelos de médios a grandes.

Muito interessante. Eu não havia pensando por essa perspectiva. Com certeza farei o teste. (:

Hoje, 27/02 após 4 dias de inoculados, percebi os primeiros sinais de micélio em 1 dos copos, não tirei fotos pq ainda não estão tão perceptíveis.

Hoje, 01/03
20150301_095102.jpg

estou com os 4 copos na incubadora junto a um pote com gelo, o micélio ainda não apareceu nas inoculações dos copos mais próximos ao gelo, provavelmente por causa da temperatura. Alguma ideia de como contornar isso?
20150301_101614[1].jpg

Alguma ideia de como contornar isso?

Troque a posição dos copos várias vezes ao dia. Pelo menos eu faço isso e tem dado certo. Mas no meu caso é ao contrário, no meio da incubadora fica um aquecedor.

Interessante! Parece que vai sair algo bonito dai, parabens :)

2 copos contaminados
20150306_100615.jpg 20150306_100632.jpg
Alguém identifica?
Descarto ou aguardo?

Descarto ou aguardo?

O copo à direita não tem chances. Se ao menos os cubensis já tivessem se desenvolvido uns 60%. Já o copo à esquerda acho que vale a pena esperar um pouco.

E se tiverem nos copos furos no topo para troca gasosa, tenha cuidado, o ambiente já está comprometido.

Resolvi investir no milho
03/03 - deixei o milho de molho durante 24h
04/03 - fervi o milho durante 20 minutos, deixei secar, esterilizei 4 potes maiores na PP e deixei o milho que sobrou de molho por mais 24h
05/03 - inoculei os potes grandes, esterilizei e inoculei os potes menores que fiz com o milho que sobrou
Hoje dia 08/03, todos os potes apresentam sinais de micélio
20150308_111948[1].jpg

Agitei todos os potes após a inoculação, menos um dos potes pequenos. Um membro me disse que isso é errado pois dificulta a formação de micélio dicarióticos, alguem confirma isso?

Os 2 copos PF que sobraram ainda estão na incubadora.

Última edição:
Agitei todos os potes após a inoculação, menos um dos potes pequenos. Um membro me disse que isso é errado pois dificulta a formação de micélio dicarióticos, alguem confirma isso?

Acho que é infundado. Ele tem alguma fonte de estudo para comprovar o que está dizendo? Eu sempre chacoalho o spawn 2 ou 3 vezes no máximo e nunca tive problemas. Em comunidades estrangeiras pelo menos, os veteranos sempre recomendam chacoalhar. Será que todo mundo está errado? o_O Caso estejam, seria bom comentar sobre isso nas outras comunidades para saber a opinião deles.

Há quem diga que chacoalhar não traz benefício algum, mas o que posso dizer pela minha experiência é que a colonização é mais rápida quando chacoalho logo após a inoculação e a segunda vez quando a colonização está entre 35% a 50%. A terceira vez é só quando noto alguma estagnação, o que é raro acontecer.

Atenção: Antes que alguém comece chacoalhar os bolos PF Tek, o que estamos falando aqui é sobre grãos inteiros. :ler:

Há quem diga que chacoalhar não traz benefício algum, mas o que posso dizer pela minha experiência é que a colonização é mais rápida quando chacoalho logo após a inoculação e a segunda vez quando a colonização está entre 35% a 50%. A terceira vez é só quando noto alguma estagnação, o que é raro acontecer.
Uma foto de um cultivo antigo prova isso, eu agitei um dos potes após a inoculação, o outro não, resultado:
Substrato.JPG
mas depois que me disseram sobre a teoria de atrapalhar o crescimento de micélio dicariótico eu fiquei preocupado.

Última edição:
mas depois que me disseram sobre a teoria de atrapalhar o crescimento de micélio dicariótico eu fiquei preocupado.

O micélio dicariótico vai se formar naturalmente à medida que a densidade das hifas monocarióticas aumentar e elas se encontrarem.

Tem sim uma uma certa diferença de opiniões entre chacoalhar ou não os grãos, e com que frequência, mas se você achou uma forma que funciona para os seus cultivos está ok.

Back