Não acho que devemos generalizar. O velho testamento não diz que se deve amar o próximo, muito pelo contrário, deve-se matar em nome de Deus. Segundo ele só se deve amar o povo de Deus (Israel).
O Satanismo é outro exemplo de religião que não ama o próximo e que cultua o Ego.
Esse é o problema, meu amigo, você ja leu o antigo testamento ? Eu não, mas de uma coisa sei, que você esta tomando por base uma única intepretação do antigo testamento. Sim, é possível que o antigo testamento esteja escrito tudo isso de que se baseia as religiões que aceitam a morte em nome de deus, porém, será mesmo isso que esta escrito ?
O Sanscrito é uma linguagem antiga, e assim como ja morreram a muito tempo quem o pudesse interpretar, a cultura e as tradições linguisticas também ja envelheceram, de tal modo, que poderia até mesmo ter invertido seu significado uma superficial tradução literal da moral, o que é o bem, mal, etc...
É complicado, não é tão simples como um "na bíblia diz isso, por isso acho isso", "no antigo testamento diz isso, entao a religiao cristã é uma merda".
Pra compreendermos o conteúdo significativo de escritos históricos devemos primeiro nos transportar para o local e para as condições em que foram criados, a época e a cultura são dois conceitos chave nisso, compreender esses dois aspéctos da realidade em que se queira investigar te traz uma intuição do significado mais pleno daquele acontecimento, até tua própria razão concretiza-lo como "fato".
Então pergutemo-nos, ante essa questão da morte em nome de deus, que tipo de morte é essa ? Morte de quem, e por qual tipo de deus ?
Matar outras pessoas por um Deus absoluto, é isso que quer dizer o antigo testamento ? E não é assim bem aceito até hoje, por nós mesmos, quando julgamos ser capazes de matar alguém que nos ameace a vida, ou quando somos a favor da pena de morte ?
São muitos elementos pra se considerar nessa balança divina... E a questão do como ser justo, cabe inclusive para o conhecimento.
Entendem, meus amigos, a ingenuidade com que o povo acredita num dogma religioso e nas escrituras históricas, incluindo o aqueles que desprendem energia em refutalas ?
Quando lemos um antigo testamento, uma bíblia, ou um escrito budista, a última coisa que estamos lendo são os textos originais, mas antes disso, a tradução de tres, quatro ou até mais degraus históricos de transvaloração, como toda reformulação da genese moral do escrito.
Não se lembram do monumental problema em que Lutero teve de enfrentar com a oposição com da própria igreja ao traduzir a bíblia do grego pro latim ? Tanto que, com isso criou um novo movimento que envolvia, não só os ensinamentos literais, mas todos os sentimentos mais profundos que expressavam o Cristianismo: A reforma Protestante.
O problema é que os conceitos das palavras só tem um significado consoante toda a tradição de um povo. quando se diz arvore aqui, imagina-se uma copa redonda, e nos alpes, arvore é um cone branco...
Isso, pra ilustrar a delicadeza com que máximas filosóficas situam-se na mente dos povos, de modos particulares... A questão era salientar, como Lutero viu bem, os conceitos
perenes, ou seja, aqueles significado que, des de tempos imemoráveis permaneceu vivo, independente das mudanças das palavras, das idéias e das intenções, e que todos interpretam de um modo igual... E digam-me, meus amigos, o que é isso que todos as pessoas, os povos, as religiões e as filosofias comunicam a vocês, ainda que não entendam seu dialéto e sua linguagem ?
Isso que todas as
convenções signais comunica, meus amigos, é algo dificílimo de
ver, obscurecido por trevas do passado da civilização:
é a memória da origem da humanidade, e essa mesma memória, era muito mais víva na época dos Gregos, chamavam-na "Mitologia".a