Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 4º Cultivo - 2º Casing - Ecuador

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoas,

é minha primeira tentativa de transformar grãos de centeio em uma bela massa branca de micélio, espero que dê tudo certo.
Vou descrever o processo, mas infelizmente não fotografei.

Material:

- Grãos de Centeio comprados na Casas Pedro, no "Saara", centro do Rio.
- 3 Potes com tampa de metal. Eles eram potes de conserva de palmito, comprei só pra usar os potes. Aliás, estou com problemas pra arrumar bons potes com boas tampas. Aceito sugestões.
- Seringa de 5ml de Cubensis Strain Ecuador
- Panela de Pressão
- Luvas esterilizadas
- Máscara (resistente à tuberculose !)
- Lysol (spray bactericida)
- Isqueiro maçarico
- Álcool Isopropílico
- Papel alumínio

Preparação dos grãos:

- Lavei muito bem uma panela grande, depois passei álcool isopropílico.

- Coloquei os grãos na panela e enchi com água e esvaziei 4 vezes, tirando muita sujeira escondida. Na quarta vez a água que saia eram bem limpa e transparente.

- Deixei 24 horas de molho na panela fechada.

- Escorri toda essa água e lavei-os na água corrente.

- Fervi por 10 minutos depois joguei-os num escorredor de arroz. Depois de drenar a água mexi bastante o escorredor, pro vapor dos grãos de baixo sair.

- Deixei esfriar.

- Esses passos foram tirados de um dvd que baixei, chamado "let´s grow mushrooms", muito bom por sinal, posso passar o torrent se interessar a alguém. Esse passo-a-passo pode ser visto em parte aqui:

Esterilização:

- Os potes foram lavados, depois joguei água fervendo neles e nas tampas, depois passei álcool.

- Coloquei os grãos nos potes, mais ou menos 2/3 do conteúdo, coloquei as tampas, mas não completamente vedadas, depois coloquei uma camada simples de papel alumínio. (Nesse método não coloca-se água dentro dos potes com grãos)

- Coloquei um pano de prato no fundo da panela de pressão, depois água e por fim os 3 potes com os grãos.

- Deixei em fogo alto até ganhar pressão, então deixei por uma hora e meia no fogo médio.

- Deixei a panela esfriar naturalmente.

Inoculação:

- Apesar de não ser o local mais aconselhável, o banheiro de minha casa é o menor cômodo, e a janela pode ser fechada. Joguei muito Lysol então, fechando o banheiro e esperando um pouco. Lavei as mãos com protex, depois álcool, coloquei as luvas e mais um pouco de álcool nas luvas.

- Abri a panela de pressão sobre uma bancada improvisada na pia, retirei os 3 potes e removi o papel alumínio. (Os grãos estavam bem inflados, mas "soltinhos")

- Abri a seringa e usei o isqueiro na ponta até ficar vermelho. Abri os potes e rapidamente inoculei os potes em 3 pontos cada um, sempre esterilizando a seringa entre um pote e outro.

- Guardei os potes numa caixa de papelão, envolvida num saco de lixo preto, dentro de uma gaveta de meu armário. Não sei a temperatura média lá dentro, pretendo adaptar uma incubadora melhor em breve.
____________________

É isso, meus amigos. Vamos esperar pra ver o que acontece.

Abraços, boas energias sempre.
 
Olá pessoal,
os potes ainda estão na incubadora, mas realmente o crescimento estagnou. como disse, coloquei um furo (com micropore) para troca de ar, mas acho que está tarde. tinha era que ter começado o cultivo com essa troca teria sido perfeito, e aquele crescimento lindo teria se sustentado. Pelo menos dá pra saber que esse método que tentei funciona.
Vou esperar mais uns dias, mas talvez eu desista e recomece, até porque estou precisando de espaço na incubadora.

Comecei novo cultivo, agora com milho e com strain ecuador.

Pra quem tinha comentado que esse cultivo foi "inspirador" eu digo que não desanimem, cultivem também, que com esses erros aprendemos muito.

abraços a todos e boas energias sempre
 
Olá pessoal,
os potes ainda estão na incubadora, mas realmente o crescimento estagnou. como disse, coloquei um furo (com micropore) para troca de ar, mas acho que está tarde. tinha era que ter começado o cultivo com essa troca teria sido perfeito, e aquele crescimento lindo teria se sustentado. Pelo menos dá pra saber que esse método que tentei funciona.
Vou esperar mais uns dias, mas talvez eu desista e recomece, até porque estou precisando de espaço na incubadora.

Comecei novo cultivo, agora com milho e com strain ecuador.

Pra quem tinha comentado que esse cultivo foi "inspirador" eu digo que não desanimem, cultivem também, que com esses erros aprendemos muito.

abraços a todos e boas energias sempre

Por aqui tive o mesmo problema com ECUADOR.
Comparando com outras strains que já cultivei esta me pareceu a mais preguiçosa durante a colonizaçao. Também ocorreu de nao avançar mais após determinado tempo na incubadora.
Boa sorte!
 
Cara nesses lojões tipo Oba Oba, tem vários potes de vidro bons com tampa de metal. O bom é tu fazer 2 furos na tampa, um grande e outro pequeno. O grande será o respirador q tu vai tampar com micropore. O pequeno é o furo da seringa que tu veda com silicone de alta temperatura. Depois de esterelisado na panela de pressão, é bom botar por cima da tampa e prender com um elástico um pedaço de Tyvek (um tecido impermeável que permite a troca gasosa) que tu compra em lojas de material de construção.

Abraço e boa sorte!
 
Back
Top