Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Tentativa - 1º Cultivo / PF TEK MDK Cubensis

Diário de cultivo completo.
Olá galera, acredito que muitos não me conheçam, mas observo esse fórum á um tempinho já, porém só consegui a ativação da minha conta agora. Enfim, vamos lá...

Depois de 2 tentativas de inocular meu substrato, a terceira finalmente progrediu até atingir o estado de 100% colonizado, finalmente! Haha.

37994206_1799203876860400_5251766102651830272_n.jpgqjY4ZLe.jpg

Após finalmente conseguir terminar a colonização do meu bolo, acabei dando uma aventurada e tentei fazer um casing em um recipiente para marmitas de 750 gramas, a colonização foi um sucesso e bem rápida, porém acho que exagerei na vermiculita na hora da fazer o preparo. Após esses passos, aniversariei o casing, o bolo e uma tapoer estilo casing também, dentro de um balde Root que preparei, bem simples e sem tecnologia elétrica.

38227506_1799173176863470_7831808319487475712_n.jpg 38156606_1799173750196746_2071781022592139264_n.jpg 38222583_1799173903530064_3070380005746802688_n.jpg

Aguardando a frutificação... Vou postando conforme forem surgindo, e se surgir

Última edição:
Acho que cometi alguns erros, e sem quere deixei a garrafa de água congelada bater nos bolos, e afundei a superficie onde os bolos ficavam, deixei os bolos com 2 cm submersos por quase 4 dias, acho que isso deu uma atrasada na frutificação. Arrumei, e agora os bolos estão no terrário há 15 dias já, e ainda nada.

- Temperatura em torno de 23º á 25,5º.
- Umidade baseada entra 45% e 56% - Segundo meu higometro.
- Caixa com aproximadamente 40 furos de 1 cm e um buraco de 3 cm, onde passa o fio do termostato e a mangueira do borbulhador. Obs: Esse buraco é coberto por algodão.
- Faço abertura da caixa 2 vezes ao dia, borrifo e durante a tarde, coloca uma garrafa de água congelada lá dentro, geralmente a temperatura vai de 25,5º pra 23,2º.

Acho que cometi alguns erros, e sem quere deixei a garrafa de água congelada bater nos bolos, e afundei a superficie onde os bolos ficavam, deixei os bolos com 2 cm submersos por quase 4 dias, acho que isso deu uma atrasada na frutificação. Arrumei, e agora os bolos estão no terrário há 15 dias já, e ainda nada.

- Temperatura em torno de 23º á 25,5º.
- Umidade baseada entra 45% e 56% - Segundo meu higometro.
- Caixa com aproximadamente 40 furos de 1 cm e um buraco de 3 cm, onde passa o fio do termostato e a mangueira do borbulhador. Obs: Esse buraco é coberto por algodão.
- Faço abertura da caixa 2 vezes ao dia, borrifo e durante a tarde, coloca uma garrafa de água congelada lá dentro, geralmente a temperatura vai de 25,5º pra 23,2º.
Borrife água nos bolos 2x ao dia, faça a troca da oxigenação do terrário a cada 6 ou 8 horas que ele se manterá saudável.
O bolo não deve ficar submerso na água jamais, isso pode até prejudicar seus frutos caso ele pinasse, os cogumelos podem nascer ocos, molengas, despedaçando, enfim, uma série de consequências.
Eu aconselharia realizar um dunk de 24h na geladeira e aniversariar. Lembrando que, o bolo só vai frutificar depois que ele colonizar toooodaaaa vermiculita, enquanto tiver pra onde o micélio expandir ele vai continuar crescendo e nada de frutos.
Espero ter contribuído para esse cultivo avançar :)
Vai que vai :feliz:

Opa amigo, com certeza você já me ajudou! Vou esperar bate agora o prazo dos 9 dias, que bate na sexta. Caso não tenha nenhum resultado, dunkarei ele!
Quanto ao borrifamento direto no bolo, já ouvi dizerem pra jamais borrifar diretamente no bolo, pois pode causar bastante abortos.
Valeu pelas dicas, vou aplicar!

Opa amigo, com certeza você já me ajudou! Vou esperar bate agora o prazo dos 9 dias, que bate na sexta. Caso não tenha nenhum resultado, dunkarei ele!
Quanto ao borrifamento direto no bolo, já ouvi dizerem pra jamais borrifar diretamente no bolo, pois pode causar bastante abortos.
Valeu pelas dicas, vou aplicar!
Você deve manter o bolo hidratado, ou seja, deve borrifar água nele, agora quando começa a pinar aí não deve borrifar mais e é isso, boa sorte aí :)

@Mitopilubare ..

Eu aconselharia realizar um dunk de 24h na geladeira e aniversariar. Lembrando que, o bolo só vai frutificar depois que ele colonizar toooodaaaa vermiculita, enquanto tiver pra onde o micélio expandir ele vai continuar crescendo e nada de frutos.

Pelo que você disse aqui, os bolos só pinam depois que a vermiculita do "dunk'n roll" estiver completamente colonizada? Ou seja, o bolo, no terrário, irá passa por um "segundo" processo de colonização, que é esse do micélio cobrir a vermiculita?

Vlw!

@Mitopilubare ..

Pelo que você disse aqui, os bolos só pinam depois que a vermiculita do "dunk'n roll" estiver completamente colonizada? Ou seja, o bolo, no terrário, irá passa por um "segundo" processo de colonização, que é esse do micélio cobrir a vermiculita?

Vlw!
Exatamente, é como se fosse um casing, ele só vai pinar depois que comer tudo que tiver ao seu alcance. Se caso seu micélio pinar antes de colonizar tudo é bom se atentar por que pode ser alguma contaminação por bactéria.

@Edit, Uma vez aniversariei um bolo numa pet de 5L, forrei com fibra de coco em baixo e coloquei o bolo em cima da própria fibra, o micélio começou a se expandir pela fibra, colonizou ela toda e depois de 1 mês no terrário ele pinou, da uma olhada lá no meu diário que irá ver...

O mais importante pra que comece a frutificar é evaporação. É por isso que os cogumelos nascem no pasto depois de dias de chuva. Faça o máximo de trocas de ar possível, mantendo uma umidade alta.

O mais importante pra que comece a frutificar é evaporação. É por isso que os cogumelos nascem no pasto depois de dias de chuva. Faça o máximo de trocas de ar possível, mantendo uma umidade alta.
Até concordo, mas ao meu ver além do micélio frutificar naturalmente depois de colonizar todo substrato, renderá um flush melhor e é menos propício a contaminações :)

Até concordo, mas ao meu ver além do micélio frutificar naturalmente depois de colonizar todo substrato, renderá um flush melhor e é menos propício a contaminações :)

Vermiculita é um mineral, não tem valor nutritivo. A vermiculita é refinada em temperaturas extremamente altas. Nenhum açúcar ou álcool sobrevive este processo. Pode ser que o micélio cresça por cima, mas ele não vai colonizar a vermiculita e não é esta a função do roll. O roll é feito como uma camada de proteção, exatamente por não ter valor nutritivo, e também para manter umidade no bolo. Além de fazer com que a água da borrifação não toque diretamente o micélio, o que pode ser prejudicial. O bolo é como um casing vertical.

Última edição:
Vermiculita é um mineral, não tem valor nutritivo. Pode ser que o micélio cresça por cima, mas ele não vai colonizar a vermiculita e não é esta a função do dunk. O dunk é feito como uma camada de proteção, exatamente por não ter valor nutritivo, e também para manter umidade no bolo. O bolo é como um casing vertical.
Só para ficar claro por que alguns novatos podem confundir, estamos falando de roll e não dunk.
Mas é isso que você falou mesmo, a vermiculita não tem valor nutritivo apesar de que, esse bizu eu aprendi com quem cultiva com vermiculita, mas no meu caso que utilizo fibra ela tem um certo valor nutritivo embora que pouco.
Mesmo cultivando em vermiculita vejo muitos cultivadores iniciantes estranhando essa demora para pinar e relatando que o micélio só faz crescer, nesses casos pode ficar tranquilo que ele só tá crescendo para frutificar depois.
Quem sabe pina mais rápido se fizer uma boa troca dos gases mantendo uma boa umidade, compartilhando informações e aprendendo, isso é o melhor. :)

Abraço hermano :)

Só para ficar claro por que alguns novatos podem confundir, estamos falando de roll e não dunk.
Mas é isso que você falou mesmo, a vermiculita não tem valor nutritivo apesar de que, esse bizu eu aprendi com quem cultiva com vermiculita, mas no meu caso que utilizo fibra ela tem um certo valor nutritivo embora que pouco.
Mesmo cultivando em vermiculita vejo muitos cultivadores iniciantes estranhando essa demora para pinar e relatando que o micélio só faz crescer, nesses casos pode ficar tranquilo que ele só tá crescendo para frutificar depois.
Quem sabe pina mais rápido se fizer uma boa troca dos gases mantendo uma boa umidade, compartilhando informações e aprendendo, isso é o melhor. :)

Abraço hermano :)

Agradeço a correção. Estou no trabalho no momento, ouvindo um podcast também. Acabei trocando as bolas.

O micélio vai aniversariar assim que estiver pronto, o ideal é proporcionar as condições adequadas de troca de ar e umidade relativamente alta desde o aniversário. Não precisa ser nada milimetricamente controlado. Se o micélio continua crescendo demais é exatamente porque a troca de ar está baixa.

Agradeço pelas informações meus amigos, porém meu terrário tá um pouco estranho. To sentindo um odor que me lembra algo "azedo" vindo de dentro do terrario, to cheirando os bolos, e aparentemente talvez não sejam eles, ou seja, não sei dizer ainda. Pórem percebo um certo crescimento vagaroso na vermiculita em volta do bolo.
Estou pensando em descartar, vou aguar mais 2 dias.

Agradeço pelas informações meus amigos, porém meu terrário tá um pouco estranho. To sentindo um odor que me lembra algo "azedo" vindo de dentro do terrario, to cheirando os bolos, e aparentemente talvez não sejam eles, ou seja, não sei dizer ainda. Pórem percebo um certo crescimento vagaroso na vermiculita em volta do bolo.
Estou pensando em descartar, vou aguar mais 2 dias.
análise o bolo e veja se ele está aparentemente saudável, daí você poderia limpar ele, deixar somente o micélio limpo, faz o dunk e aniversaria ele numa pet ou outdoor, não desperdice seu trabalho.

- Bolo e Casing Dunkados, um pouco mais de 24 horas dentro da água na geladeira.
- Bolo e casing voltaram pro terrário, apesar de eu estar achando o cheiro um pouco diferente, vamos ver como vai suportar.
Obs: As pedras estão cheirando um pouco de Qboa, será q dá problema?

Cara, eu tou criando um terrário meio empiriquitado. Pra fazer os testes eu encho de água, taco a argila, como se fosse aniversariar tudo direitinho.

Eu deixei a água nele de um dia para o outro. Hoje fui fazer novos testes e quando abri estava um cheiro bastante azedo também. Só que nem as pedras e nem a água que eu havia botado no dia anterior tinha sido limpas. Eu basicamente peguei as pedras do depósito que elas vieram e joguei dentro do aquário. Pra mim, eu imagino que isso possa ter sido o principal fator.

O outro fator é que meu terrário tem entradas bastante limitadas de ar. A entrada é feita de forma ativa através de uma bomba, sem bomba não circula ar. Para o meu projeto faz todo o sentido. Mas será que esse cheiro azedo não está acontecendo com você porque a troca de ar dentro do terrário está insuficiente?

Rola você postar uma foto destacando as entradas de ar do terrário?

Então meu amigo, comigo não sei se isso ocorre, já que a água que estou usando é uma água mineral comprada e esterilizada, as pedras foram limpas com cloro ativo e ficaram submersas na água por 24 horas. O cheiro de azedo, aparentemente tá vindo dos bolos, mas vamos ver, se realmente n der, vou descartar e esperar meu copo do milho terminar a colonização.
Enfim, estou fazendo outros testes.

- Pequeno "balde" xuxa, fiz alguns furos, tampei com micropor e aniversariei um pequeno casing que tinha, e já estava colonizado, vamos aguardar pra ver como vai ser.
- O balde contém argila expandida no fundo, um pouco de água, e em cima papel filme, estou abrindo o papel 2 vezes ao dia, e dou umas borrifadas nas laterais.
38536382_1805044096276378_4380431454358732800_n.jpg 38404456_1805044236276364_6726900705254178816_n.jpg

- Como você pediu, segue a foto do terrário com os furos, tem aproximadamente 2 camadas com a mesma quantidade de furos na laterais, na tampa deve ter mais dez furos com a mesma dimensão deles.

38498888_1805044439609677_7076472981148401664_n.jpg

Última edição:
Oi @LucasVerderio ,

Muito obrigado pelas fotos! Os terrários e a quantidade de furos me parece bastante razoável.

Mas me explica melhor o que você fez com as pedras. Borrifou cloro e pôs de molho na água?
Estou te pedindo mais detalhes porque ainda estou na fase de testes e a sua experiência com esse cheiro azedo, que eu acredito que seja o mesmo que eu senti, deve guiar minha tomada de decisão na desinfecção do terrário.

Vamos aguardar pelos membros mais experientes. Acho que eles ajudarão até mais.

Então amigo, eu coloquei as pedras em um balde, enchi com água e coloquei 2 tampas de cloro desinfetante. Deixei elas de molho por 24 horas, apenas isso.

Atualizando

- O cheiro de azedo deu uma boa melhorada, a umidade está firme dentro do terrario.
- Estou abandando aproximadamente, de 3 a 4 vezes ao dias, por enquanto nem tô precisando borrifar, já que a umidade está otima até então.

Back