Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Diário - GT e Cambo

Diário de cultivo completo.
Fala galera, dando continuidade ao meu cultivo, venho com o meu terceiro diário ->

Dessa vez eu queria uma produção maior, aqui em casa tem 4 cabeças pra consumir 😅 e fora alguns amigos que desejo presentear.. Ao todo preparei 11 potes:
  • Strain: Golden Teacher e Cambodian (Os Golden eram de uma seringa antiga que comprei em 2019, os Cambodian foram de um carimbo que eu mesmo tirei)
  • Substrato: PF Tek - 2:1:1 Vermiculita : Água : Arroz Integral - Fiz alguns potes de com o arroz triturado até farinha e outros com os grãos inteiros sinceramente não vi muita diferença, Ambas servem. Todos com selo de vermiculita seca, acho muito valido usar, servem como um "filtro" de ar dos contaminantes.
  • Esterilização: PP durante 1h15m, sem mistérios
  • Inoculação: Dia 28/06 eu inoculei 7 e dia 05/07 mais 4, a maioria tem 4 furos equidistantes, alguns tem somente 2. Todos foram feitos dentro da glovebox, tentei injetar menos de 1ml em cada furo.
Screenshot_20200723-113901.jpg
Incubadora
Durante o primeiro mês, eles estavam sem incubadora, sem controle de temperatura nenhum, só ficavam numa gaveta desse armário, apesar da temperatura aqui não variar muito, tem chovido bastante e ficado em torno de 20º, então achei que estava demorando um pouco e que valeria a pena investir numa incubadora. Para não gastar muito dinheiro e reutilizar, peguei uma bolsa térmica que tava rasgada no fundo, arrumei com fita e pedaços de isopor.
Screenshot_20200729-205034.pngAdmito que não pesquisei a potência antes, e dia 28/07 eu comprei um aquecedor de aquário na petshop mais próxima, só tinha um de 40w, ao chegar em casa e ler sobre, vi que 40w é relativamente forte, seria para um aquário de 40 litros (1w por 1l), e não uma pet de 2.5l o_O mas liguei ele pra testar, dentro da garrafa com água, deixei +/- 1 hora ligado e a água ficou bem quente, devia estar entre 60º-70º, então teoricamente se eu ligar só 10-20m vai ficar na temperatura que eu desejo. Tenho ligado uma vez ao dia, por menos de 10 minutos, e está se mantendo em 26-27º, tem dias que eu nem preciso ligar, o calor ta ficando bem contido lá dentro 😁
Screenshot_20200729-205100.pngScreenshot_20200729-205120.png




Frutificação
Dia 29/07 um dos bolos GT estava pronto, mas ele tinha produzido uma quantidade absurda de xixi, chegou a ficar um liquido meio avermelhado (acabei não fotografando), decidi cortar essa parte com uma colher (limpa em álcool 70), botei o resto pra fazer dunk/cold shock de 24h em água fervida antes.
Um outro bolo GT está 100%, só estou esperando alguns dias a mais para consolidar, e os outros estão indo bem também.
YhVMBvIg.pngI4ngUqmg.png

Dia 30/07
Fiz um mini terrário com pote de sorvete, palito de churrasco e plastico filme
IMG_20200729_204232806.jpg
Tem água no fundo pra manter a umidade, um pirex de base pros bolos não submergirem (o da esquerda é um bolo de sementes que to relatando em outro diário)
Agora é esperar e ver no que dá, rs

De resto vou atualizando quando for aniversaria-los
 
Última edição:
kkkkkkk, é que na real nem eu sei direito o que é mano, mas vou tentar explicar o que sei. é um tipo de nanotecnologia, onde você cria uns cristais a partir de uma reação de duas soluções, uma com sal, outra com zinco e o cobre é o fio que conecta, algo assim, parece o sistema de uma pilha, com polo positivo e negativo, meu irmão é quimico, ele quem entende essas coisas... no final você produz uns cristais na água, e dai você filtra eles e dilui a água em mais agua destilada, tendo um produto final que é o tal do gans.... que diz ser a água mais pura do mundo.

Eu sinceramente sou meio cético, mas o gosto é de água boa, e como ele me pediu pra testar, não vi problema em tentar.

Verdade... Talvez um conjunto dos dois hehe
Caraca, nunca tinha nem ouvido falar, fiquei bem curioso...vou dar uma pesquisada para tentar entender melhor hahaha.
Qual é o efeito esperado no bolo usando a água GANS?
 
Caraca, nunca tinha nem ouvido falar, fiquei bem curioso...vou dar uma pesquisada para tentar entender melhor hahaha.
Qual é o efeito esperado no bolo usando a água GANS?
Então, meu irmão participa de um fórum americano que lá discutem sobre esse gans, e ele me disse que um membro comentou só utilizar água gans pros seus cogumelos (cubensis também) e ter tido flushs maiores.

Como eu disse, sou meio cético, só acredito quando eu vejo, então vamos testar kk
Até o momento o bolo está saudável, somente isso, nenhum pinou, calor ta brabo aqui.

Quando você pesquisa sobre Gans no google, a primeira informação é a globo dizendo que beber essa água nao cura do coronavirus kkkkkk
Rio muito com as matérias da mídia

edit-
Algumas citações do google:
Basicamente, a ideia central é que você pode fazer uma mistura de água, metais e sal, dentro de um copo, e proporcionar a formação de “nanopartículas” pelo aprisionamento de diferentes gases, como dióxido de carbono ou metano.
O produto final (a tal “água de GANS” ou “água plasmada”), formado dentro do copo, poderia, segundo os promotores da invenção, ser usado para finalidades terapêuticas.
Enfim, teorias, experimentos, pode ser tudo falso ou real, to testando.
 
Última edição:
Então, meu irmão participa de um fórum americano que lá discutem sobre esse gans, e ele me disse que um membro comentou só utilizar água gans pros seus cogumelos (cubensis também) e ter tido flushs maiores.

Como eu disse, sou meio cético, só acredito quando eu vejo, então vamos testar kk
Até o momento o bolo está saudável, somente isso, nenhum pinou, calor ta brabo aqui
Muito interessante!!!
Cara, o calor tá brabo mesmo...é preocupante pq dá pra ter uma ideia de como vai ser o verão...também, com as nossas florestas sendo destruídas, consequências virão 😢
 
Então, meu irmão participa de um fórum americano que lá discutem sobre esse gans, e ele me disse que um membro comentou só utilizar água gans pros seus cogumelos (cubensis também) e ter tido flushs maiores.

Como eu disse, sou meio cético, só acredito quando eu vejo, então vamos testar kk
Até o momento o bolo está saudável, somente isso, nenhum pinou, calor ta brabo aqui.

Quando você pesquisa sobre Gans no google, a primeira informação é a globo dizendo que beber essa água nao cura do coronavirus kkkkkk
Rio muito com as matérias da mídia

edit-
Algumas citações do google:

Enfim, teorias, experimentos, pode ser tudo falso ou real, to testando.

Há um tempo que faço parte de uma comunidade de gans ... tem um camarada que tem uns vídeos no Youtube ... Douglas Ormeneze ... no começo eu fiquei impressionado e interessado ... eles ensinam a fazer alguns dispositivos para diversos usos ... na época eu tinha interesse em um reator que você podia colocar no carro e segundo eles diziam ele criava um campo magnético em volta do carro o tornando mais econômico ... kkk mas não investi para tirar a prova dos 30 e segui acompanhando o pessoal ... varias instruções do tipo faça voce mesmo ... ouro monoátomico e muito mais ... até que ia ter uma live mundial do Dr. Keshe onde ele ia falar alguma coisa sobre tecnologia UFO ... no dia tava tudo certo e os caras mijaram pra traz ... depois disso fiquei meio ressabiado e aos poucos fui desacompanhando ... pode ser que seja tudo verdade e certas autoridades não permitem mais tb da cisma de ser um tipo planistas ... ja ouvi varios relatos surpreendentes ... sem falar que os dispositivos são bem legais ... seria a fé o indutor placebo? ou as tecnologias dele são eficazes?

O Dr. Keshe anda em alta por esses dias depois que history fez o "Tecnologia Extraterrestre" e citou ele, depois disso em meio a popularidade crescente a globo interveio ... a grande verdade é que nós não sabemos de nada
 
Última edição:
Há um tempo que faço parte de uma comunidade de gans ... tem um camarada que tem uns vídeos no Youtube ... Douglas Ormeneze ... no começo eu fiquei impressionado e interessado ... eles ensinam a fazer alguns dispositivos para diversos usos ... na época eu tinha interesse em um reator que você podia colocar no carro e segundo eles diziam ele criava um campo magnético em volta do carro o tornando mais econômico ... kkk mas não investi para tirar a prova dos 30 e segui acompanhando o pessoal ... varias instruções do tipo faça voce mesmo ... ouro monoátomico e muito mais ... até que ia ter uma live mundial do Dr. Keshe onde ele ia falar alguma coisa sobre tecnologia UFO ... no dia tava tudo certo e os caras mijaram pra traz ... depois disso fiquei meio ressabiado e aos poucos fui desacompanhando ... pode ser que seja tudo verdade e certas autoridades não permitem mais tb da cisma de ser um tipo planistas ... ja ouvi varios relatos surpreendentes ... sem falar que os dispositivos são bem legais ... seria a fé o indutor placebo? ou as tecnologias dele são eficazes?

O Dr. Keshe anda em alta por esses dias depois que history fez o "Tecnologia Extraterrestre" e citou ele, depois disso em meio a popularidade crescente a globo interveio ... a grande verdade é que nós não sabemos de nada
Muito interessante mano, maneiro saber que mais alguém já buscou sobre.

"a grande verdade é que nós não sabemos de nada"

Concordo 100%, por isso to testando kkk
 
Última edição:
Dia 14/09
Eu ganhei um jogo de 5 copos de boca larga de 230ml, são bem pequenos e gordinhos, couberam bem na PP, fiz PFtek padrão e inoculei tudo com GT.

Dia 16/09
Um dos bolos dunkado em água gans ta frutificando kkkkk
Em seu 5º Flush, 2 meses e meio de frutificação, esse é guerreiro hein rapaz....
Screenshot_20200916-190721.png

Outro bolo que foi aniversariado dia 03/09 (13 dias atrás), ainda não pinou e estava apresentando uns sinais de ressecamento (ao meu ver), então resolvi fazer um dunk nele.
Screenshot_20200916-190734.pngScreenshot_20200916-190841.png
Essas manchas escuras foram aumentando bem devagar ao longo dos dias, ao mesmo tempo que o bolo parece ter diminuído de tamanho... Tenho quase certeza que foi isso pois essa semana fez um calor desgraçado... Ao meu ver não parece contaminação, não tem cheiro ruim e foi bem lento o processo...

O outro bolo que aniversariei dia 06/09, no dia em que aniversariei, eu reparei que o centro dele estava com um micélio diferente, mais macio, será que não esperei consolidar o suficiente? Foram 3 dias consolidando e não 7 como recomendado....

Hoje 10 dias depois, eu resolvi pegar ele na mão pra ver com detalhes e ao levantar do pratinho, toda a base estava contaminada de trichoderma, resolvi seguir a dica do @ExPoro de esfregar eles em agua corrente e tirar tudo que estiver molenga.... Deu certo, sobrou só um micélio durinho, bem branqunho e com aspecto saudável, mas deu pouquinho kkkkk, todo o meio dele molenga foi embora na torneira...
Screenshot_20200916-191534.png
Tirei tudo do terrário, dei uma bela higienizada, lavei as argilas, troquei a água do fundo e voltei tudo pra ele.
 
Última edição:
esfregar eles em agua corrente e tirar tudo que estiver molenga.... Deu certo, sobrou só um micélio durinho, bem branqunho e com aspecto saudável, mas deu pouquinho kkkkk, todo o meio dele molenga foi embora na torneira...

Yeeaahhh!!! Esse aí agora tem chance de se recuperar desse "corona verde" que vive a nos atazanar os cultivos kkk. Vai ser ótimo vê-lo frutificar de novo, são e salvo. Vamos torcer. :)
 
Yeeaahhh!!! Esse aí agora tem chance de se recuperar desse "corona verde" que vive a nos atazanar os cultivos kkk. Vai ser ótimo vê-lo frutificar de novo, são e salvo. Vamos torcer. :)
Perdi ele e mais um pro trich, nao sei oq houve kkkkk (enterrei ambos)
Esse negócio de saúde do bolo é mt doido... o GT que já frutificou 5º ainda está guerreiro, querendo vir a 6, enquanto 2 bolos que acabaram de aniversariar dão trich e são descartados.... Tudo no mesmo terrario... Não entendo kkkk

Além desses 2 pra trich... teve um bolo pftek+esterco que também contaminou.. porém foi outro contaminante, estava azul-esverdeado, provavelmente 'Bolor azul-esverdeado (Blue-green Molds) - Penicillium spp."

Dia 18/09
Eu não tenho ideia do que esta acontecendo com esse bolos que tão a 2 semanas no terrário e só o do pratinho azul frutifica.......
Screenshot_20200920-082856.pngScreenshot_20200920-082843.png(5º flush)
Achei o cogumelo com um aspecto seco, então tampei alguns buracos do Shotgun pra aumentar a umidade lá dentro...
 
Última edição:
Fala!
Vou dar uma resumida do que aconteceu no diário até então, para ficar fácil o entendimento à seguir.

Os 4 feitos dia 30/07
IMG_20200825_001603610_HDR.jpg
Dos 7 feitos dia 04/08
IMG_20200825_001850671_HDR.jpg
Desses 11 potes restantes
Dos 8 de PF
1 contaminou antes do aniversário
Mais 2 apresentaram a mesma contaminação, foram descartados.

2 que foram aniversariados juntos deram trichoderma.

1 foi aniversariado dias depois, pinou, deu Peniccilium e abortou.
IMG_20200926_102859442_HDR.jpg
Estavam fofinhos :(

2 ainda estão finalizando a colonização...

Dos 3 de arroz+esterco

2 ainda estão colonizando

1 foi aniversariado e contaminou por Peniccilium... (estava junto do outro que tbm teve peniccilium)

Bom, todos esses 11 bolos foram inoculados com a mesma solução de Cambodian (eram 2 seringas preparadas juntas) então acredito que esse tenha sido o problema... O bolo de GT ficou firme e forte até o 5º flush, no mesmo terrário que rolou as outras desgraças... Tem grandes chances desses 4 potes que sobraram estarem contaminados e por isso estão demorando tanto, provavelmente está no interior do bolo onde não consigo ver.

Resumindo, foi um pouco triste... Eu estou pra dar esse diário como encerrado.

Durante esse meio tempo eu inoculei mais 2 PFs da strain MDK, não foram relatados em nenhum local do fórum e eu gostaria de postar aqui, pois estou orgulhoso deles :love:

Foram inoculados dia 15/08
O primeiro foi aniversariado dia 20/09
Apareceram os primeiros pins dia 24/09
2 dias após ->
IMG_20200926_102651215_HDR.jpgScreenshot_20200926-105158.png
3 dias, colheita ->
IMG_20200927_233725_207.jpgIMG_20200927_225649202.jpg
55g frescos! E quantos esporos! Sujou o terrario todo rs
Screenshot_20200928-031224.png


O segundo pinou dentro do copo dia 26/09, dei um roll e botei num terrário de plastico, fiz 4 furinhos e botei o fundo de vermiculita úmida mesmo.
IMG_20200928_005843360.jpgIMG_20200927_223825504.jpg
Tão enormes!

E pra finalizar, desses bolos todos ai que contaminaram, eu sempre enterro, esses dias fui olhar e vi as formigas roubando toda a vermiculita!
Screenshot_20200926-113307.png
Vai dar um belo formigueiro kkkk
 
Hahahaha que massa! Elas também querem cultivar os fungos delas!
Aqui no quintal de casa as formigas pegam vermiculita e os pó de granulado de madeira, estava utilizando como cobertura do solo quando trasplantava mudas e percebia que estava desaparecendo, a princípio achei que era questão de regar e se infiltrava no solo, outro dia olhei mais atento vi elas terminando de levar o que eu achava ter penetrado o solo kkkkk, e as minhocas fazem morada no micelio junto aos tatuzinho de jardim, ainda não tive casos de insetos apreciando cogumelos, nem mesmo larvas (durante secagem).
 
Dia 26/08
Colhi o 3º Flush dos GT
View attachment 117980View attachment 117982
Somente esse, foi pro dunk com cold shock.
Estava sem esporos, até queria carimbar..

Dia 27/08
Resolvi testar um "shotgun fruiting chamber" terrario shotgun, que consiste em furos de 2mm a cada 5cm de distancia.
View attachment 117968
Como somente tenho um termômetro/higrômetro, testei durante dois dias, já com o bolo do GT, a umidade sem borrifar se manteve em torno de 95% e quando borrifado ia para 99%, a temperatura oscila de 20 (noite) a 30 (dia c/sol), essa semana tem feito calor aqui :(
Eu fiz alguns testes ao longo do dia com todos os furos abertos e com todos fechados por micropore, e no final achei melhor deixar alguns livres e alguns com fita pra manter a umidade.

Dia 01/09
Apareceu um ponto de trichoderma no casing ................ quando fui remover vi que por dentro já estava mais profundo 😔 enterrei no quintal...
Não to dando sorte com casings... mas vou continuar tentando até acertar! 😎

Dia 03/09
Aniversariei dois bolos que estavam consolidando a uns 3~7 dias(me perdi nas datas), eles já estavam bem durinhos, consistentes, descolaram fácil do pote :)
View attachment 117970View attachment 117971
Somente dei um roll com vermiculita seca e botei no terrário.
View attachment 117972

De todos os potes que fiz nessas levas (30/07 e 04/08) somente um contaminou, parece bacillus, mancha úmida.
View attachment 117973View attachment 117974

Os potes com esterco estão com a colonização um pouco mais lenta, bem algodoado e bem bonitos :)
View attachment 117975

Acho incrível essa tal de genética, rs, um pote que estavam assim dia 29/08, hoje dia 03/09, 5 dias após....
View attachment 117969View attachment 117977
Nem sempre é genética as vezes vc compactos o substrato sem querer em alguns mais q outros
 
Parabens, ficaram muito bonitos.
 
Back
Top