Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 3º Cultivo - PF TEK - Porto Rico

Diário de cultivo problemático.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Porto Rico
PROCEDÊNCIA: Seringa (Internet)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não


Método de preparação e esterilização do substrato:
A esterilização foi realizada em Panela de Pressão de 4,5l durante 1:20h, com 5h de descanso para esfriar e em seguida a inoculação.
WhatsApp Image 2020-05-31 at 18.04.49.jpeg

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 31/05/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Não tirei foto do pote inoculado pois acho que é o momento mais sensível para contaminação.


Estado da Colonização: 06/06/2020

Esse bolo aparentemente está saudável, começou a aparecer o micélio nas laterais.
WhatsApp Image 2020-06-06 at 10.03.09.jpeg

Entretanto esses dois bolos eu notei algo surgindo em forma de bolinhas.
O primeiro eu somente achei estranho, tentei tirar a foto por fora da tampa, mas a qualidade não ficou boa. Preferi não abrir para evitar risco de "outra" contaminação.
A segunda deu pra ver por fora que estava ficando acinzentada, por achar que já estivesse contaminado, abri o pote para deixar a foto mais clara para vocês poderem me ajudar a identificar o que pode ser.
WhatsApp Image 2020-06-06 at 10.02.14.jpegWhatsApp Image 2020-06-06 at 10.04.03.jpeg


Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)


---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Umidade ________

Flush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
 
Depois de conferir novamente os bolos ainda hoje, percebi que essa área aumentou em todos os 3 bolos.
Eu já tinha separado eles da incubadora para evitar que contaminasse os demais potes.

Com o aumento, eles foram ficando mais cinza/"verde".
Então eu optei por retirar a camada de selo de vermiculita, limpar a área e aplicar água oxigenada.
Guardei o bolo novamente dentro de um armário, mas fora da incubadora.

Já dei como perdido esses bolos, mas vai que o micélio se desenvolve... estaria no lucro.
Vou tentar montar mais 3 ou 4 bolos em outros frascos com essa mesma strain e aproveitar esse mesmo tópico para dar seguimento.
 
Realmente os 3 bolos inoculados anteriormente apresentaram a mesma contaminação que eu não consegui identificar qual era.
Numa tentativa de recuperar, tirei o selo de vermiculita, apliquei agua oxigenada e limpei as bordas.
No mesmo dia que fiz isso, o mesmo contaminante espalhou por todo o restante do substrato e eu joguei fora os potes com tudo (era de plástico PP5 230ml)

Dessa maneira, hoje eu decidi inocular mais 5 potes com a mesma strain e vou seguir nesse mesmo diário mas com novas informações, como se fosse do zero, a partir desse post:

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Porto Rico
PROCEDÊNCIA: Seringa (Internet)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não


Método de preparação e esterilização do substrato:
A esterilização foi realizada em Panela de Pressão de 4,5l durante 1:20h, com 6h de descanso para esfriar e em seguida a inoculação.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 08/06/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
GloverBox?
( ) Sim (X) Não

WhatsApp Image 2020-06-08 at 22.26.26.jpeg


Estado da Colonização: 18/06/2020







Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)


---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Umidade ________

Flush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
 
Se as contaminações eclodiram no local das inoculações, a seringa está contaminada. Faça uma nova.

É amigo, parece que a contaminação está na seringa.

Da 14/06 - Provável contaminação

Acabei de verificar a situação dos 5 bolos, essa semana pareciam estar saudáveis, começando a desenvolver o micélio, mas hoje alguns já escureceram e aparecerem "micélio cinza", conforme fotos abaixo.

Acredito que darei fim nesse cultivo assim que tiver a confirmação completa e entrarei em contato com quem me forneceu a seringa.
A seringa do meu 1º e 2º cultivo (TKSSS) foi adquirida no mesmo lugar e não tive problemas como tive com essa (Porto Rico).

WhatsApp Image 2020-06-14 at 15.54.54.jpeg Nesse aqui dá pra ver claramente o micélio cinza na direita abaixo do micélio do cubensis

WhatsApp Image 2020-06-14 at 15.54.40.jpeg Nesse aqui o pote está todo escuro já, similar a situação que estava o primeiro lote desse mesmo diário.

WhatsApp Image 2020-06-14 at 15.54.18.jpegWhatsApp Image 2020-06-14 at 15.54.06.jpeg O fundo desse copo já mostra a possível contaminação tbm.

WhatsApp Image 2020-06-14 at 15.53.45.jpeg Esse aqui não desenvolveu micélio e começou a ficar cinza/marrom

WhatsApp Image 2020-06-14 at 15.53.06.jpeg Esse nem desenvolveu micélio, e aparentemente nem contaminação ainda, ou por causa da contaminação não deixou o micélio crescer.

Enfim, em alguns dias eu volto com o resultado final disso, que acredito ser o descarte.
E como ainda tenho 1ml da seringa, vou inocular 2 potes com trigo em grão só pra tentar mesmo (sem gastar vermiculita que é mais caro -rsrs), mas já aguardando pelo pior.
 
É amigos, parece que a seringa estava realmente contaminada.

Sobrou ainda cerca de 1ml na seringa, após fazer a inoculação em 8 potes.
Dessa vez tentei fazer em grãos de trigo, assim eliminaria a hipótese de ser o arroz ou vermiculita.

E o resultado está sendo bem similar.
Nos pontos de inoculação o micélio está crescendo, mas ao redor está surgindo uma teia cinza mais fraca.

Creio que esse diário chegou ao fim, embora eu ainda mantenha esses copos por alguns dias para visualizar a consolidação da contaminação.

WhatsApp Image 2020-06-22 at 09.02.56.jpegWhatsApp Image 2020-06-22 at 09.03.28.jpeg
 
É amigos, parece que a seringa estava realmente contaminada.

Sobrou ainda cerca de 1ml na seringa, após fazer a inoculação em 8 potes.
Dessa vez tentei fazer em grãos de trigo, assim eliminaria a hipótese de ser o arroz ou vermiculita.

E o resultado está sendo bem similar.
Nos pontos de inoculação o micélio está crescendo, mas ao redor está surgindo uma teia cinza mais fraca.

Creio que esse diário chegou ao fim, embora eu ainda mantenha esses copos por alguns dias para visualizar a consolidação da contaminação.

View attachment 114656View attachment 114657

Que pena! Eu queria ver os Puerto Rico.
 
Back
Top