Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

10 verdades e 10 mentiras sobre ATEISMO:

Não sei te dizer se é uma coisa datável sabe? Pra mim é um constante processo, começou quando eu tinha uns 12 ou 13 anos, e de lá pra cá muita coisa mudou, até mesmo minhas posturas com relação às religiões. Não sei se respondi,mas tá aí!
eu nao acredito em DEUS,,nem em JESUS.
acredito na mensagem VERDADEIRA.
e se DEUS existe como diz a biblia que as 7 pragas do egito tormentem os EUA.
bush sim é DEUS.
ele controla o dinheiro, e como a biblia diz:
TEU CORAÇAO RESIDE ONDE TEU TESOURO EXISTE.
eu realmente leio a biblia, diariamente.
como leio a traduçao para ingles da Marabahata, Faixo de luz(seicho-no-ie) e tudo mais que vc s imaginarem.
no topico grandes citaçoes eu gosto de jogar com a sorte, eu edito o end. ali em cima pra apontar pra algum post do topico (mudando o REPLY# no final da sentença)
sempre vem algo que me funciona, e em 99% das vezes foi algo que o FRED falou.
nem por isso eu vou escrever o que o fred diz numa placa e sair por ae dizendo: JESUS VOLTOU E MORA NOS EUA.

Não sei te dizer se é uma coisa datável sabe? Pra mim é um constante processo, começou quando eu tinha uns 12 ou 13 anos, e de lá pra cá muita coisa mudou, até mesmo minhas posturas com relação às religiões. Não sei se respondi,mas tá aí!

Legal! eu tenho um amigo que eh ateu e eh legal conversa com ele e uma das teorias q ele me disse eh q qnt mais tempo uma pessoa se mantem sendo ateu, mas centrado no plano material ela fica.. Acho q de certa forma isso pode ser positivo.. Desde q haja o equilibrio de alguma forma.. Mas o interessante eh ver o ponto de vista dessas pessoas mais focadas na realidade.. enfim.. talvez tenha te confundido ou talvez tenha entendido.. o excesso de sono me pira!

Paz

eu nao acredito em DEUS,,nem em JESUS.
acredito na mensagem VERDADEIRA.
e se DEUS existe como diz a biblia que as 7 pragas do egito tormentem os EUA.
bush sim é DEUS.
ele controla o dinheiro, e como a biblia diz:
TEU CORAÇAO RESIDE ONDE TEU TESOURO EXISTE.
eu realmente leio a biblia, diariamente.
como leio a traduçao para ingles da Marabahata, Faixo de luz(seicho-no-ie) e tudo mais que vc s imaginarem.
no topico grandes citaçoes eu gosto de jogar com a sorte, eu edito o end. ali em cima pra apontar pra algum post do topico (mudando o REPLY# no final da sentença)
sempre vem algo que me funciona, e em 99% das vezes foi algo que o FRED falou.
nem por isso eu vou escrever o que o fred diz numa placa e sair por ae dizendo: JESUS VOLTOU E MORA NOS EUA.

tenho pra mim q Jesus nao foi filho de deus nem nada disso nao acredito totalmente nessa historia.. oq eu acredito eh q ele foi alguem a frente do seu tempo q quis passar uma mensagem de paz.. a forma q ele achou para abordar isso foi concretizando palavras como Deus, Espirito Santo.. etc.. Acredito q ele era uma pessoa normal, com ideais jamais imaginados por seres da nossa era ou das eras passadas..

Paz

tenho pra mim q Jesus nao foi filho de deus nem nada disso nao acredito totalmente nessa historia.. oq eu acredito eh q ele foi alguem a frente do seu tempo q quis passar uma mensagem de paz.. a forma q ele achou para abordar isso foi concretizando palavras como Deus, Espirito Santo.. etc.. Acredito q ele era uma pessoa normal, com ideais jamais imaginados por seres da nossa era ou das eras passadas..

Paz
nao digo que desacredito a mensagem.
como vc diz pode ter sido um ou varias pessoas que tiveram varias ideias.
quem juntou tudo isso em um livro eresolveu editar foram os primeiros cristaos.
que também eram MUITO além de sua epoca.
bao o topico nao é sobre catolicismo.
ehehhe
se for pra acreditar em UMA pessoa eu acredito mesmo no fredao.
tem um outro ae laaa do norte que também passa uma mensgem boa, faz sua parte de Jesus na terra.
Grande mauricio.
muito requisitado mas pouco citado.

nao digo que desacredito a mensagem.
como vc diz pode ter sido um ou varias pessoas que tiveram varias ideias.
quem juntou tudo isso em um livro eresolveu editar foram os primeiros cristaos.
que também eram MUITO além de sua epoca.
bao o topico nao é sobre catolicismo.
ehehhe
se for pra acreditar em UMA pessoa eu acredito mesmo no fredao.
tem um outro ae laaa do norte que também passa uma mensgem boa, faz sua parte de Jesus na terra.
Grande mauricio.
muito requisitado mas pouco citado.

voce completou tudo q faltou eu falar.. realmente podem ter sido varias pessoas, oq vale eh a filosofia.. e essa sua conclusao eh exatamente onde eu esperava q qm lesse chegasse.. todos podem fazer sua parte de "Jesus" eh soh olhar alem dos nossos interesses mediocres :rolleyes:

Voltemos ao assunto do topico entao!!

Voltemos ao assunto do topico entao!!

Qual era mesmo?:eek: heheheh

Mas sério:
Vou ser sincero com vcs, faz tempo que eu não leio nenhum escrito base pra nenhuma religião, por isso me abstenho de discutir o conteúdo. Às vezes eu discuto um pouco com minha namorada, que é cristã, sobre as coisas da Bíblia, alguns trechos e tal. Acho essa idéia até ja rolou em outros tópicos: é um livro que permite várias interpretações. Que podem ser espirituais, filosóficas, políticas, na verdade depende do que vc procura.

Não conheço nem o Fred, nem o Maurício(quero dizer, de verdade) mas parecem ser pessoas interssantes!:pos:

E voltando ao assunto de ateus fracos e fortes, eu li uma denominação que se encaixa bem nisso e esclarece alguns outros pontos.

Já li que existem dois tipos de ateus, os ativos e passivos. Ateísmo ativo é a crença extrema na não-existência de Deus. Esse é o típico ateu queima-filme, que entra em comunidades sobre religiões no orkut e coloca tópicos totalmente ofensivos e sem objetivo nenhum. O ateu ativo é contra qualquer tipo de fé e muitas vezes religião.

Já o ateu passivo é o que apenas não acredita na existência de Deus. Ele não tenta provar pra ninguém que ele está certo, e muitas vezes assume que pode estar errado. É o meu caso, por exemplo (mais um ateu, heheeh).
O ateu passivo também não critica religiões, pois reconhece o valor delas para a convivência em sociedade, e consegue perceber esses bons valores pra aplicá-los mesmo não sendo religioso (amor ao próximo, etc).

E pelo o que eu sei, agnóstico é quem acredita em alguma força superior, mas não sabe exatamente o que é.

Isso tudo eu descobri tentando explicar para as pessoas o que eu sou quando me perguntam sobre religião. Mesmo assim, acho que é muito delicado vc se encaixar em 100% das descrições de qualquer grupo, já que se trata exatamente de um grupo, e cada pessoa pensa de um jeito.

O grande problema que eu vejo é o agrupamento dos sois tipos de pensamentos (ativos e passivos) num supergrupo chamado ateus. Modéstia a parte, eu não encontro nenhuma semelhança entre um queima-filme de ateus de orkut comigo, por exemplo.

Mas é isso, cada um com as suas idéias. :luz:

Realmente não acredito que ninguem seja ateu somente para aparecer, quem no fundo no fundo não acredita em deus é ateu, quem iria fingir que é ateu somente para parecer legal sendo que ele acredita que vai sofrer eternamente por isso? o_O

Graças a Deus sou ateu.

Brincadeira...

Não sou integralmente adepto à nenhuma doutrina, por ora, então até lá estudo as mais diversas crenças e equilibro num único objetivo; crescer espiritualmente.
Colho os pontos positivos (na minha concepção claro...) de cada cultura, e subo um degrau por vez, sem fanatismos e sem tentar "converter" ninguém (como também não gosto de tentar ser convertido, adoro ouvir e discutir pontos de vistas, mas ser convertido não! ) cada um busca a luz de sua maneira.

Paz amigos!

Legal estude bastante mesmo!
O importânte é isso, crescer esíritualmente, LIVRE...

Eu achei minha luz....

Obrigado Cogumelos mágicos...

Ótimo tópico Alien..X-man!

Paz, compreensão para os irmãos!

Esse tipo de idéia é muito complicado pra gente comum.

ELES nao pensam nisso.

Gente comum deita na cama e antes de dormir pensa - poxa qual sera o saldo da minah conta hoje, meu cartao de credito tem mais 200 de limite se eu precisar eu passo 200 e pago em 4 vezes na fatura dia 15, porque dia 20 eu sei que eu já to sem nada novamente.
E o carro será que meu filho vai levar pro mecanico amanha? mais um gasto.
A filha da visinha mudou de namorado novamente, tenho que ligar pra mae dela pra saber se dessa vez ela casa essa menina quase 25 e solteira ainda..
A empregada faltou hoje e quem tem que fazer essa comida sou eu, essas merda de cachorro fica fazendo cocô no quintal e fica a casa inteira fedendo.
se chega visita aqui...

E dormem...
No outro dia CONTINUAM DORMINDO o dia todo.
Empacotados e rotulados e NAO CARIMBADOS.

muito bom o texto, valeu, alien.

é engraçado como a programação religiosa é forte, as reações raivosas ao texto só confirmam os comportamendos doentios que as pessoas ditas "religiosas" ou "anti-religiosas" adotam, e que o texto destrincha muito bem.

quem já se fundiu com a luz primordial sabe que é tudo bobagem, o grande barato de uma experiencia enteogenica full, de morte e renascimento, e visita a outros tempos e espaços, o contato com seres astrais, é justamente fehcar essa questão das crenças religiosas.

sempre achei que as pessoas mais cegas para o mundo espiritual são justamente os que se auto-proclamam religiosas e crentes nesse tal de "deus"

é por isso que tenho orgulho de dizer que sou ateu convicto e confesso, graças a deus, e não preciso retificar depois pedindo desculpas ou dizendo que é brincadeirinha esse tipo de declaração...

sempre me surpreendo com a caretice e falta de questionamento das pessoas... justamente quem deveria questionar (os que abriram as protas da percepção), ficam com medinho de ir por inferno se ousar questionar a programação que a sociedade aparafusou na mente das pessoas.

como diria qualquer um de meus tios anarquistas e blasfemos (os espanhois são otimos nisso): ME CAGO EN LA PUTA MADRE DE DIOS!

acredito em deus

acredito nas divindas hindus

eh tao simples assim?

nem um pouco

vou tentar explicar um pouco o que aprendi com palavras de monges budistas

5 mil anos atras

vc esta la,um monge bem afrente,meditando mto

derrepente chega o estado de transe aquela coisa divina

vc entra em contato com o absoluto,indescritivel,sem verbos e pensamentos logicos

algo totalmente fora da logica humana e das palavras

vc sente isso,vc experiencia isso (deus,universo,seje la)

vc volta,sua mente vem ao estado de antes

vc captou todas as vibracoes que os atomos do universo criam quando nesse estado sensivel

como vou explicar pros malditos ke tao comecando a meditar isso para eles buscarem isso,mas meu deus ,eh inexplicavel!

ja sei,vamos faze igual com as criancas,metaforas,simbos simples,quando mais velho vc entendera

criamos deus,uma figura,certo,ja da pra tracar uma linha

nossa,ele tem uma corda,para te manter na linha

ele tem uma faca, para cortar o desepego

estou entendendo,esse deus(vibracao) me poe me em indentificacao com tais virtudes,quando chegar nesse estado de mente superior vou sentir e experienciar isso,mas nao verei o ser de elefante com seu machado e sua corda,sentirei esses atomos de energia,quarks,eletrons vibrando fazendo com que meu corpo todo vibre e me faca entrar em contato com essas virtudes

basicamente comeca assim

precisamos explicar as criancas que os amanitas sao enfeites para as aventuras magicas de historias em quadrinhos

na aula aprendemos que sao cogumelos venenosos e vc nunca vera um edles soh em historias ilustradas

depois vc aprende que eles sao psicoativos,alteram sua mente,e nao sao venenosos se aprenderem a usar

vc ensina a crianca que ela nao pode falar com estranhos porque nao pode

depois ela aprende que estranhos podem querem te usar para algum mal mas ainda eh confuso,que mal

vc cresce fica maduro e ve que tem pessoas querendo lhe usar e se aproveitar de vc,logo vc ignora evitando tais ocorrencias!

nao sou mistico

sou cientifico

sou religioso

canto mantras todos dias,peco ajuda aos deuses seriamente

sei que no fundo nao a nenhuma pessoa me ouvindo

mas sei que quando falo om namaha shiva estou atraindo todas as vibracoes de atomos que correspondem a todos os beneficios que a "shiva" ira me trase......

JAY JAY SHIVA SHANKARA BOM BOM HARE HARE
HARE HARE HARE HARE BOM BOM HARE HARE SHIVA HAM

namastê

E sobre aquela baboseira sobre ateu ativo e passivo, acho uma baboseira mesmo...

Eu sou CONTRA todas as religiões pelo simples motivo delas trazerem mais problemas do que soluções, aliás trazem muitos problemas e não solucionam quase nada além de funcionar como um placebo.

E sobre aquela baboseira sobre ateu ativo e passivo, acho uma baboseira mesmo...

Eu sou CONTRA todas as religiões pelo simples motivo delas trazerem mais problemas do que soluções, aliás trazem muitos problemas e não solucionam quase nada além de funcionar como um placebo.

psoeh mas vc ta falando de judeus,cristaos,mulcumanos

analsie o hinduismo e o buismo,nao ah dogmas,eh tudo caminhos,vc escolhe o que vc acha melhor,nao tem certo errado,nao tem pecado,existe linhas ke vc segue para atingir uma paz,nirvana,evolucao,mnas ela eh pessoal,vc cria ela!

Vamos parar de intrigas :(

Seja você evangélico, ateu, agnóstico, cristão, espírita, seja feliz e dê felicidade e amor ao próximo!

Paz!

Ótimo post, Alien!
Me limito a esse comentário por enquanto, quando tiver mais tempo dou uma lida detalhada na discussão.

Abraços.

Quando um fiel é questionado de onde vem a autoridade da Bíblia a primeira reação é citar a própria bíblia em um argumento circular de pouco valor. Mas esse é um questionamento importante, pois se for derrubado todo o castelo de cartas cai por terra. Terá a Bíblia uma origem sobrenatural? Ela é confiável em tudo o que diz? Ela aborda mesmo todos os aspectos da vida humana? E finalmente, deve ser levada em consideração como um guia a ser respeitado mesmo por aqueles que sequer acreditam em sua mitologia?

Bom, aqui as respostas a todas estas perguntas, em ordem: Não. Não. Não. E sob luz das respostas anteriores: Não. Como posso ser tão enfático nestas negativas? Permita-me que eu explique. Estas são as 10 razões porque você não deveria acreditar na Bíblia:

1 - Contradições: Uma contradição é o que acontece quando duas ou mais afirmações são incompatíveis. A Bíblia está repleta de contradições e elas começam logo no primeiro capítulo de Gênese onde encontramos duas histórias sobre a criação que contradizem uma a outra, tanto na ordem dos acontecimentos como na maneira como as coisas são criadas.

2 - Duplicatas: Semelhante a contradição, porém mais sutis. Trata-se da repetição de uma mesma história na qual os personagens ou a ênfase são diferentes. Exemplos de versões conflitantes incluem os dois grupos de mandamentos, os três patriarcas prostituindo suas esposas e o censo dos Israelitas feito por Davi. De fato, é difícil encontrar uma única história da Bíblia que não venha em diferentes versões. Tais narrativas duplicadas e levemente diferentes colocam em dúvida a autenticidade das histórias assim como sua origem.

3 - Exageros: Parece que os autores da Bíblia não se satisfazem em contar uma história. O exagero chega a ser lugar comum e não raro toca o absurdo. Por exemplo, ao descrever uma enchente, é dito que ela foi tão grande que o topo da mais alta montanha ficou submerso. Enquanto uma inundação pode ser geologicamente identificada, não existe qualquer razão para uma pessoa sensata acreditar em algo de tão grande escala.

4 - Ciência: A Bíblia vai na contramão de praticamente todos os ramos da ciência. Ela afirma que os humanos e outros animais foram criados da maneira como são hoje. A Biologia ensina que evoluímos no percorrer de milhões de anos. A Bíblia afirma que a terra tem apenas alguns milhares de anos. A geologia demonstra que temos mais de bilhões de anos nas costas. Arqueologia e Antropologia por fim, riscam e corrigem uma a uma as narrativas bíblicas como a Arca de Noé e o Colapso de Jericó.

A Bíblia descreve a terra em termos da idade do bronze: um circulo chato, coberto por um domo, estacionário, estacionário no centro do universo que se move ao seu redor. Com o perdão do trocadilho ela está redondamente enganada. Qualquer criança bem informada sabe hoje que a terra é ovalada, rotaciona em seu próprio eixo, é orbitada por um satélite natural que chamamos de lia e órbita o sol, que também é rodeado por outros planetas com seus próprios satélites. Nosso sistema solar faz parte da Via Láctea que é apenas uma galáxia entre tantas outras no universo.

5 - História: A Bíblia também não possui qualquer respaldo histórico uma vez que frequentemente, conta histórias sobre as quais não existem quaisquer provas concretas. Talvez a maior delas seja a lenda do êxodo do Egito. Não é uma questão de não ter sido exatamente assim. Simplesmente nunca aconteceu. O mesmo ocorre com a história de Ester. E não apenas isso como muitas vezes conta a história de civilizações vizinhas de modo equivocado, como quando credita a Dario a conquista da Babilônia, quando de fato tratou-se de Ciro, da Pérsia.

6 - Crueldade: A Bíblia não deveria ser lida para crianças. Suas páginas estão repletas de crueldade de todo o tipo. Da execução de vítimas de estupro ao genocídio de etnias inteiras. Do apoio a escravidão ao mal trato de animais. Em muitos casos a violência não apenas não é combatida como é ordenada pelos autores. E de todos os problemas éticos da Bíblia, é o cristianismo que aponta a maior das injustiças ao amaldiçoar toda a humanidade pelos atos de rebeldia de dois indivíduos.

É um princípio básico de justiça que o inocente não será punido pelos erros do culpado. Nenhum ser racional preocupado com a justiça pune um inocente pelos crimes ( reais ou imaginários) de outra pessoa. O deus bíblico continuamente quebra este princípio e vez após vez pune um inocente pelos pecados de outros. De fato isso é tão presente que toda a religião judaico-cristã está baseada na idéia de expiação dos culpados pelo sangue dos inocentes.

7 - Anonimato: Apesar dos nomes legados pela tradição religiosa, ninguém sabe direito quem escreveu a maior parte dos textos bíblicos. Isso se aplica tanto ao antigo como ao novo testamento. também não sabemos nada sobre quando foram escritos e tudo sobre sua origem vem na verdade dos melhores "palpites" dos acadêmicos e historiadores. Se tivéssemos cinco estudiosos da bíblia em uma sala, teríamos sete opiniões diferentes sobre a autoria de cada livro. Para cada "Moisés jamais escreveu isso" existe um "Claro que não, foi Araão que escreveu" e um "Ambos estão errados foi Jacó que escreveu e mais um "Que absurdo foi Moisés que escreveu sim senhor." As apostas continuam e ninguém obviamente apresente qualquer prova.

8 - Absurdos: A bíblia promove uma visão completamente estranha de como entender o universo e as coisas que existem nele. Este mundo mágico inclue cobras falantes, mulas falantes, uma fruta que faz você ficar esperto, dedos flutuantes escrevendo em muros, uma árvore que deixa você imortal, comida caindo do céu, cajados virando serpentes, água virando sangue, pessoas voltando dos mortos, o sol parando por horas, bruxas lendo o futuro, anjos dormindo com humanas, pessoas que passam dias no estomago de uma baleia, virgens dando a luz e incontáveis aparições de anjos e demônios. Fascinante, sem dúvida uma literatura fantástica. Mas obviamente uma ficção.

9 - Concorrência: A Bíblia não é o único livro que reivindica ser a palavra de um deus, e é na verdade apenas uma entre muitos outras obras, como por exemplo o Alcorão, o Livro Egípcio dos Mortos, O Vedas, O Bhagavtah Guita, o Adi Granth, o Purvas, o Livro de Mórmon entre outros. Sem exceção todos os argumentos utilizados pelos defensores da bíblia pode também ser usado por estes outros livros e muitas vezes com ainda mais autoridade. Acreditar em todos seria um contra-senso. Acreditar em um uma ingenuidade.

10 - Versões: A Bíblia que conhecemos pode ainda ser encontrada em tanta versões que um buscador sincero inevitavelmente acabará sinceramente perdido. Existem várias versões, os Judeus tem suas versões do Antigo testamento, Católicos tem sua Bíblia, Protestantes tem a sua. Os Testemunhas de Jeová também tem a sua própria e todos clamam que estão com a única edição confiável. E mesmo destas versões existem incontáveis traduções, cada uma com a ênfase desejada pelo grupo que a promove.

Conclusão
Existe ainda muitas outras razões para não usarmos a Bíblia como base de nada, e talvez uma que deva ser mencionada é o comportamento alienante, perigoso, violento e intolerante daqueles que acreditam nesse livro cegamente. Se pelos frutos conhecemos a árvore, as pessoas que se alimentaram aqui estão passando mal. Os versículos da Bíblia têm sido usados para justificar mutilação física, xenofobia, homofobia, machismo, racismo, guerra e perseguição política e religiosa. Não apenas isso como é usada para justificar a restrição a muitas coisas, desde pequenos prazeres inofensivos até cuidados médicos a crianças que sofrem com a religião dos pais.

Concluindo, a Bíblia teve um papel importante na história. Talvez tão importante quanto a Tráfico de Escravos e o Holocausto Nazista. Assim como estes ela é cheia de erros, contradições e absurdos. Se a inquisição, as cruzadas e a noite de São Bartolomeu não ensinaram nada, duvido que estas razões acima adiantem alguma coisa. Mas vale a tentativa. Sem medo posso dizer que muitos dos problemas de hoje existem não apesar da Bíblia, como crêem multidões, mas justamente graças a ela.
(fonte:BLOG CONHECIMENTOS PROIBIDOS

Back