Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático #1 PF TEK-MDK (primeiro cultivo)

Diário de cultivo problemático.
Raças
MDK
Inoculação
06/07/2021
Inoculação via
seringa de esporos
Assepsia (Inoculação)
velas, ao ar livre
Terrário
caixa organizadora com termostato e bomba injetora de ar
Técnicas
PF TEK, casing
Substratos
2 partes de vermiculita
1 parte de arroz integral
1-1/2 partes de água
Fala galera! comecei junto de mais dois amigos meus, um cultivo de cubensis a pouco tempo, acabei não tirando muitas fotos pela euforia toda que estava causando o inicio do tão esperado cultivo.

Usamos para iniciar o teste do nosso primeiro cultivo, dois potes de vidro com uma tampa de plástico e dois potes pp5, sendo um pote de sorvete com tinta e um pote menor transparente.

alguém sabe me dizer se a tinta presente no pote de sorvete depois de passar pelo processo de esterilização pode afetar o micélio de alguma forma?

o processo de inoculação foi feito com alguns vários erros, desde comprar uma agulha fina demais para os esporos, até não ter os instrumentos todos prontos no local de esterilização
 
Última edição:
20210706_191616.jpg
Esse é o pote de sorvete que falei acima.
Nesse momento eu estava terminando de preparar o substrato, não coloquei muita água, como os copos foram com a tampa aberta para a esterilização imaginei que o próprio vapor da panela já poderia umidificar de alguma maneira o substrato.
20210706_191605.jpg
Esse pote de certa forma foi o que eu imaginei que teria as maiores chances de dar certo, a altura dele imagino que beneficie para uma esterilização melhor, já que o pote de sorvete é um pouco maior.

5ded287a-1936-450c-942c-e387b96f5112.jpeg
os potes de vidro, eu já estava inseguro com os potes de vidro por imaginar que seria difícil inocular sem ter de abrir a tampa, mas mesmo assim nós decidimos tentar.
Os potes estavam em panelas diferentes, os pp5 estavam em uma panela maior para que não encostassem nas laterais da panela e os de vidro foram em panelas pequenas separados. Então ao todo usamos 3 panelas para tentativa de 4 bolos.
Nesse processo, a primeira panela que foi ao fogo, estava em uma boca do fogão que era bem maior, e com isso acabou evaporando a água toda muito rápido e pegou fogo no pano do fundo, a tampa do pote derreteu por completa. um dos dois bolos em potes de vidro foram para a incubadora, mesmo tendo de abrir a tampa para inocular, mas imagino que não vingue, já que a tampa do pote é vedada por uma borracha, impedindo o micélio de respirar.

o pote de vidro sobreviveu, eu não sei se é uma boa opção fazer um casing com esse pote que não deu certo, mas eu ainda tenho vontade
85104a80-92cc-4928-8a27-517941de8888.jpeg
A vermiculita que usamos foi a grossa, não sei se foi a melhor opção, mas era a que estava na mão. Batemos o arroz integral no liquidificador durante mais ou menos 5 minutos, adicionando de 1/4 em 1/4 para que as ultimas porções adicionadas tivessem um tamanho maior que as anteriores.
 

Anexos

  • 20210706_191614.jpg
    20210706_191614.jpg
    895.3 KB · Visualizações: 0
Última edição:
ATUALIZAÇÃO- (20/07/2021)
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Venho aqui atualizar nosso diário e tirar uma dúvida, acredito que o pote pp5 menor está contaminado.

Ainda não consegui o termostato que caiba na caixa de isopor para regular a temperatura na colonização, para ajudar na colonização estamos colocando uma garrafa pet no fundo da caixa apenas de noite, nas noites mais frias. De noite a temperatura aqui chega aos 4°C.
20210720_223841.jpg
Nesse copo, eu cometi um erro enorme, na hora da inoculação, esqueci de deixar a fita micropore cortada e na hora de colar errei 2 buracos e acredito que esse bolo está contaminado... Podem me dizer com mais certeza? Segue fotos do mesmo copo20210720_223824.jpg
20210720_223816.jpg
20210720_223807.jpg


Esse já é o outro copo, o que eu consegui acertar os furos, acreditamos que ele esteja saudável! Então decidimos não tirar tantas fotos dele e guardar o mais rápido possível. Separamos os esses dois bolos, estavam juntos desde o início.IMG-20210720-WA0064.jpg

(Mais fotos do copo aparentemente contaminado)
IMG-20210720-WA0065.jpg
IMG-20210720-WA0066.jpg
 

Anexos

  • 20210720_223758.jpg
    20210720_223758.jpg
    2 MB · Visualizações: 3
  • 20210720_223752.jpg
    20210720_223752.jpg
    906 KB · Visualizações: 4
Parabens pelo Diario e seu cultivo está bem viável.

imaginei que o próprio vapor da panela já poderia umidificar de alguma maneira o substrato.

O substrato já deve ir pra PP com a umidade adequada da receita usada.

mas imagino que não vingue, já que a tampa do pote é vedada por uma borracha, impedindo o micélio de respirar.

A respiração na colonização pode ser anaeróbia no começo. Não sei quanto às fases mais avançadas, se oxigênio é necessário ou se sua ausência apenas atrasa a taxa de expansão do micélio.

acredito que esse bolo está contaminado... Podem me dizer com mais certeza?

Está. Mofo verde. Descarte. Não tente salvar, melhor investir em nova inoculação.
 
Back
Top