

Bom galera, estou começando meu primeiro cultivo, de preferência com um custo baixo no momento, e essa é minha incubadora inicial. Queria saber qual temperatura vocês indicam para se manter.
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
A maioria das pessoas recomendam 28°, mas eu faço o seguinte
Quando estou fora de casa (ar condicionado desligado) eu coloco 28°C, pois aqui costuma ser calor.
Quando estou em casa (ar condicionado ligado) eu coloco 30°, pois ocorre uma perda de calor MUITO grande do isopor pro meio (meu quarto em 24°, essa perda é notável pq se eu tirar o aquecedor da tomada por 1 minuto ele já fica vermelho, o que significa que está abaixo da temperatura indicada)
Então esses 30°C quando está mais frio fora do que dentro da caixa é pra manter a temperatura em aprox 28
Mas normalmente você pode usar 28°, dizem que a temperatura ideal é 30, mas também dizem que o micélio gera calor durante a colonização, e 28+2 = 30
TEMPERATURA IDEAL – MITOS
Estou tentando corrigir essa informação errada há anos. É tudo baseado em alguns gráficos que alguém mandou para Stamets há muitos anos atrás, mostrando que 30°C é a temperatura de pico de crescimento do micélio de cubensis em uma placa de petri, e todo mundo aceitou isso como se fosse um dos dez mandamentos. Entrentando, cada um dos vários experimentos que realizei tentando duplicar isso com extrema precisão de controle de temperatura não foram capazes de confirmar esse mito. O que eu repetidamente constatei, independentemente da strain, é que a colonização do micélio de cubensis se mantém estável , linear, nas temperaturas entre 23°C e 27°C . Passando de 28°C a taxa de crescimento cai drasticamente. Aos 30°C o crescimento diminui 50% em relação a quando estava entre 23°C e 27°C. Esses experimentos foram conduzidos em placas de petri ,pois não causam praticamente nenhum aquecimento por se tratar de uma fina camada de micélio. Nos potes, vários graus de calor a mais são produzidos devido ao aquecimento interno produzido pelo micélio colonizante. Se vc procura uma taxa máxima de crescimento, procure não passar de 27°C (se vc realmente insiste em deixar dentro de uma incubadora, ajuste a temperatura então para 22°C).
No caso, posso deixar entre 23°C e 27°C na incubadora que é a temperatura ideal para um crescimento saudável certo? Logo mais estarei postando fotos do processo de inoculação. Valeu pela informação. o/
Valeu pelo bizu. Já já estarei fazendo a inoculação, infelizmente não da forma como deveria ser, mas é o que tem, quarto fechado, mesa e vela, no máximo de limpeza possível. Logo mais posto foto já incubado.Olha, em último caso, tente congelar, vai ser uma merda? vai, com certeza, mas nenhuma bactéria/fungo irá se desenvolver no seu congelador, então da proxima vez é só esperar descongelar a reaproveitar
Eu tenho a mesma dúvida, porém sempre que eu abro a incubadora pra dar uma espiada eu dou uma abanada.Eaew galera, segundo dia hoje que os copos inoculados estão na incubadora. Alguém poderia me informar se a incubadora precisa de alguma abertura para troca de ar?
Valeu pelo bizu! o/Pela foto parece que está indo bem sim. Apenas acompanhe o crescimento do micélio e fique de olho se acha contaminantes, se o micélio está se desenvolvendo então está tudo bem. Se ele parar de crescer ou tiver alguma contaminação, aí é indício de problema.
Valeu jow. Tamo junto. o/Parabéns manoo. Muito bonitos os micélios! Acompanhando.