Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1* incubadora

Diário de cultivo problemático.
A maioria das pessoas recomendam 28°, mas eu faço o seguinte
Quando estou fora de casa (ar condicionado desligado) eu coloco 28°C, pois aqui costuma ser calor.
Quando estou em casa (ar condicionado ligado) eu coloco 30°, pois ocorre uma perda de calor MUITO grande do isopor pro meio (meu quarto em 24°, essa perda é notável pq se eu tirar o aquecedor da tomada por 1 minuto ele já fica vermelho, o que significa que está abaixo da temperatura indicada)
Então esses 30°C quando está mais frio fora do que dentro da caixa é pra manter a temperatura em aprox 28

Mas normalmente você pode usar 28°, dizem que a temperatura ideal é 30, mas também dizem que o micélio gera calor durante a colonização, e 28+2 = 30
 
A maioria das pessoas recomendam 28°, mas eu faço o seguinte
Quando estou fora de casa (ar condicionado desligado) eu coloco 28°C, pois aqui costuma ser calor.
Quando estou em casa (ar condicionado ligado) eu coloco 30°, pois ocorre uma perda de calor MUITO grande do isopor pro meio (meu quarto em 24°, essa perda é notável pq se eu tirar o aquecedor da tomada por 1 minuto ele já fica vermelho, o que significa que está abaixo da temperatura indicada)
Então esses 30°C quando está mais frio fora do que dentro da caixa é pra manter a temperatura em aprox 28

Mas normalmente você pode usar 28°, dizem que a temperatura ideal é 30, mas também dizem que o micélio gera calor durante a colonização, e 28+2 = 30

TEMPERATURA IDEAL – MITOS

Estou tentando corrigir essa informação errada há anos. É tudo baseado em alguns gráficos que alguém mandou para Stamets há muitos anos atrás, mostrando que 30°C é a temperatura de pico de crescimento do micélio de cubensis em uma placa de petri, e todo mundo aceitou isso como se fosse um dos dez mandamentos. Entrentando, cada um dos vários experimentos que realizei tentando duplicar isso com extrema precisão de controle de temperatura não foram capazes de confirmar esse mito. O que eu repetidamente constatei, independentemente da strain, é que a colonização do micélio de cubensis se mantém estável , linear, nas temperaturas entre 23°C e 27°C . Passando de 28°C a taxa de crescimento cai drasticamente. Aos 30°C o crescimento diminui 50% em relação a quando estava entre 23°C e 27°C. Esses experimentos foram conduzidos em placas de petri ,pois não causam praticamente nenhum aquecimento por se tratar de uma fina camada de micélio. Nos potes, vários graus de calor a mais são produzidos devido ao aquecimento interno produzido pelo micélio colonizante. Se vc procura uma taxa máxima de crescimento, procure não passar de 27°C (se vc realmente insiste em deixar dentro de uma incubadora, ajuste a temperatura então para 22°C).
 
No caso, posso deixar entre 23°C e 27°C na incubadora que é a temperatura ideal para um crescimento saudável certo? Logo mais estarei postando fotos do processo de inoculação. Valeu pela informação. o/
 
Última edição por um moderador:
No caso, posso deixar entre 23°C e 27°C na incubadora que é a temperatura ideal para um crescimento saudável certo? Logo mais estarei postando fotos do processo de inoculação. Valeu pela informação. o/

Para culturas líquidas ou placas de petri dá pra usar até uns 28, mas eu deixo por uns 26, porque se chega a esquentar não passa. (Isso porque estou usando uma manta para aquecer répteis), temperaturas altas são favoráveis para contaminantes por isso que cuido para que não fique alta, o micélio se desenvolve um pouco mais lentamente mas só ele que se desenvolve :).

Já com bolos eu costumo deixar uns 24 até uns 26, mas tive mais contaminações ( não sei se foi só a temperatura que influenciou, com certeza houve outros fatores ) quando usei 26.
 
Última edição por um moderador:
Galera, hoje dei início a esterilização dos copos, porém acabei fazendo substrato demais. Da pra conservar e usar depois ou já era? Outra coisa, a panela de pressão só coube 3 copos, ficou essa pequena travessa de fora, posso esterilizar depois ou não? Agradeço desde já.

IMG-20190409-WA0008.jpg P_20190409_204303.jpg
 
Última edição por um moderador:
Olha, em último caso, tente congelar, vai ser uma merda? vai, com certeza, mas nenhuma bactéria/fungo irá se desenvolver no seu congelador, então da proxima vez é só esperar descongelar a reaproveitar
 
Olha, em último caso, tente congelar, vai ser uma merda? vai, com certeza, mas nenhuma bactéria/fungo irá se desenvolver no seu congelador, então da proxima vez é só esperar descongelar a reaproveitar
Valeu pelo bizu. Já já estarei fazendo a inoculação, infelizmente não da forma como deveria ser, mas é o que tem, quarto fechado, mesa e vela, no máximo de limpeza possível. Logo mais posto foto já incubado.
 
Eaew galera, segundo dia hoje que os copos inoculados estão na incubadora. Alguém poderia me informar se a incubadora precisa de alguma abertura para troca de ar?
Eu tenho a mesma dúvida, porém sempre que eu abro a incubadora pra dar uma espiada eu dou uma abanada.
Talvez abanar 1x por dia seja o suficiente, mas eu não tenho informações para confirmar isso, estou falando por experiência própria.
 
Boa noite galera. Eu estava preocupado com meus bolos, pois vi em alguns tópicos aqui que é normal os bolos estarem suando durante a incubação, e os meus eu acho que está um pouco seco. 5 dias hoje, abri pra ver se estava suando, pois estava desesperançoso, e essa é a foto.
P_20190415_230739.jpg
 
Pela foto parece que está indo bem sim. Apenas acompanhe o crescimento do micélio e fique de olho se acha contaminantes. Se o micélio está se desenvolvendo então está tudo bem. Se ele parar de crescer ou tiver alguma contaminação, aí é indício de problema.
 
Última edição:
Pela foto parece que está indo bem sim. Apenas acompanhe o crescimento do micélio e fique de olho se acha contaminantes, se o micélio está se desenvolvendo então está tudo bem. Se ele parar de crescer ou tiver alguma contaminação, aí é indício de problema.
Valeu pelo bizu! o/
 
Eaew galera, dando continuidade ao diário aqui, seguem as fotos abaixo, 11 dias hoje. Aparentemente tudo normal sem contaminação. Um copo está com o desenvolvimento mais na metade do copo, enquanto os outros estão com o desenvolvimento padrão, tipo seguindo em toda volta do copo de cima para baixo.
P_20190421_224450.jpg
P_20190421_224442.jpg
P_20190421_224433.jpg
P_20190421_224418.jpg
P_20190421_224411.jpg
P_20190421_224201.jpg
 
Muito bom.. ja quasi !
Conselho : As veces copos mais largos ajudan nessa ultima etapa..
Abz
 
Boa tarde pessoal. Dando continuidade ao diário, hoje completa 20 dias de incubação. Um dos copos está mais desenvolvido.

( OBSERVAÇÃO - Eu retirei da incubadora umas 10 vezes para olhar o desenvolvimento, isso muitas vezes no claro mesmo, e até então nenhum déficit foi constado até o momento ?)

Queria saber se eu espero os outros chegarem em 100% ou aniversário somente o que chegará em 100% primeiro.
P_20190429_122732.jpg
P_20190429_122759.jpg
P_20190429_122842.jpg
P_20190429_122915.jpg

Recentemente eu comentei que meu irmão começou um cultivo também. Hoje demos uma olhada e tem alguns pontos escuros. Será que é contaminação?
P_20190429_123326.jpg
P_20190429_123458.jpg
P_20190429_123448.jpg
 
Back
Top