Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º tentativa de Soninh0 - Selvagens e Pesa

Diário de cultivo problemático.
Eaee pessoal,

Origem do print selvagem: "eu mesmo"
Dia da inoculação do cubensis sevagem: 2 semanas atras... não marquei ao certo. Mas ta valendo.

Origem do print Pesa: Um amigo estudioso do assunto
Dia da inoculação: 27/08/2006

Bom to começando agora minha 1º tentativa, anteontem deixei os mihos de molho. Fiz 4 copos "biquinho de jaca", tirei ontem e ja esterelizei durante aprox. 1h15... acho que passei até um pouco mais do que isso, preparei a seringa no banheiro que esterelizei previamente (não ta tãããão esterelizado assim, mas dei meus pulos), e só então consegui fazer a seringa de PESa.
Também já tinha feito 2 vidros de Cubensis Selvagem(potes de nescafé!!) só pra experimentar mesmo, pq haviam me dito que não daria certo um print feito como eu fiz(tirei do pasto e coloquei na primeira folha de papel que eu achei e coloquei dentro de um caderno de facul) e havia a porcentagem de 99,9% de estar contaminado.

Bom, os potes de selvagens os dois deram certo, porém um deles apresentou uma certa contaminação mais tarde e também um certo retardo no crescimento do micélio... ja o outro pote parece que quanto mais eu misturo o milho mais ele quer se espalhar, muito forte e com um cheiro muuuuuuito agradavel. Minha namorada ta grávida e fica falando que o cheiro ta horrivel... Diz ela: "Parece cheiro de hospital misturado com alguma coisa doce toda vez que você abre essa maldita caixa de isopor"... eu entendi isso como um sinal ótimo, pq ao que parece a assepsia esta ganhando e o cheiro do micelio está bem forte.

Tirei os 4 copos de milho hj pela tarde e passei fita crepe, como voces estão vendo no meu cultivo de selvagens(foto abaixo) coloquei filtro de café, não tinha colocado e o micelio tava demorando pra crescer... dps que eu coloquei ele simplesmente ficou mais forte e batalhador, nesses potes dos selvagens existe algumas contaminações tipo: o milho ficou todo preto e o micelio parece batalhar pelo espaço com ele... isso significa contaminação ou o milho simplesmente apodreceu?(fotos) Outra foto aparece uma pequena contaminação verde, parece musgo mas não tenho certeza...

Enfim, é isso... estou usando uma caixa de isopor com uma folha de aluminio pra lacrar(embaixo dos potes aparece a tampa da caixa)... achei uma idéia bem legal depois da contaminação por cobweb que deu no isopor... e agora toda vez que eu abro a caixa limpo o aluminio da tampa com alcool balanço um pouco e fecho... bem dificil de contaminar...a seringa ja ta na geladeira faz umas 18hrs, hoje a noite vou inocular os PESa... desejem-me GOOD VIBES aew pessoal, pq vou precisar e muito.:pos:

Vlw aew people
OBS: o pote de maionese é o resto da seringa do pesa que sobrou no copinho de cachaça! to testando pq nem tinha hidratado os esporos! :D

1º foto: o micelio saudavel, os 2 potes selvagens e o pote PESa não hidradatado e a seringa PESa.
2º foto: O milho preto (ou podre?) sendo tomado pelo micélio, contaminação do 2º vidro por cobweb (ou musgo?) e os 4 copos de milho (reparem na tampa do isopor embaixo deles).
 

Anexos

  • seringapotes.JPG
    seringapotes.JPG
    33.9 KB · Visualizações: 49
  • pergunta.JPG
    pergunta.JPG
    35.7 KB · Visualizações: 61
Não consegui ver os anexos :(

Quando conseguir ve-las posto alguma coisa, mas já desejo boa sorte!

Não enmtendi direito como você fez seus copos e como você os está guardando para colonização, eles estão abertos??
 
Eae psilo,
eu fiz como sempre, coloquei alumino na boca e esterelizei, inoculei, esperei começarr a colonizar então abri alguns furos e tampei com filtro de café. Foi isso...

vlw aew

Quando der pra ver as fotos vc vai entender melhor... eelas tão em formato BMP... não consegui postar em JPG. :(
 
Pq não conseguiu?? Foi problema no servidor ou na hora de transforma-las??

Não to conseguindo ver por isso mesmo ....
 
a seringa ja ta na geladeira faz umas 18hrs, hoje a noite vou inocular os PESa...

Pra que você colocou a seringa na geladeira???

No mais boa sorte!

PS: Tmb não consegui ver as fotos...
 
Pedro, eu vi alguns amigos do fórum aki fazerem a mesma coisa e como não tinha nda a perder tb coloquei... mas acho que conserva e hidrata melhor os esporos... tive a sensação de que os bolinhos de esporos se desintegraram em sua maioria.

Psilo, as fotos são de webcam e essa merda de webcam que eu tenho só tira foto *BMP... to puto ja vo tentar fazer alguma coisa mas se não der vai fikar sem foto msm... acho que não foi no servidor não.

Vlw aew

P.S. consegui fazer com que as fotos fossem pra *JPG agora se não der pra ve-las a culpa não eh minha! EU TENTEI!!

Pronto,
Os copos de PESa foram inoculados hoje as 17:30 da tarde... balancei bastante a seringa e fui muito higienico no local... não fiz na frente do forno não mas usei akele banheiro relativamente esterelizado, agora deixei-os de molho na caixa de isopor espero ter uma grande surpresa!!
To ansioso pra kct...

vlw aew
GOOD VIBES 4ALL!!
:D :D :D :D
 
Última edição por um moderador:
também esperamos que tenha uma grande surpresa, Soninh0, boa sorte! :D
os savage parecem já estar começando a colonizar, o que me preocupou foi vc mesmo ter falado "relativamente esterilizado"... assepsia é sempre importante, torça pros amazônicos darem conta das possíveis contaminações! ;)
*ps: nesse pote que vc usou não vai ser muito ruim tirar o bolo? pensa em fazer casing??

*eu não sei, talvez seja viagem minha... mas eu acho interessante deixar os selvagens separados dos PESA no terrário, pra evitar que um passe contaminação (que no caso dos savage é muito comum) para o outro!

paz e luz :luz:
 
Soninh0 disse:
o milho ficou todo preto e o micelio parece batalhar pelo espaço com ele... isso significa contaminação ou o milho simplesmente apodreceu?

Cientificamente, contaminar e apodrecer são sinônimos.. :)

Soninh0 disse:
Quando der pra ver as fotos vc vai entender melhor... eelas tão em formato BMP... não consegui postar em JPG.

Abre o arquivo BMP no paint brush mesmo e, vai em Salvar como... Preste atenção q embaixo do nome do arquivo vc tem o formato, é só escolher JPG :) .

Psilocibec disse:
Pq não conseguiu?? Foi problema no servidor ou na hora de transforma-las??

Não to conseguindo ver por isso mesmo ....

Não deve ser, ás vezes isso acontece dependendo do formato de cor que salvamos a foto, ou em formato CMYK (impressão), ou formato RGB (vídeo). Ele pode ter salvo em formato CMYK, e por isso seu monitor rejeita o arquivo :) . Eu consigo ver perfeitamente pq tenho o Photoshop aki.

Pedro disse:
Pra que você colocou a seringa na geladeira???

Coloca-se a seringa na geladeira pra garantir que os esporos não germinem. Se tiver nutrientes na água (se num for o caso da água destilada, mas ism da água mineral) e se deixar as seringas em temperatura ambiente, é capaz dos esporos germinarem.

O Shroower havia me contado um fato bem interessante.

Ele avia limpado o copo onde ia fazer uma seringas com um papel toalha e alcool. Um pedacinho do papel toalha entro na seringa e, depois de num sei qto tmepo, ele foi ver a seringa e esporos germinaram e o micélio estava colonizando o pedacinho de papel :eek:
 
Sonnekonig,
Acho que não vai ser tão ruim assim tirar o bolo não, se eu não conseguir eu quebro o vidro msm... e quanto a contaminação de um vidro pro outro vou levar em consideração o que vc disse mas os dois vidros de selvagens estão juntos desde o começo da colonização e um cresce saudavel e outro contaminou feio o cobweb ou musgo sei la está se espalhando mto rapido e tomando conta do vidro todo... queria conseguir fazer esse vidro ficar outdoor mas to vendo que não vai da certo... vo posta mais uma foto da contaminação... to mto triste pq tinha esperança nesses dois potes.

E115,
Valeu pela explicação da seringa... agora matei minha dúvida. Agora, Micologicamente falando apodrecimento seria realmente uma contaminação?

Vlw aew pessoal!
:D

Foto abaixo: Contaminção de cobweb (reparem nas goticulas de agua, isso eh cobweb msm?), pote todo e No mesmo pote o micélio tomando conta do milho podre.
 

Anexos

  • contamination.JPG
    contamination.JPG
    36.8 KB · Visualizações: 40
Soninh0, eu quis dizer misturar no terrário (já estarão fora dos potes) os selvagens com os PESA... pode ser viagem minha, mas acredito que haja possibilidade de um contaminar o outro. sibem que pensando bem agora, vc poe eles no terrário só depois de 100% colonizados, neste caso, o micélio já venceu as possíveis contaminações, então as contaminações que podem existir dentro do terrário, seriam do meio, não dos bolos, então não teria problema colocar os 2 tipos juntos
(entendeu o que eu quis dizer?)
mas agora eu entrei em contradição e não sei se devem ou não ficar separados! fudishafuidsa
espero que alguem nos ajude!
:pos:

paz e luz :luz:
 
Tente tirar uma foto mais de perto dessa contaminação, isso não parece cobweb não, pelo contrario, parece aspergilus, o verde eh o flavus e o negro pode ser o niger.

Se for aspergilus joga isso longe e queima, antes que ele colonize seus ossos e cerebro. (e eu não estou exagerando)

Tire uma foto mais aproximada da contaminação pra gente tentar identificar com mais precisão.
 
Psilo,
Não sei se você vai conseguir ver a cor Psilo, mas nesse caso a cor da contaminação é verde-ardósia. E tah se espalhando com uma velocidade incrível... vo ter msm que me desfazer desse pote? Se for o caso mee avise logo pq dae posso começar logo outra cultura de PESa nesse pote com o resto da seringa... ainda sobrou um pokinho! hehehe ;)

Sonnekonig,
Acho que não tem nada a ver não, já vi aqui no fórum o pessoal criando Thai Koh Samui e PESa no msm terrário... foi qto ao pote que eu fikeei na dúvida e separei. Mas ta valendo!
:pos:

Vlw aew pessoal

P.S. ta aew a foto Psilo, detalhe importante: o lugar onde a contaminação se encontrra tem mtas gotículas de agua.
 

Anexos

  • cob.JPG
    cob.JPG
    14.4 KB · Visualizações: 24
sim Soninh0, mas neste caso ambos foram feitos da mesma forma e com os mesmos cuidados com assepsia, já os selvagens correm muito mais riscos de contaminação por os próprios esporos já puderem estar contaminados, entende?
mas é como eu disse, acho mesmo que não tem esse problema! :)

boa sorte aí! ^^

paz e luz :luz:
 
Soninh0, acho melhor você se desfazer do bolo contaminado.
Eu não me arrisco mais nem a cheirar bolos contaminados, da última vez eu tive até um mal estar depois de cheirar um bolo de milho contaminado (tinha cheiro de chulé).
 
Jogue fora, cuidado para nao respirar os esporos, eu não estou brincando e nem exagerando quando falo da existencia de fungos que podem colonizar seres humanos vivos por dentro, peguei uns livrinhos de medicina esses dias e nunca mais chego perto de contaminações que eu não saiba o que é. (cobweb e trichoderma já devo ter muito anticorpo de tanto que já respirei hehe)
 
bom, vo joga fora mas é uma pena pq o micélio tava se desenvolvendo tão forte! :(
Dia 07 de setembro vou viajar pra Matilde, Recanto dos Dourados!! Mtos psilocibes!!... Vcs tem alguma dica pra melhorar o processo de colonização enquanto eu viajo?:confused:

Vlw aew

P.S. To editando aki pq reparei numa coisa, os copos de milho do PESa estão com um poko de agua no fundo!!! Será que isso é um problema pra colonização??? Acho que coloquei mais esporos em um pote e menos em outros... não tenho mto controle nessas horas fikei muito entusiasmado!
 
Deixe eles em tmeperatura acima de 25 graus e abaixo de 32.

30 faz eles crescerem MUITO rápido ;)
 
Não é querendo te desanimar mas se eu fosse você começaria tudo novamente. É frustante ver contaminações se desenvolver. Faça com o dobro de cuidados e utilize lysol ou Lysoform no ambiente. Depois que os copos passaram 1h e 30 min na panela de pressão e você vê contaminações nos copos, processos anteriores a esse não foram feitos de maneira adquadas. E todo esse tempo na panela de pressão é gastar gás a toa e automaticamente gastos desnecessários que você poderia gastar com silica e vermiculita.

Mesmo PESa e Thai sendo fortes contra contaminantes acredito que não passem dessa fase pois se desenvolveram junto com as contaminações e a velocidade do inimigo é, diria assim, 6 x mais que do micélio.

Se queres cogu atente-se para assepcia.
 
Eae pessoal, to atualizando meu diário aqui com vcs... Bom Viridis, eu só fiko convencido a desistir de meu cultivo quando em algum copo ou pote aparece um contaminante. Não vou desistir tão fácil assim pq:
1º Sou brasileiro e não desisto nunca!
2º Os potes de selvagens foram de fato (inédito), os potes que eu menos tive assepsia e msm assim um deles está crescendo forte d+! A panela de pressão tava com a borracha ruim e escapando pressão mas msm assim ele cresceu bonito!
3º Se acontecer de contaminar... fazer o que né, é levantar a cabeça, prestar mais atenção nos métodos e recomeçar.

Sobre o pote de selvagem contaminado: Levei a sério o que o psilo disse... Coloquei o conteúdo do pote dentro de uma forma de bolo, joguei alcool absoluto e taquei fogo!! hehehe
Quando tava jogando os milhos colonizados e contamindos fora aconteceu uma coisa interessante... tava ventando e um certo pó do contaminate saiu voando... só lamentei pelas plantas da minha mãe! uaeiuaeuiaeuiaueia :)

Por hj é soh!
vlw aew :D

P.S. Foto abaixo do pote selvagem que deu certo e cresce forte!
 

Anexos

  • micelio.JPG
    micelio.JPG
    19.8 KB · Visualizações: 39
Back
Top